Como controlar a ansiedade e o nervosismo na véspera e durante uma prova?

9 respostas
Como controlar a ansiedade e o nervosismo na véspera e durante uma prova?
Existem técnicas muito eficazes nas diversas terapias disponíveis no mercado.
Uma delas chama-se Ancoragem. Pesquise um pouco sobre o assunto e/ou, se possível, procure um profissional de Coach, PNL, os quais lhe auxiliarão.
Sucesso!

Dra. Adriana
Psicologia e Life Coaching

A verdade é que não existe "receita de bolo" para isso. Existe realmente várias técnicas e métodos pra minimizar tais dificuldades emocionais na hora "H" de fazer qualquer coisa que gere expectativa, mas, mesmo assim, dificilmente vamos resolver de todo o problema.
Procure um bom profissional que saiba e possa verdadeiramente acolher tuas angustias nesta hora e conduzir uma intervenção mais condizente com tuas expectativas e minimizar os efeitos negativos da ansiedade... Boa Sorte!!
Se precisar entre em contato, Ricardo (psicólogo clínico).
É importante analisar se esta ansiedade aparece somente em momento de avaliaçao ex.prova, ou em outros momentos.
Procure fazer algo que você sente mais tranquila antes da prova e fazer exercícios de respiração ajuda muito.
Procure uma orientação com psicólogo, pois o mesmo pode avaliar e encaminhar para uma avaliação médica se necessário.
Existem técnicas na abordagem comportamentamental cognitiva que ajuda no tratamento, mas é importante ressaltar que dependendo do nível de ansiedade o psiquiatra é indicado.
Abraços
Tome consciência que fez tudo que o tempo lhe permitiu. Não, se critique, isso só aumentará sua ansiedade,pois se procurar encontrará falhas sempre. Este balanço, pode servir no futuro,independente do resultado, no aprendizado e planejamento e tua auto estima agradecerá. Então, vamos lá, procure ter uma refeiçoes leve e nutritivas, água suficiente, uma atividade física se possível ao ar livre, evite companhias pesadas, bebidas. e procure fazer um relaxamento concentrando na respiraçao: inspirando em 4 tempo enchendo de ar abdome e segurando, e soltando lentamente,segura 4t, volta o processo, use 4 tempo para cada procedimento, a atenção sempre para a respiração, se gostar use uma musica sem letra..há técnicas youtube}. Isso oxigena o cérebro. Procure lembranças boas e recorde-as com detalhes, se veja, na situaçao, pode usar a imaginaçao e criar a sensaçao de muito bem estar, quando estiver sentido realmente feche a mão mantendo essa .. Isso é ancora . Use-a na hora que precisar
Oi!! Meditação, ioga, exercícios de respiração, exercício físico são algumas coisas. Precisa também de um profissional de psicologia para atender sua demanda e descobrir e essas causas. Boa sorte!!!
Procure a ajuda de um psicólogo. A ansiedade é uma defesa do nosso organismo para aquilo que não sabemos o que vai acontecer, então ansiedade um dia antes de uma prova ou de algum evento novo é normal, se torna preocupante se prejudicar ao extremo seu dia e sua rotina, mas procure um psicólogo, o mesmo pode de ajudar a entender de onde vem sua ansiedade, para que possa lidar melhor com ela, e também pode ensinar algumas técnicas
Concordo com os colegas. Acima de tudo o nervosismo frente a uma situação que ainda não ocorreu é fruto de uma preocupação excessiva de nossa mente. Aconselho um instrutor de Mindfulness. Pesquisas mostram que o Mindfulness tem efeitos extremamente benéficos na ansiedade antecipatória e no controle de pensamentos.

Desejo melhoras.
Olá. Mantenha-se focada naquilo que quer, no seu propósito e objetivo. Tenha confiança em você e no seu conhecimento. Procure fazer a prova utilizando de todo o tempo possível, começando pelas questões mais fáceis.
Um exercício de respiração ( respire diversas vezes, com profundidade) ajuda a liberar algumas angustias. No mais esteja atenta a você e ao conteúdo da matéria que conhece. Vá em frente e consiga.
Para controlar a ansiedade e o nervosismo na véspera e durante uma prova, você pode tentar algumas estratégias: pratique técnicas de respiração profunda, mantenha uma rotina de estudo equilibrada, durma bem na noite anterior e faça pausas para relaxar. Também é útil lembrar-se de que um pouco de nervosismo é normal e pode até ajudar a melhorar o desempenho. Se a ansiedade for intensa, procurar apoio de um profissional de saúde pode ser uma boa ideia.