Comecei a tomar ritalina la 10mg e não senti nenhum efeito, nem efeitos colaterais. O que pode ser?

3 respostas
Comecei a tomar ritalina la 10mg e não senti nenhum efeito, nem efeitos colaterais. O que pode ser? A dosagem, a não adaptação ao componente ou demora um tempo mesmo?
A Ritalina LA 10 mg é usada como dose inicial para o tratamento do TDAH (Transtorno de deficit de atenção com hiperatividade).
Seu efeito ocorre logo nas primeiras tomadas.
As doses recomendadas em bula podem chegar a 80 mg por dia.
Grande maioria dos pacientes se beneficia com doses médias de 30 a 40 mg por dia.
O ajuste da dose ideal para você será feito pelo seu médico, o que pode demorar alguns dias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caso não tenha obtido resultado é muito provável que você não seja portador de TDAH. O medicamento funciona apenas para quem é portador.
Olá, a Ritalina LA ® é um psicoestimulante, sendo o principal tratamento para quadros de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sua ação é permitir maior liberação de dopamina e noradrenalina nos terminais sinápticos, o que aumenta a capacidade da pessoa manter o foco em alguma atividade, seja por maior concentração ou inibição da hiperatividade.
Importante usar por pelo menos 3-4 semanas para avaliar a resposta com a medicação, mesmo que não apresente efeitos colaterais. Nesses casos pode ser necessário ajustar a dose da medicação ou pode ser que haja algum outro transtorno associado. Importante frisar que o tratamento para o TDAH pode não ser efetivo se o cérebro estiver em sofrimento ou desgastado por algum outro quadro. Dessa forma, alterações do sono (principalmente insônia) ou quadros de ansiedade e depressão comórbidos prejudicam muito a função executiva (Atenção, memória, planejamento).
Continue a fazer uma observação atenta dos sintomas e se ainda houver dúvidas, sugiro que seja realizada uma consulta com seu psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança nesse manejo farmacológico. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 363 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.