Como a psicologia lida com a depressão refratária/resistente?

17 respostas
Como a psicologia lida com a depressão refratária/resistente?
Bom dia! Em casos mais crônicos, se faz necessário o tratamento com psiquiatra e com psicólogo assim como em outros tipo de depressão. O que pode mudar na abordagem é que se tem o cuidado de olhar a experiência da pessoa no sentido de instrumentalizá-la para conviver com suas questões, sem atrelar o sucesso do tratamento à cura da doença, pois não há como se apoiar exclusivamente nessa possibilidade que pode nunca se concretizar. É um cuidado com a depressão, para que se aprenda a conviver com ela.

Olá!
A Psicologia é um campo bastante amplo e as abordagens diversas que ela compreende (psicanálise, existencial, cognitiva, etc...) possibilitam conduções diversas do tratamento.
De toda forma, não é a depressão, mas a pessoa, de maneira integral e a partir das suas vicissitudes, que deve ser tratada.
A depender da gravidade do quadro, ou seja, do prejuízo para a sua funcionalidade, pode ser interessante combinar o acompanhamento psicológico com o psiquiátrico.
Abraço.
Olá! Quando uma pessoa não melhora após vários tratamentos, a psicologia e a psiquiatria podem adotar uma abordagem mais abrangente e multidisciplinar.

Primeiro, é importante reavaliar o diagnóstico. Confirmar que o diagnóstico de depressão está correto e que não há outras condições coexistentes, como transtorno bipolar, transtorno de ansiedade, ou problemas de saúde física que possam estar influenciando os sintomas.

Podem ser experimentadas outras abordagens psicoterapêuticas, farmacoterapêuticas ou até mesmo técnicas mais avançadas como estimulação transcraniana.

Para uma maior eficácia é importante combinar tratamentos como usar terapia em conjunto com a medicação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Depende do método utilizado pelo profissional escolhido, a psicanálise, por exemplo, busca investigar o inconsciente a partir da relação transferencial (relação de confiança entre paciente e psicólogo), do enquadre ( todas as variáveis que possibilitam a terapia) , contratransferência (o que o paciente gera no analista), espaço entre (o que é construído no espaço terapêutico a partir da relação analista/ analisando), ou seja, o foco é no indivíduo como um todo e na sua história de vida, possibilitando assim, que o sintoma não seja a única forma do inconsciente se presentificar. Vale ressaltar que em alguns casos é necessário o trabalho conjunto com psiquiatra. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá boa tarde! Posso te responder a partir da perspectiva da terapia cognitivo-comportamental, a qual é a minha linha de atuação. O tratamento da Distimia (conhecido como transtorno depressivo persistente) ocorre em psicoterapia conjunto com a atuação psiquiátrica. Normalmente a ação conjunta da medicação e da psicoterapia auxilia nos principais sintomas que causam sofrimento psicológico: tristeza, dificuldade de dormir, ou dormir demais (hipersonia), solidão, baixa autoestima... O auxílio terapêutico pelo viés da TCC ocorre pela modificação dos pensamentos desadaptativos (que causam sofrimento) e também da ativação comportamental (retomada de atividades prazerosas), juntos o terapeuta e o paciente ajustam o tratamento para gerar resultados efetivos e contínuos. Fazendo com que assim tu não vivas em intenso sofrimento psicológico e consiga levar uma vida em que estejas apto a lidar com as dificuldades. Espero ter te auxiliado, grande abraço!

Jéssika Garcia, Psicóloga Clínica e da Saúde.
Na psicologia, a depressão refratária ou resistente refere-se a casos em que os sintomas depressivos persistem apesar do tratamento convencional, como medicamentos e terapia. Lidar com essa condição requer uma abordagem cuidadosa e personalizada, muitas vezes envolvendo estratégias terapêuticas mais intensivas e especializadas.

A psicoterapia para depressão refratária pode envolver uma colaboração próxima com psiquiatras para ajustes no tratamento medicamentoso, quando necessário, e para garantir uma abordagem integrada e abrangente.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando depressão resistente, eu estou aqui para ajudar. Ofereço sessões de psicoterapia online, onde podemos explorar suas preocupações de forma confidencial e trabalhar juntos para encontrar estratégias eficazes. Agende uma sessão para darmos início ao processo de apoio e recuperação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
A depressão persistente e refratária se não tratada pode trazer muitos prejuízos e uma piora dos sintomas.
A psicologia conta com diversas abordagens para o tratamento de Depressão, eu particularmente gosto de usar a ativação comportamental, desfusão cognitiva e trabalhar o ambiente familiar, tudo isso com o respaldo do psiquiatra para ajuste medicamentoso e manutenção.
É possível ter depressão e mesmo assim uma vida que vale a pena ser vivida, mitigar o humor depressivo e usar estratégias comportamentais e cognitivas para melhorar o ambiente interno e externo.

A psicologia lida com a depressão refratária/resistente de diversas maneiras, combinando diferentes abordagens para auxiliar o paciente e alcançar a melhora:

1. Abordagem Multidisciplinar:

Equipe especializada: A depressão refratária geralmente requer uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, outros profissionais de saúde mental e, em alguns casos, especialistas em áreas como neurologia ou endocrinologia. Essa equipe trabalha em conjunto para avaliar o caso de forma abrangente e definir o tratamento mais adequado.
Combinação de terapias: A psicologia oferece diversas modalidades de terapia que podem ser utilizadas em conjunto com a medicação psiquiátrica, como:
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Focada na identificação e modificação de pensamentos e comportamentos negativos que contribuem para a depressão.
Boa tarde, para uma depressão resistente é necessário um tratamento psiquiátrico e psicológico combinados. O tratamento deve ser definido conforme evidências científicas do que é melhor para o paciente. Deve-se levar em conta a severidade dos sintomas, os medos e expectativas do paciente e da família. Atualmente, alguns profissionais da saúde mental recomendam também a estimulação magnética transcraniana, que é uma técnica bastante utilizada para tratar este tipo de depressão. Várias abordagens psicológicas tratam a depressão em psicoterapia. A terapia cognitiva comportamental tem apresentado comprovadamente, resultados mais efetivos. Busque ajuda, melhore sua qualidade de vida.
O tratamento da depressão crônica pode na abordagem psicanalítica ter foco nas causas e a medida que o paciente ressignifica sua história de vida apresenta novos comportamentos no presente.
Olá! Com terapia EMDR + Pain Management. Sinta-se livre para entrar em contato e entender. Tudo de melhor!
Em casos de depressão refratária/resistente, há a possibilidade de trabalhar com equipe multidisciplinar, acompanhamento com psiquiatra para uso de Spravato ou Cetamina Subcutânea e terapia com psicólogo que atende abordagem que abrange a depressão. Considero a Psicanálise com base em Winnicott uma abordagem adequada para esses casos, pois buscará a raiz da depressão; e durante os procedimentos com Spravato e Cetamina, é possível analisar o conteúdo falado pelo paciente no momento da dissociação.
Na psicologia, a depressão refratária ou resistente. Lidar com essa condição requer uma abordagem cuidadosa e personalizada, muitas vezes envolvendo estratégias terapêuticas mais intensivas e especializadas. A psicoterapia para depressão refratária pode envolver uma colaboração próxima com psiquiatras para ajustes no tratamento medicamentoso, quando necessário, e para garantir uma abordagem integrada e abrangente.
Exercício físico etc…
Os processos depressivos crônicos devem ser cuidados com apoio do tratamento medicamentos, acompanhamento psicológico, não somente do paciente, mas quando se fizer necessário, de sua família também. A idéia é ajudar o paciente no seu processo não apenas individualmente, mas a participação do contexto família é extremamente importante.
Na TCC, a depressão refratária ou resistente é abordada por uma combinação de estratégias como, a identificação de pensamentos disfuncionais, treinamento de habilidades, e técnicas para tratar crenças mais profundas que perpetuam a depressão. Dessa forma, buscando a redução dos sintomas e melhora na qualidade de vida.
Bom dia
Focada nas suas crenças nucleares. Sugiro a terapia cognitivo comportamental. É a psicoterapia indicada pela OMS.
Lamento que esteja passando por isso. A depressão persistente é um problema crônico e que pode necessitar de tratamento psiquiátrico junto com a psicoterapia. Dentro da TCC, eu trabalho com uma terapia chamada de terapia de ativação comportamental que busca encontrar comportamentos e atividades que buscam melhorar o humor do cliente de "fora para dentro". Essa terapia tem resultados excelentes para pessoas com depressão unipolar (depressão bipolar não conta), mesmo sem o uso de medicamentos.
Te convidamos para uma consulta: Terapia para depressão - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!