Comecei a tomar o pondera de 15 mg para tratamento do TOC, obtive bons resultados em relação a ansiedade,

10 respostas
Comecei a tomar o pondera de 15 mg para tratamento do TOC, obtive bons resultados em relação a ansiedade, porém, diminui muito a libido.Gostaria de saber se posso toma-lo sob demanda, 3 dias na semana por exemplo,visando uma menor perda de libido.
Olá, infelizmente é um efeito colateral de muitas medicações psiquiátricas a alteração de libido. Entre os antidepressivo a Paroxetina (Pondera) é um dos piores nesse quesito, não só atrapalhando a libido mas também a função erétil em homens.
Não há indicação de administração irregular desta medicação, fazer uso descontinuado atrapalharia em muito o efeito terapêutico, e poderia trazer outros sintomas possíveis de uso irregular, como náuseas, dores de cabeça, sem ter garantia de melhora da função sexual.
Converse com seu Psiquiatra sobre a sua medicação, os seus efeitos colaterais e suas dúvidas, para que cheguem juntos em uma proposta terapêutica com o mínimo de efeitos colaterais possíveis.
Talvez seja interessante estudar a troca da medicação.
Abraço,
Dr. Allan Santos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não o uso é diário e continuo.
att
Uma coisa que você poderia pensar neste momento é investir em outros aspectos do seu relacionamento que não sejam diretamente ligados ao sexo, tais como a melhora da comunicação, a cumplicidade, o cuidado um com o outro. Sei que o Pondera afeta libido, mas não precisa necessariamente afetar a vida sexual de vocês como um todo. Existem maneiras de apimentar um pouco a relação, de não deixar o efeito desagradável do remédio tirar a alegria de viver do casal... Descubram novas formas de dar prazer um ao outro, passeiem mais, viajem mais, divirtam-se mais. Afinal, com a redução dos sintomas de ansiedade, sobra mais energia e disposição para estas coisas...
Por favor, procure um psiquiatra.
Automedicar-se é perigoso.

Estimo melhoras.
Atenciosamente.
Prezado!
Com relação ao medicamento, será somente a especialidade médicavvoce deverá seguir junto ao médico que lhe indicou. Quanto ao processo terapêutico, você poderá procurar também uma sexóloga para ajuda- do a resolver várias questões que estiverem lhe incomodando.
Atenciosamente!
O Pondera (paroxetina) é uma medicação que deve ser usada diariamente, não cabendo sua utilização sob demanda. O uso irregular também pode trazer outros efeitos adversos como cefaleia, náuseas, tontura. Reações adversas na função sexual (p. ex: redução de desejo sexual, retardo ejaculatório, anorgasmia) são relativamente comuns com a paroxetina. É necessário que você consulte um psiquiatra para avaliar adequadamente a interferência da medicação na libido, para reorganizar seu tratamento (e possivelmente fazer a substituição da medicação por uma com perfil mais adequado para o seu caso) e para otimizar seu tratamento do TOC com a associação de psicoterapia. Abraços.
O efeito terapêutico é obtido apenas com o uso diário, não é uma medicação "sob demanda". Cabe discutir com seu médico sobre o efeito colateral, a fim de que medidas terapêuticas sejam tomadas para diminuir este incômodo.
A paroxetina (pondera) é uma medicação eficaz para o tratamento do TOC, mas pode causar redução da libido. O ideal é conversar com teu médico sobre as opções terapêuticas para o TOC e avaliar se é vantajosa a troca da medicação.
Meu caro(a), o primeiro passo é nao se automedica e procurar seu médico, pois ele te instruirá melhor com relaçao a medicação. Procure deixar o seu parceiro(a) a par do q esta acontecendo de forma q ele(a) podera tambem te ajudar nessa questão, afinal a relaçao a dois nao se resume so no sexo.
Boa sorte
Olá!
A minha sugestão é que você fale com seu médico e tente trocar a medição por outro com menos efeito colateral nesta área. Procure também fazer um acompanhamento psicológico, pois ambos tratamentos são fundamentais para sua cura.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/ Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Evelyn Arla Sobrinho Favalessa

Evelyn Arla Sobrinho Favalessa

Psiquiatra

Vitória

Paulo Emilio Gonzaga

Paulo Emilio Gonzaga

Psiquiatra

Belo Horizonte

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.