Como a psicologia humanista existencial de Carl Rogers pode ajudar nos transtornos de ansiedade? Existem

8 respostas
Como a psicologia humanista existencial de Carl Rogers pode ajudar nos transtornos de ansiedade? Existem técnicas específicas? Estou iniciando a terapia com uma psicóloga que segue essa linha que ainda pouco conheço. O que posso esperar desse período de terapia com ela?
Olá! Acho que apesar de ser indicado para transtornos de ansiedade a Terapia Cognitivo Comportamental, cada pessoa é diferente da outra e o que importa é o bom vínculo que vc faça com seu terapeuta e a acolhida que ele lhe proporciona. Acredito que vc deva tirar essas dúvidas com sua psicóloga e pedir-lhe que explique no que se baseia sua linha de trabalho. Algumas técnicas de controle de ansiedade depende mais da atualização do psicólogo, mesmo que ele não seja da linha de TCC. Tenho certeza que se vc tirar suas dúvidas com ela sentirá mais segurança para continuar seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Conheço pouco essa abordagem teórica. Geralmente é sugerido Psicólogo cognitivo comportamental para avaliação e tratamento dos transtornos de ansiedade. Utilizo TCC e depois trabalho com Emdr Brainspotting.
Bom dia! Todas as abordagem são válidas. Considero que o mais importante é o vínculo estabelecido entre você e seu terapeuta. A abordagem utiliza de métodos centrados na pessoa, em suas experiências e nas infinitas possibilidades. Busque se entregar à terapia, qualquer dúvida não tenha receio de perguntar ao seu terapeuta.
A psicoterapia humanista, baseada na psicologia humanista foca na auto-atualização, que objetiva a realização de todo o potencial da pessoa.

Não conheço estudos específicos de sua aplicação no transtorno de ansiedade generalizada, porém alguns pontos são importantes:

1. A ansiedade generalizada associa-se a um contexto na história do individuo e no seu momento atual e a resolução de algumas situações de conflito disto resultantes pode, potencialmente, reduzir a ansiedade e, neste aspecto, as psicoterapias podem ter algum efeito independente da linha seguida.

2. A psicoterapia humanista pode envolver técnicas de auto-consciência e "mindfullness", presentes em terapias com utilidade demonstrada no transtorno de ansiedade generalizada, como o ACT (terapia de aceitação e comprometimento).

Assim, não é possível afirmar com certeza, porém é possível que sua psicóloga possa ajudá-lo.

Se o diagnóstico estiver correto, os inibidores seletivos de recaptura de serotonina costumam ser úteis.
Todas as abordagens psicológicas são positivas tendo em vista a melhora da qualidade de vida do paciente. Se você tem dúvidas de como essa teoria será utilizada por seu psicólogo, não tenha medo de perguntar e tire todas as suas dúvidas. Essa abordagem em específico trata as questões do "ser humano no mundo, é a terapia centrada no cliente", ou seja, da sua existência diante dos fenômenos que ocorrem a sua volta e sua resposta a tudo isso. Sabendo disso, você pode pensar se quer que seu caso seja tratado por essa abordagem ou por alguma outra que tenha interesse em conhecer. Boa sorte.
Olá! No meu ponto de vista a abordagem é o menos importa, a não ser que você já conheça algumas abordagens e saiba a linha de tratamento que elas oferecem. O mais importante é a formação do vínculo, sentir que você está sendo atendida por um profissional competente, que acolhe e ajude a entender o porquê e principalmente "para que" que você desenvolveu esse transtorno de ansiedade...a busca do significado da doença, o que ela tem a dizer à você?
Como meus colegas falaram, o mais importante é o vínculo entre terapeuta e cliente, não se preocupe com a abordagem dela. Se algo está te incomodando ou se você está ansioso com alguma coisa, fale com ela. Seja o mais franco possível com ela e provavelmente terá êxito no seu processo. Boa sorte!
Olá, está área da psicologia humanista existencial é bem interessante e bem ampla, porém é de fundamental importância você continuar fazendo a psicoterapia e não ficar presa a está preocupação.
O legal desse trabalho é o paciente estabelecer um vínculo positivo com o psicoterapeuta.
Boa sorte e obtenha sucesso.

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Yasmim Barbosa da Silva

Yasmim Barbosa da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.