Como aumentar a autoestima e reduzir a depressão de uma pessoa desempregada?

16 respostas
Como aumentar a autoestima e reduzir a depressão de uma pessoa desempregada?
Essa é uma pergunta difícil de responder. Não há fórmula para tais questões, a resposta é singular, ou seja, cada um tem que encontrar a sua. Sugiro buscar um psicanalista, existem muitas sociedades e universidades que oferecem tratamento a um preço acessível para aqueles que estão passando por um momento difícil. Esse passo pode ser o primeiro em direção ao que você almeja.

Vamos usar a criatividade! Quando você diz que está desempregado, é sinal evidente que a única maneira que encontra para se sentir produtivo é encontrando um emprego, ou seja, dependendo do outro.
Quando digo produtivo, me refiro em você pensar em outras possibilidades para conseguir o sustento. Você já pensou que está diante de uma excelente oportunidade em deixar de trabalhar para enriquecer os outros e trabalhar para si?
Que tal pesquisar formas de vender pela internet, fazer um curso gratuito virtual para fazer pão, bolo, brigadeiro e sair vendendo? Ou aprender algum ofício, se é que ainda não tem para prestar algum serviço?
O mundo está cheio de possibilidades e oportunidades, só precisa colocar a sua energia nisso, e retirar a energia em pensamentos negativos,
Um grande abraço,
Léa
Ampliando a resposta acima, uma coisa que sempre ajuda é tentar se manter ativo, por mais difícil que pareça. Executar principalmente tarefas que aprazam a pessoa, isto levando em conta que o desemprego não foi o desencadeador do problema. Mas ressaltando, é bem particular.
Se houverem mais dúvidas, estou à disposição.
O fato de uma pessoa desempregada estar com rebaixamento de auto estima é aceitável tendo em vista que está atravessando um período de dificuldades financeiras, familiares, emocionais e sobretudo com a falta de reconhecimento profissional que recai com o período pós demissional. Muitas empresas não se ocupam com fatores relevantes que dizem respeito à saúde física, mental e qualidade de vida dos funcionários. No entanto existe uma diferença relevante entre tristeza e depressão. É frequente que a falta de motivação, esperança e uma sensação de desenergização se instalem durante esse período, mas é necessário cautela para afirmar que a pessoa esteja com depressão. Não existe uma técnica a seguir para sair desse quadro. Inicialmente acho indicado procurar um psiquiatra ou clínico geral para avaliar a situação de uma forma global e definir o diagnóstico. À partir daí procure um psicólogo se achar necessário ou o médico fizer a indicação.
Olá,
A depressão é algo tão subjetivo e singular.
Minha indicação é que procure uma análise, uma terapia o mais breve q possível para que saia da depressão, voltando a ser motivada, desejante. Com certeza vai ficar bem melhor,
A princípio, para cuidar da depressão é necessário a orientação de profissional da psicologia ou psiquiatria.
O fato de estar desempregado com certeza influência negativamente a autoestima, mas você não é apenas um ser que trabalha, com certeza possui diversas qualidades e habilidades, o primeiro passo é se conhecer melhor, saber seu pontos fortes e fracos e utilizar isso para buscar um novo emprego.
Um psicologo ou coach tem as ferramentas necessárias para que você se conheça melhor e consiga potencializar suas qualidades e fortalecer os pontos fracos. Assim com certeza novas oportunidades aparecerão.
A primeira coisa é você saber que não é a única pessoa nesta situação. Busque se manter ativo, faça um curso na sua área ou em outra para a qual leve jeito, peça a alguém que te ajude a melhorar seu currículo, fale com conhecidos que você está disponível para uma oportunidade de emprego. Mas, se a depressão estiver atrapalhando muito fazer tudo isso, tem que buscar tratamento, com psiquiatra a psicólogo. Pesquise se tem atendimento público, tipo CAPS, na sua cidade. Tratando a depressão, o estado de humor vai melhorando e vc vai se sentir mais capaz de correr atrás de um novo emprego. Manter a atividade física regular também ajuda bastante. Espero ter ajudado.
Tente lembrar que é perfeitamente natural se sentir triste durante um período de desemprego, há uma cobrança excessiva na nossa sociedade para que estejamos bem o tempo todo, sendo que muitas vezes isso não é possível.
É muito bacana que você esteja buscando ajuda, momentos de reorganização exigem de qualquer pessoa. Há algumas opções para ajudá-lo, tente identificar quais se adequam mais pra você.
Se for possível, você pode tentar cuidar de você com pequenas coisas, como comer algo que goste, assistir um programa de televisão, dar uma caminhada. Muitas pessoas se beneficiam de leituras de auto ajuda, vários desss livros que você consegue encontrar na internet.
Porém, se isso não for suficiente pode ser importante procurar ajuda profissional. Psicoterapia pode te ajudar a se reorganizar nesse momento de vida e também há a possibilidade de procurar um médico para uso de medicação.
Você também pode marcar consultas com psicólogos e médicos através do SUS.
Espero ter ajudado
O desemprego pode realmente afetar a autoestima das pessoas, levando-as em alguns casos à depressão devido a problemas financeiros e outros que a falta de ocupação pode causar. Uma boa forma de ajudar alguém desempregado a aumentar a sua autoestima é auxilia-lo a não ter dúvidas sobre o seu valor e a sua capacidade como pessoa e como trabalhador, em muitos casos a psicoterapia é uma boa opção para realizar esse trabalho. Em casos de dificuldade financeira é possível conseguir atendimento gratuito em serviços públicos ou clinicas escola de faculdades de psicologia. Em algumas há inclusive atendimento especifico para desempregados.
Olá! A questão do desemprego, autoestima e depressão muitas vezes se misturam. Em si, acredito que seja um ponto ampliar o convivio da pessoa com depressão com outras atividades que ela possa desenvolver bem. Somado a isso é importante compreender que estar desempregado não é necessariamente sinal de fracasso profissional e nem a razão motriz de se estar deprimido. Ainda que se encontre um trabalho e o humor deprimido reduza por um tempo, a depressão é um transtorno e não se resume em estar triste.

Para superar essa situação de vida, cabe o ingresso pessoal em um processo psicoterapêutico de qualidade.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
O contexto vigente pode afetar e alterar os químicos resultando em sintomas. Proporcionar a si mesmo um meio de orientação especializada é preventivo e auxilia nas superaçoes.
Não existe uma fórmula mágica onde você irá fazer os problemas desaparecerem rapidamente. Mas o fato de se dar conta de que tem algo acontecendo fora de seu padrão comportamental é um importante aliado para ti. A autoestima pode ser minada por diversas situações, desde quando você era criança até o momento atual. A forma como você percebe o mundo, os reforços positivos e/ou punições recebidas também. Tudo isto influenciam no desenvolvimento da autoestima. Contudo, o autoconhecimento pode ser uma oportunidade para você saber mais precisamente o que tem te prejudicado emocionalmente. O psicólogo é o profissional indicado para te ajudar no contato com esta área e na reconstrução da mesma, de forma consciente e saudável. Se precisar de maiores informações estou à disposição. Att.
Fazer terapia... juntos podemos entender suas expectativas para criar formas de auxílio para a depressão, ou tristeza momentânea, ser melhor entendida.
Procure uma terapia de apoio nos órgãos que oferecem esse serviço gratuitamente. Mas vá à luta diariamente: inscreva-se em vagas com seu perfil na Internet, increva-se em concursos públicos, distribua seu currículo para seus conhecidos. Tudo isso pode fazer com que sua autoestima se eleve e sua depressão vá embora. Uma boa aparência e o apoio de um psicólogo pode fazer que sua imagem seja mais positiva e encante seus entrevistadores. Você vai vender sua imagem e quem vai te contratar quer alguém que além dos conhecimentos que você tem, transmita alegria, otimismo e espontaneidade principalmente. Vá à luta incansavelmente e não desanime!
Procure um psicologo especializado em psicoterapia gratis. Eu procurei e encontrei dezenas. Nao permita que uma questao abale o seu espirito, o seu bom humor. Nao permita que as falsas crencas sociais afetem a sua auto estima.
Para aumentar a autoestima sem uma ajuda de profissional, de forma superficial, é importante que você busque lembrar suas habilidades, conquistas, buscar seu círculo de amizades, fazer atividade física e participar de grupos. Para a depressão, se for realmente um Transtorno Depressivo diagnosticado por profissional, é preciso um tratamento, porém, se você chama de depressão o fato de ficar querendo se isolar e em períodos de tristeza, talvez motivado pelo desemprego, as sugestões acima já vão ajudar. Ressalto que nada que indiquei substitui um tratamento psiquiátrico e psicológico. Espero ter ajudado.