Como com muita frequência amendoim japonês, isso pode aumentar o ácido úrico e provocar uma gota?

4 respostas
Como com muita frequência amendoim japonês, isso pode aumentar o ácido úrico e provocar uma gota?
Olá, tudo bem?
Vamos lá: a hiperuricemia (aumento do ácido úrico) pode ocorrer por 2 mecanismos: aumento da produção de ácido úrico ou diminuição da sua eliminação. A diminuição da sua eliminação responde pela maioria das causas (90%). A diminuição da eliminação de ácido úrico está associado a obesidade, medicamentos, doenças da tireóide e paratireoide, doença renal crônica e fatores nutricionais como ingesta de álcool.
A gota ocorre pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações causando uma reação inflamatória e bastante dolorosa.
O aumento de ácido é um achado laboratorial comum e a maioria dos indivíduos não desenvolverá sintomas associados ao excesso de ácido úrico como gota, alterações de pele e cálculos renais.
Sendo assim, não é APENAS a ingesta aumentada de amendoim japonês que pode ser precipitaante para o aumento de ácido úrico e a sua consequência articular a gota. É importante que vc leve uma vida saudável com alimentação adequeada e prática de atividade física para atuar nos fatores de risco associados.
Na dúvida, consulte seu médico para um check up e orientações mais adequadas para seu caso.

Como regra geral costumo orientar meus pacientes com aumento de ácido úrico da seguinte forma:

1) Diminuir ingestão de embutidos (presunto, salame, salsicha, linguiças...), frutos do mar, sardinhas, miúdos (rim e fígado), pele de aves e carne vermelha quando os níveis de ácido úrico estiverem altos pois pode desencadear uma crise. Sob tratamento está medicamentos podem ser ingeridos sem exagero. É permitido carne branca e laticínios de baixo teor de gordura. Dieta NASH e do Mediterrâneo. Evitar dieta hipercalórico pois leva a obesidade que é fator de risco para gota e ainda sobrecarrega as articulações inflamadas. Dietas restritivas pobres em purina não se mostraram superiores em reduzir o número de crises agudas da doença.

2) Evitar bebidas alcóolicas (principalmente cerveja). O consumo pode ser realizado sem exagero, quando os níveis de ácido úrico estiverem controlados.

3) Controlar outras comorbidades como diabetes, dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos), hipertensão e obesidade pois estas levam a hiperuricemia (aumento do ácido úrico) de forma secundária.

4) Atividade física

5) Aumentar ingesta hídrica o suficiente para manter volume urinário de 2L e alcalinidade suave da urina.

6) Cessar tabagismo

7) Evitar ingesta de bebidas adoçadas como sucos e refrigerantes.

Na dúvida, consulte seu médico para um check up e orientações mais adequadas para seu caso.
Fique bem!

Olá,
Procure um nutricionista, apenas esse profissional é habilitado para entender as suas necessidades e fazer um plano alimentar individualizado para seu caso. Os demais podem apenas orientar.
Sempre siga as orientações do seu nutricionista.
Agende a sua consulta e esclareça suas dúvidas.

Olá, como vai? eu me chamo Tamiles e sou nutricionista. a reumatologista isis, fez uma bela explicação das definições. então...a gota vai surgir devido a distúrbios do organismo. quando o nosso organismo não consegue eliminar uma substancia chamada purina, essa começa a se acumular no sangue e em grandes quantidades podem formar cristais e levar a alguns sinais e sintomas. Quando detectada é necessário cuidados com a alimentação principalmente em relação a proteina. Outros fatores podem ajudar na prevalência como doenças crônicas, prática de exercício físico. Oriento que procure um profissional de sua confiança, onde assim possa ser examinado, avaliado, acompanhado e receber orientação sobre alimentação. se come amendoim japonês frequentemente outros quadros podem surgir se, não mudar os hábitos. qualquer dúvida estou a disposição.
Como foi descrito acima as recomendações para condição de ácido úrico elevado, um dos cuidados é com o consumo de sódio. Falando especificamente do alimento que você perguntou, o amendoim japonês, o teor dele de sódio já é bastante considerável pra quantidades pequenas, por exemplo, 25g dele já 240mg de sódio. Um pacote pequeno de 100g já chega a quase 1g no total. Buscamos não ir além de 2g no dia todo, por isso deve-se ter moderação no consumo. Isso claro, associado à retirada de embutidos (salsicha, presunto, mortadela...) que tem alto teor de sódio. Cuidar da alimentação como um todo é importante, não só olhar para o que retirar e evitar, mas sim o que vai enriquecer e te ajudar a ficar distante dos outros fatores que podem ser agravantes dessa condição como diabetes, hipertensão, colesterol elevado (hipercolesterolemia). Espero ter sido acertivo com sua dúvida ao alimento. Precisando de ajuda, estou aqui para acolher e orientar :)