Como combater os efeitos colaterais dos antidepressivos, como a apatia?

16 respostas
Como combater os efeitos colaterais dos antidepressivos, como a apatia?
Olá! Essa queixa é comum entre pessoas que usam certos tipos de antidepressivo. Sugiro que converse com o seu médico - pode ser necessário a troca do medicamento. É importante mencionar que, o tratamento para depressão não é somente medicação - remédio irá atuar nos sintomas e não atuando na causa. Por isso, como complemento ao tratamento é necessário a psicoterapia. É possível superar a apatia e renovar o gosto pela vida. Nesse processo, a psicoterapia poderá te ajudar, promovendo o autoconhecimento, redescobrindo seus gostos, definindo novas rotinas, metas, identificando suas qualidades, mudando os pensamentos. Procure ajuda, afinal, você não precisa passar por esse momento sozinha. Procure um psicólogo!

É importante conversar com o médico que prescreveu a medicação para o mesmo analisar juntamente com você os efeitos colaterais e os possíveis ajustes e/ou limites do tratamento. Além disso, é essencial ter em mente que a ação química do medicamento terá um efeito sobre os sintomas, mas cada pessoa, com sua história e seu modo de vida singular pode se colocar a trabalho para compreender melhor o que determina a existência desses sintomas e o que possibilitaria mudanças.
Olá! Efeitos colaterais são frequentes em uso de medicamentos psicoativos, se está incomodando acho legal conversar com o(a) médico(a) que fez a prescrição, ajustar a dose ou trocar o princípio ativo. Vale ressaltar que para tratamento de diagnósticos psicológicos é legal e mais efetivo realizar uma psicoterapia em paralelo com o viés medicamentoso, assim terá um tratamento mais completo e cada vez menos dependente da medicação. Estou à disposição. Se cuide!
Efeitos colaterais devem ser relatados e reajustados junto ao médico, se necessário. A psicoterapia conjunta com a medicação pode ajudar muito.
Olá! Reforçando o que minhas colegas acima disseram, cada pessoa, em sua individualidade, irá reagir ao tratamento de maneira diferente, por isso é importante que você converse com seu médico.
Além disso, os transtornos depressivos afetam diretamente a forma como nos comportamos, existe a perda do prazer.em.coisas que eram boas antes e sentir isso promove um alto custo de resposta mediante a tarefas consideradas simples e, antes, cotidianas.
Não conseguimos.controlar o que sentimos. Por isso, a terapia é onde iremos trabalhar aquilo que se controla: o nosso comportamento. Um processo "de formiguinha", mas que aos poucos irá trazendo novas perspectivas de lidar com a vida.
Sugiro também que pesquise sobre a ativação vomportamental.
Um abraço!
Converse com seu psiquiatra e veja a possibilidade de modificar a medicação. Apatia é um sintoma da própria depressão, perder o prazer nas coisas que gostamos pode fazer muito mal à saúde mental. Então, se o remédio realmente esta causando apatia, talvez seja interessante rever este tratamento junto com seu médico psiquiatra. Além disso, existem técnicas na terapia que podem auxiliar a encontrar formas de ter prazer nas coisas mas daí precisaria ser avaliado para pensar junto com você estratégias para isto.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online adolescentes e adultos - R$ 150
Efeitos colaterais são comuns em uso de medicamentos psicoativos, muito importante conversar com seu médico para avaliar a medicação, pois o medicamento pode agir de forma diferente em cada indivíduo.
O ideal a ser feito é comunicar seu psiquiatra. Ainda, é sempre aconselhado tomar as medicações somadas a um tratamento psicológico, pois somente os remédios não são capazes de entrar em suas questões pessoais e subjetivas.
Importante aliar o uso de medicações com atendimentos psicológicos. O médico pode ajustar as medicações para ter um melhor resultado, mas a longo prazo as medicações tendem a perder o efeito. O tratamento contra a depressão tem ótimos resultados quando existe uma aliança entre medicações e psicologia
Os antidepressivos podem atuar de forma diferente em cada pessoa, ocasionando efeitos colaterais diversos. Os efeitos colaterais desses medicamentos costumam diminuir ou cessar a partir de 15 dias do início do uso. Alguns podem demorar até um mês para ter essa diminuição ou interrupção de efeitos indesejados. Caso os sintomas persistam ou estejam comprometendo sua qualidade de vida, recomendo que procure seu médico psiquiatra para que seja reavaliado a continuidade da medicação ou a alteração da dose. Reforço o que algumas colegas já disseram sobre a importância em aliar a psicoterapia com o uso de antidepressivos para melhor eficácia do tratamento de quadros de depressão. Abraço cordial.
Olá! Sugiro que você converse com um psiquiatra a respeito, para adequar a dosagem ou rever o medicamento. Também considere 15 dias para saber quais reações mais frequentes e os impactos delas no seu corpo, na sua Vida. E recomendo também que você trate a apatia com um psicólogo porque ela é, em princípio, um dos sintomas da própria depressão.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso.
Aqui estão algumas estratégias com base nessa perspectiva:

Autoconsciência e monitoramento: Esteja consciente dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Observe se você está experimentando apatia e como ela se manifesta em sua vida diária. Mantenha um diário para acompanhar essas mudanças.

Estabeleça metas e atividades significativas: Defina metas realistas e envolva-se em atividades que lhe tragam um senso de propósito e significado. Identifique suas paixões e interesses pessoais e tente se envolver regularmente com eles.

Reforce comportamentos positivos: Utilize reforçadores positivos para encorajar comportamentos que você considera importantes ou significativos. Isso pode incluir recompensar-se após a realização de tarefas ou atividades relevantes.

Construa uma rotina diária estruturada: Estabeleça uma rotina diária que inclua tempo para atividades físicas, sociais, intelectuais e de lazer. Planeje atividades prazerosas e interações sociais positivas para ajudar a combater a apatia.

Pratique habilidades de enfrentamento: Desenvolva habilidades de enfrentamento saudáveis para lidar com os sentimentos de apatia. Isso pode envolver técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, a prática de mindfulness ou a busca de apoio social.

Terapia comportamental: Considere buscar a ajuda de um terapeuta comportamental, que pode ajudá-lo a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a apatia. Eles também podem ajudá-lo a desenvolver estratégias mais adaptativas.

Comunique-se com seu médico: Se você está enfrentando efeitos colaterais significativos dos antidepressivos, é importante discutir isso com seu médico. Eles podem ajustar a dose, trocar para outro medicamento ou sugerir abordagens complementares para lidar com a apatia.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e as estratégias que funcionam podem variar. É essencial encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades individuais.
Olá, tudo bem? Espero que sim. Os efeitos colaterais dos antidepressivos, como a apatia, podem variar de pessoa para pessoa. É fundamental consultar um médico psiquiatra para ajustar a medicação de acordo com suas necessidades individuais. Além disso, algumas estratégias podem ajudar a lidar com a apatia relacionada aos antidepressivos, como informar o médico sobre os efeitos colaterais, praticar exercícios físicos regulares, estabelecer metas e rotinas, buscar apoio social, praticar autocuidado e considerar a terapia psicológica. No entanto, é importante discutir essas estratégias com um profissional de saúde mental para obter orientações personalizadas.
Olá! Espero que esteja bem!
Os efeitos colaterais dos antidepressivos podem ser difíceis de lidar. A apatia é um dos efeitos colaterais comuns dos antidepressivos. Geralmente a apatia diminui ao longo do tempo de tratamento mas existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar:
Psicoterapia
Atividades prazerosas
Hobbies
Exercícios físicos

Considere fazer terapia, pois a psicoterapia pode ajudar o paciente a identificar melhor seus sentimentos, aprender a identificar os pensamentos que pioram o quadro depressivo e entender melhor seus comportamentos.

Um forte abraço!
Entendo como pode ser desafiador lidar com os efeitos colaterais dos antidepressivos, como a apatia. É importante lembrar que você não está sozinho nessa jornada, e há maneiras de gerenciar esses efeitos para melhorar seu bem-estar. Primeiramente, é essencial conversar com seu médico sobre os sintomas que está enfrentando. Ele pode ajustar a dose do medicamento ou considerar alternativas que possam causar menos apatia. Nunca altere a medicação por conta própria; a orientação profissional é crucial. Lembre-se que o tratamento correto, inclui a psicoterapia em conjunto. Espero ter ajudado, fique bem.
Pode ser interessante dividir com o psiquiatra que te acompanha os efeitos que tem sentido com a medicação. Lembrando que o corpo precisa de um tempo para se adaptar a ela.

Também é relevante escutar a angústia desse corpo que se encontra em apatia, além dos efeitos das medicações. Recomendo que busque acompanhamento psicológico e psicanalítico para investigar melhor essas questões.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!