Como contar a um adolecente que ele e esquisofrenico? Meu irmao foi diagnosticado com 14 anos mas n

3 respostas
Como contar a um adolecente que ele e esquisofrenico?
Meu irmao foi diagnosticado com 14 anos mas nao foi passado como se fala isso pra ele
Boa Tarde. A Esquizofrenia é uma desordem cerebral crônica e incapacitante, porém tratável. Quandos os pacientes tem acesso aos tratamentos e apoio familiar efetivo, o gerenciamento das “crises” (alucinações, delírios) tornam-se bem mais eficazes.
O ideal para uma conversa sobre o diagnóstico com o adolescente, para que não haja aumento do estigma já existente, é deixar com que o próprio adolescente tire suas dúvidas com seu médico, pois ele saberá colocar de uma forma simples, não despertando sintomas positivos ou negativos no paciente. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É muito importante que ele saiba de sua condição, de suas possibilidades, e da importancia do seu tratamento para ter uma vida ativa e funcional como qualquer oitra pessoa. Tudo deve ser muito claro para este adolescente pois, esta fase ja é de muita duvida e insegurança, e a omissao da condicao psiquica poderá deixar o paciente confuso, e pode causar piora nos sintomas. Indico psicoterapia para ajudar a família neste processo, e o paciente é imprescindível o acompanhamento psicologico e farmacologico. Entendo que nao é facil para a família , porem com a ajuda de um profissional ficará mais facil conduzir esta conversa. Espero ter ajudado.
O diagnóstico de esquizofrenia é algo muito sério, pois se trata de uma doença, que, embora tenha tratamento, é de curso crônico e que necessita tratamento e acompanhamento médico por toda a vida. Diagnosticar esquizofrenia em um paciente de 14 anos é algo que requer muito cuidado, pois as consequências desse diagnóstico para a vida da pessoa e da família são muito sérias. É preciso saber que outras condições clínicas ele apresenta. Foi feita uma avaliação clinica completa? Foi feita uma avaliação neurológica para diagnosticar outras causas possíveis para os sintomas? Ele sofre de alguma outra condição, como, por exemplo, epilepsia? Ele faz uso de outros medicamentos? Ele faz ou já fez uso de drogas como maconha ou outras? Quem deve fazer o comunicado do diagnóstico ao paciente e à família é o médico que levantou a suspeita ou algum outro membro da equipe, caso o local de atendimento seja um CAPS ou algum outro serviço multidisciplinar, como é recomendável nesses casos. A julgar pelo seu relato parece que não houve maiores cuidados ao comunicar o diagnóstico ao paciente e à família, sendo natural que estejam se sentindo confusos e inseguros. Sugiro que procurem outro profissional ou outro serviço para uma segunda opinião e uma avaliação mais completa e cuidadosa, coisa que sempre é recomendável em caso de diagnósticos dessa severidade.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.