Comecei o desmame dos antidepressivos de forma bem gradual, tudo ia bem até diminuir a lamotrigina(d
2
respostas
Comecei o desmame dos antidepressivos de forma bem gradual, tudo ia bem até diminuir a lamotrigina(de 100 para 50), 3 dias depois já senti nitidamente maior instabilidade de humor e humor mais deprimido . Hoje fazem 10 dias e esse humor persiste, até quando isso deve melhorar? Gostaria de uma estimativa para entender se isso faz parte do processe ou se talvez precise retomar a medicação. Obrigada, Cristiane.
Apesar de poder ter efeito antidepressivo, sobretudo no transtorno bipolar, a lamotrigina não é um antidepressivo propriamente dito, mas um estabilizador do humor. De qualquer forma, em cinquenta por cento ou mais das pessoas, quando corretamente indicadas, as medicações psiquiátricas devem ser tomadas permanentemente e interrupções costumam levar a recaídas ou recidivas. É bem possível que seja esta a causa do que sente, se já FAZ dez dias que parou. Quanto ao que fazer, deve conversar com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno de Humor Bipolar é uma condição constitucional evolutiva para a qual não existe uma "cura" no sentido de afastamento definitivo da doenca. O que existe é tratamento para controle das variações de humor. É um tratamento que precisa ser mantido de forma contínua com os medicamentos adequados nas doses eficazes, o que pode variar muito para cada paciente. Não há como fazer um desmame do estabililzador de humor (como é o caso da lamotrigina) sem que haja o risco de uma recaída mais cedo ou mais tarde. O que se pode fazer é um ajuste de dose de modo a manter a dosagem que é eficaz para um dado paciente. Se os sintomas voltam com a redução da dosagem é sinal de que a dose não está sendo efetiva e deve se voltar a dosagem anterior que estava sendo eficaz para manter a estabilidade. Um dos principais objetivos do tratamento é justamente evitar as recaídas. Por isso o ajuste das doses dever ser feito com muito cuidado por decisão conjunta entre o paciente e seu psiquiatra de acordo com as características individuais de cada caso.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.