como a arte pode contribuir para o desenvolvimento de crianças autistas?

8 respostas
como a arte pode contribuir para o desenvolvimento de crianças autistas?
A arte pode ser uma ferramenta valiosa no tratamento de crianças autistas, porque é um elemento fundamental para desenvolver atividades que configurem um estímulo para sua inserção social e desenvolvimento da comunicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A arte pode contribuir em aspectos de desenvolvimentos relacionados a abstração do pacientes independente da demanda que vem sendo apresentada. No caso do Autismo, atividades lúdicas e de ordem projetiva estão diretamente associadas a dinâmicas positivas de desenvolvimento subjetivo desses pacientes. É importante que o profissional esteja capacitado para atuar com crianças que apresentam esse tipo de transtorno global do desenvolvimento, para dar o melhor direcionamento do atendimento.
Os objetivos principais do trabalho a ser feito com crianças autistas são: Estimular o desenvolvimento social e comunicativo; aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas e diminuir comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano.
O trabalho das artes possibilitará que a criança possa ter contato com sua própria criatividade e outros aspectos importantes ao seu desenvolvimento. É preciso não forçar a criança a trabalhar somente com isto, há também outras atividades que podem auxiliar nestes aspectos.
Crianças com TEA- Transtorno do espectro autista tendem a ter maior facilidade para artes. Mas procure verificar com que tipo de arte ele tem maior afinidade, deixe-o escolher naturalmente, sem forçar.
A arte é comunicação, expressão com o outro por meio dos diferentes materiais utilizados. O autista, por possuir em si, um universo próprio, por meio desta ferramenta vai além ampliando seu contato e integrando-se com o mundo a sua volta, pois, a interpretação da arte acontece pelo sentimento, entre quem a realiza e quem observa, admira; forma e contexto, entre quem cria e quem contempla...
Pintura livre em papel e em tela, desenho, modelagem em massinha, argila, reaproveitamento de materiais como plásticos, latas e tecidos, recorte e colagem... A arte é a demonstração do sentir pela forma, pela cor, pela textura; é o canal vivo da criatividade humana.
A arte tem o intuito de estimular a sequência de raciocínio, mesmo que involuntário, de começo, meio e fim. Quando o paciente gosta, o resultado é ainda melhor.
O objetivo é ampliar a cadeia de significantes, ou seja, o repertório, para que a criança possa em algum momento se responsabilizar por pequenas expressões.
Existe contradições de diagnósticos para o autismo. Não existe certo e errado, existe possibilidades de amenizar o sofrimento, dessa forma, a arte, a interação, acarretam um aumento na rede neuronal, possibilitando a criança de simbolizar aspectos comuns do dia a dia.
É um trabalho árduo e que precisa de atenção para avaliar.
Lembrando que na minha opinião, não se fecha diagnóstico em crianças sem dano cerebral comprovado em exames.
Olá, a arte pode contribuir muito para o desenvolvimento do autista, e principalmente a música, por ser uma comunicação não verbal. Abraços.

Especialistas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Anelise Christmann

Anelise Christmann

Nutricionista

São Leopoldo

Fernanda Alonso e Santos

Fernanda Alonso e Santos

Terapeuta ocupacional

Curitiba

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.