Como conseguir contar algo difícil na psicoterapia? Devo relatar isso ao meu psi? Desde já obrigado

17 respostas
Como conseguir contar algo difícil na psicoterapia? Devo relatar isso ao meu psi? Desde já obrigado por responder!
Bom dia, me parece que você não está dando conta de contar algo íntimo seu nesse momento e está tudo bem. A psicoterapia é um processo e cada um tem seu tempo, no momento me parece que você se sente desconfortável para relatar essa experiência difícil. A terapia é um processo seu, não tem que ter pressa.

Bom dia. Veja, a relação que você possui com seu terapeuta, deve permitir que você sinta-se à-vontade para compartilhar informações que você quiser. Respeite seu tempo em relação as informações que gostaria de compartilhar. Uma maneira interessante de começar a entrar nesses assuntos, é expor para seu terapeuta justamente a dificuldade de compartilhar informações difíceis e delicadas, isso pode ser um tema bem interessante para vocês conversarem em sessão. Compartilhar, exige vulnerabilidade, e isso vem com o tempo, com a construção de confiança.
É um processo individual mesmo e nas sessões voce pode falar o que quiser, o que vier a sua mente. A medida que as sessões forem evoluindo você verá se é o momento ou não de falar o que deseja. Que ótimo que está em terapia, cuide-se!
Bom dia! Esteja convicto de que no seu processo terapêutico, você não está sozinho. Perceba uma presença interessada em você, nos seus anseios, temores, preocupações, dúvidas, e tudo aquilo que esteja relacionado à sua pessoa , desejando ajuda- lo. Você está sendo ouvido e respeitado pelo seu médico de confiança. Espero ter ajudado.
Olá. Essa dificuldade de falar sobre algo difícil faz parte do processo, converse com seu terapeuta sobre isso, que ele o ajudará a se abrir.
Olá! A psicoterapia é um processo e está tudo bem ainda não conseguir contar algo difícil, isso requer que se permita deixar-se vulnerável e isso não é algo fácil. Conforme esse processo for ocorrendo o vínculo vai sendo formado e a segurança e o conforto podem vir a permitir que você consiga contar, mas tudo no seu tempo, sem pressa. É importante reconhecer que está trabalhando e esforçando-se para o processo. Desejo boa sorte.
Olá, cada um tem um tempo para elaborar o que sente e o psicólogo deve respeitar o momento do paciente para trazer aquilo que achar importante. Não há nenhum tipo de pressão em relação a isto. Não há uma estratégia de como contar, mas não importa a forma que for contada, o acolhimento virá de qualquer forma. Importante você escolher um psicólogo que te gere empatia e segurança para abrir o coração. Qualquer coisa entre em contato! Abs
Olá, na maioria das vezes buscamos a terapia por questões que não estamos conseguindo resolver sozinho, então é muito importante relatar tudo para o terapeuta por mais que seja difícil, só assim, vai ser possível ele entender e saber que caminhos seguir para o sucesso da terapia. Abçs!
Você pode conversar com seu terapeuta sobre essa dificuldade. Será um tema importante para seu processo analítico. O método da associação livre, em que o psicanalista pede ao paciente para falar tudo o que lhe vier à mente, sem nenhuma censura, é um ótimo caminho para que você possa vencer essa inibição. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 160
Olá, espero que esteja bem. É normal, dentro do processo terapêutico, que você hesite em contar certas coisas ao seu terapeuta com medo de ser julgado, talvez? Porém, é importante que fique claro que ele é um profissional treinado para lidar com seus sentimentos/experiências de forma sensível e empática, de forma a não julgar o que está sendo levado até a sessão. Mas, caso você não esteja realmente se sentindo à vontade ou não tenha desenvolvido esse vínculo com o profissional que escolheu, a sua terapia pode ser redirecionada a outro profissional. Você pode e deve, sim, expor sua insegurança ao seu terapeuta, para que juntos cheguem a um resultado confortável para você. O importante é que você sinta 100% que aquele é um lugar de acolhimento.
Sim... Lembre se que seu terapeuta deve ser seu reflexo. Ele nao deve ter julgamentos, posicionamentos... tudo isso é seu e deve ser seu. O psicologo é apenas um instrumento que te mostra os caminhos a seguir.. ele nao te direciona a seguir nenhum... vc sim, ve o que vc busca e diante disso escolhe qual caminho podera percorrer. Mas se vc tem algum bloqueio e nao conta para seu psicologo coisas importantes... ele nao podera te mostrar talvez o caminho mais importante e poderia te ajudar a sair da estrada dificil que se encontra. Se vc nao consegue tb conversar com ele sobre isso, ja é outro ponto para vc observar... o pq nao tem confianca no profissional que esta com vc? O que pode estar acontecendo ? Pq o psicologo esta ali, com voce, para te ajudar a se auto conhecer ...e se voce simplesmente nao conta uma das coisas mais importantes a seu respeito.coomo ele pode te ajudar?
Essa questão é muito recorrente, uma vez que é difícil falar sobre situações, experiências, sentimentos(...) que nos causam angústias. Mencionar essa dificuldade na psicoterapia é algo importante; vocês podem trabalhar exatamente essa questão: Por que será que é tão difícil falar sobre o assunto em específico? Talvez colocando um significado nisso, fique mais fácil para você poder colocar em palavras aquilo que tanto te traz sofrimento.
Oi! Você se sentirá mais seguro para contar coisas difíceis de acordo com a aliança terapêutica que tiver feito com seu psicólogo. A aliança terapêutica baseia-se na confiança mútua que se estabelece entre os dois polos de uma psicoterapia (você e seu psicólogo). Tal aliança é fundamental para o andamento do trabalho. Logo, se ela não existir, deve ser criada, ou talvez você possa tentar trocar de psicólogo, caso você não se sinta à vontade sequer para relatar tal dificuldade. Um bom psicólogo saberá te auxiliar a manejar tal situação.
Bom dia! É maravilhoso que você esteja considerando compartilhar algo difícil durante a psicoterapia. É um grande passo na jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Contar algo difícil pode ser desafiador, mas é um passo crucial para o processo terapêutico. Para que você consiga falar algo difícil é importante que você confie no seu psicólogo, que vocês tenham uma relação com um vínculo que te permita externalizar suas questões, sem segredos. Seja o mais honesto possível sobre seus sentimentos e experiências. A terapia é um espaço seguro para expressar suas emoções sem julgamento. Não se sinta pressionado a compartilhar tudo de uma só vez. Você pode começar devagar e gradualmente entrar no assunto à medida que se sentir mais confortável. Lembre-se de que seu psicólogo está lá para apoiá-lo e ajudá-lo a lidar com questões difíceis. Ele tem experiência em lidar com uma variedade de situações e está lá para ouvir e apoiá-lo. Compartilhar algo difícil pode desencadear emoções intensas. Então, esteja aberto para explorar essas emoções durante a sessão e saiba que é parte do processo terapêutico. Espero ter ajudado, fique bem.
Olá! Contar coisas difíceis pode ser um grande desafio em psicoterapia, afinal estamos nos abrindo às vezes sobre experiências, medos, esperanças, necessidades, decepções muito significativos para nós. Então, em primeiro lugar, é importante saber que essa é uma dificuldade válida e natural de um processo tão significativo como a psicoterapia. Em segundo lugar, vale ressaltar que os psicólogos estudam e recebem treinamentos sobre a relação terapêutica e como é essencial se manter disponível, interessado, compreensivo e não-julgador durante os atendimentos. Isso ocorre tanto por uma questão ética quanto por uma questão prática: é muito mais produtivo ajudar pessoas em terapia quando não nutrimos julgamentos pesados sobre elas. Em terceiro lugar, tenha em mente que a vergonha ou resistência de contar algo em terapia tende a diminuir na medida em que você pratica essa abertura com o terapeuta. No início, pode ser bem complicado, mas a tendência é que isso seja recompensado pela conexão e aceitação que seu terapeuta pode oferecer. Em quarto lugar, caso seja muito difícil contar diretamente ou inteiramente o que você teme falar, você pode abordar a própria situação com seu psicólogo, por exemplo: "tenho algo que poderia para falar aqui, mas tem sido difícil conseguir falar". Isso pode criar uma conversa sobre como te ajudar a se sentir mais confortável, o quanto você fica confortável para falar por vez, o significado dessa dificuldade, entre outras possibilidades. Por fim, caso ainda assim você não se sinta confortável para compartilhar com seu psicólogo, talvez seja necessário buscar a ajuda de um novo profissional, alguém que possa oferecer a compreensão e encorajamento para esse momento. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá! Em muitos momentos pode ser sim complicado relatar coisas difíceis na psicoterapia, mas é necessário entender os motivos. Se você faz psicoterapia há pouco tempo, por exemplo, pode não se sentir confortável porque ainda não foi criado um vínculo de confiança entre você e o seu psicoterapeuta. Ou então, pode ser que você já esteja em processo psicoterapêutico há bastante tempo, mas mesmo assim não se sinta seguro para relatar questões mais difíceis. De qualquer forma, creio que nos dois casos você deve relatar o que está sentindo ao seu psicoterapeuta, pois assim vocês terão a oportunidade de trabalhar essa questão nas sessões e você terá a chance de se sentir mais seguro para falar sobre questões íntimas.
Tenho certeza que independentemente do conteúdo que traga para a sessão, o seu psicoterapeuta o acolherá da melhor forma possível fazendo com que se sinta a vontade para abordar qualquer tipo de assunto.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Não existe uma regra, o importante é você se sentir à vontade para comunicar o que quiser, no seu tempo. Tente pensar que o seu terapeuta está ali para te escutar, sem julgamentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!