Como ajudar marido com síndrome de Peter Pan?

13 respostas
Como ajudar marido com síndrome de Peter Pan?
Para auxiliar seu marido, é importante que busque uma ajuda profissional com um psicólogo, podendo então o paciente lidar com as questões que envolvem o complexo de Peter Pan, sendo assim, você pode consultar as orientações necessárias com o profissional que for ajudar o seu marido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você precisará convencê-lo a procurar a ajuda de um psicólogo. Seria interessante você também fazer a sua terapia pessoal para saber que lugar você está ocupando nessa relação e como mudar para ajudar o seu esposo.
A sua pergunta já sinaliza que o casamento de vocês pode estar sofrendo com essa dificuldade. Não fica claro se ele percebe essas questões e se o incomoda a ponto de buscar ajuda, mas sim, que você já percebeu que algo não está bem. Se ele percebe e tem uma crítica em relação ao comportamento, acaba sendo mais fácil, pois como os colegas já sinalizaram, o melhor é procurar um profissional e iniciar um processo terapêutico. Mas se ele ainda não sinaliza nenhum incômodo em relação ao problema, acredito que você pode buscar um profissional para começar a falar dos seus sentimentos e dúvidas em relação a sua questão. Buscar no seu processo pessoal soluções mais adequadas para lidar com a situação e maior clareza sobre o seu papel nessa relação.
É preciso saber, antes, como se chegou à denominação da Síndrome de Peter Pan e como seu marido foi enquadrado nela. Está claro que algo a incomoda nesta relação e somente um diálogo com você pode esclarecer pontos obscuros nesta questão.
É muito importante que o seu marido reconheça que ele tem um problema. Com isso, seria possível ele buscar ajuda de um psicólogo. Se ele não reconhece que tem problema ou não sente-se mal com sua maneira de funcionar, dificilmente você conseguirá convencê-lo a buscar ajuda profissional.
Nesse sentido, você deve avaliar se a "Síndrome de Peter Pan" é algo que você percebe e que incomoda a você.
Além disso, você deve refletir qual tem sido seu papel nessa relação, pois muitas vezes a pessoa acaba assumindo um papel maternal nesse tipo de dinâmica conjugal.
Assim, um processo terapêutico poderá te ajudar a esclarecer o seu papel nessa relação e os seus limites também
Bom dia, a síndrome do Peter Pan é quando a pessoa chega a idade adulta, porém, é incapaz de encarar as responsabilidades e sentimentos dos adultos.
Aconselho que você converse com ele para que se inicie um tratamento psicológico. Só assim ele poderá melhorar. Espero ter ajudado.
Primeiro é preciso identificar se o diagnóstico está correto, só assim será possível iniciar o tratamento adequado. Para isso, indico que vocês procurem um psicólogo próximo da região.
Mas o seu marido precisa estar disposto ao tratamento. É indicado que vocês tenham um diálogo onde você possa pontuar o quanto isso será importante para a relação de vocês.
Espero ter ajudado.
Psicóloga Fabiana Frade
Síndrome de Peter Pan, é na realidade uma distorção da personalidade, uma fase que deveria ter sido passada e por algum motivo não passou, portanto, é necessário a ajuda de um profissional em psicologia para ambos, pois, conviver com alguém que não quer ( se recusa) a envelhecer é muito difícil.
boa sorte

Armando
Se há desconforto emocional para qualquer um dos parceiros - indep. do diagnóstico -é recomendável procurar ajuda psicológica. A questão é que muitas vezes as pessoas realmente não percebem que tem algo ser resolvido ou, se percebem, não querem admitir para si mesmos ou para os outros (principalmente para o parceiro amoroso). Então, para reduzir uma possível resistência, seria importante você dizer a ele não que "ele tem um problema e precisa de tratamento", mas sim que como você tem percebido que vocês estão se sentindo emocionalmente desconfortáveis com algumas situações, você gostaria de sugerir que conversassem, juntos, com um terapeuta de casal. Assim este terapeuta poderá ajudá-lo a perceber como esse comportamento afeta a relação de vocês, o que torna esta observação menos "difícil de ser aceita". E então, após as 1ªs sessões, o terapeuta poderá inclusive encaminhá-lo para uma terapia individual, mas já o terá preparado psicologicamente para aceitar iniciar o tratamento.
Nos pacientes que atendi com essa "síndrome de Peter Pan" o trabalho psicológico foi fundamental, foi possível identificar o que desencadeou esse comportamento, para que assim pudesse ajuda-lo a se conhecer e se desenvolver, melhorando aspectos na vida profissional, amorosa, social em tudo.

Normalmente essas pessoas são resistentes a ir ao psicologo, então algumas vezes a esposa começa a passar com o profissional e vendo o resultado que esta surtindo nela, pode ser que o marido aceite
A síndrome de Peter Pan, é um fenômeno sócio psicológico, pois os homens acometidos, mesmo tendo atingido a idade adulta, são incapazes de encarar os sentimentos e as responsabilidades dos adultos. Os sintomas podem incluir irresponsabilidade, ansiedade, solidão e chauvinismo. Para uma adequada avaliação, é necessária ajuda psicológica. Boa sorte!
Talvez a primeira questão que deva ser apontada é que as relações se sustentam tal qual uma gangorra. Se os dois cônjuges compartilham a vida a dois, as responsabilidades, as dificuldades, os prazeres, então a gangorra se equilibra. Se, por outro lado, as responsabilidades ficam com um e os prazeres com outro, a divisão não é bem feita e o peso pende para um lado apenas. A síndrome do seu marido não afeta apenas a ele, mas a relação de vocês. Há algo seu aí que de forma inconsciente pode estar favorecendo tal comportamento dele. Nesse sentido, se ele não se interessar em se rever, você mesma pode iniciar esse processo começando por você! Se essa situação lhe angustia ou lhe causa algum desconforto, busque ajuda para lidar com isso.
Para que possa ajudar o seu marido é importante que o oriente a buscar ajuda profissional, para que o mesmo possa investir em seu processo de autoconhecimento e perceber o que está ocorrendo com ele.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.