Comecei a usar sertralina há quase três meses, tomo 25 mg (meio comprimido), porém há pelo menos um

6 respostas
Comecei a usar sertralina há quase três meses, tomo 25 mg (meio comprimido), porém há pelo menos um mês tenho sentido muita taquicardia (principalmente à noite) e já tive falta de ar. Desconfio também do anticoncepcional, sei que alguns podem colaborar na ansiedade. O que é mais possível, que a sertralina ou o anticoncepcional piorem os sintomas da ansiedade?
Pela sua descrição ambas as medicações não são novas, então não devem ser a causa da taquicardia (que é um sintoma novo), provavelmente a ansiedade só não está bem controlada, mas com essas informações apenas não é possível saber, recomendo uma reavaliação médica e até lá não parar nenhuma das duas medicações.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatria - R$ 200

A avaliação e acompanhamento psicoterápico também é sugerido nos casos de uso de medicação psiquiátrica, ambos os profissionais podem trabalhar em parceria para a remissão dos sintomas. A psicoterapia ajuda o paciente a perceber de forma mais sensível sua própria evolução e a olhar também para causas, origens e padrões relacionados aos episódios de ansiedade. Da perspectiva psicológica, diversos estudos apontam também que diversos sintomas físicos, como sudorese, falta de ar, manchas, dores, incômodos, paralisias no corpo podem ter sua origem em situações de estresse, vivência de traumas, processos de depressão e episódios de ansiedade. Neste caso estes sintomas são chamados de psicogênicos, ou mesmo conversões somáticas, onde o sofrimento psíquico se converte em sofrimento físico.
A taquicardia e a falta de ar podem ser sintomas da ansiedade que ainda não está devidamente controlada, mas também podem estar relacionadas a outros fatores físicos e emocionais. Pelo que descreve não é provável que seja resultado da interação dos medicamentos. É importante voltar ao médico que receitou a medicação relatar os sintomas e avaliar se pode ser necessário ajustar a dosagem ou mudar o medicamento. Se não estiver se sentindo segura com os procedimentos deste profissional, deve procurar um outro que possa avaliar seu tratamento como um todo. Mas não é aconselhável mudar a dose ou o medicamento sem o conhecimento e acompanhamento médico.
Olá!
Apenas complementando as respostas dos colegas, este tipo de tratamento psiquiátrico deve ser acompanhado de psicoterapia, pois o medicamento atua tão somente nos sintomas. Somente a psicoterapia atua na raiz das suas questões. A EFT - Emotional Freedom Techniques também é bastante efetiva para estes casos. Vale a pena pesquisar!
Espero ter ajudado!
Olá! concordo com a opinião dos colegas acima. Procure seu médico para reavaliar a medicação em virtude dos novos sintomas. A psicoterapia complementa o tratamento psiquiátrico, proporcionando autoconhecimento, identificação e modificação dos pensamentos e comportamentos, aprendizado de técnicas que possibilitam o controle da ansiedade e seus sintomas. Se ainda não faz terapia, pense na possibilidade...
Olá! Taquicardia e falta de ar podem ser sintoma de um problema cardíaco, uma disfunção da tiroide, anemia, piora da ansiedade, síndrome do pânico e outras doenças. Portanto, é importante que você seja avaliado por um médico.