Comecei a tomar o Escitalopram, hoje já faz 20 dias, e o meu médico disse para diminuir o Rivotril

9 respostas
Comecei a tomar o Escitalopram, hoje já faz 20 dias, e o meu médico disse para diminuir o Rivotril que tomo depois dos 20 dias para 0,5 MG, porém estou com medo de ficar ansioso, estressado e desanimado o que eu faço?
Olá! Ansiedade e estresse tem bases na dinâmicas de vida. As mudanças químicas acontecem tanto com mudanças de substâncias sintéticas(medicamentos) como com a mudança na percepção, dessensibilização de traumas... Tratar da mente é fundamental (mesmo com terapia medicamentosa) e uma das terapias com mais resultados hoje em todo mundo chama-se Terapia EMDR.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, procurei um bom Psicólogo cognitiva comportamental e hipnoterapeuta. Paz e bem!
Olá! O escitalopram demora um tempo entre 2 semana até 2 meses para que seu efeito possa ser sentido pelo paciente. Durante esse período de adaptação pode haver uma piora nos sintomas ansiosos e por isso comumente associamos um benzodiazepínico (no caso o clonazepam) para reduzir os sintomas de ansiedade nessa primeira fase.
Se você já tiver obtido uma resposta com o escitaloram nesses 20 dias, a redução do clonazepam para 0,5mg não lhe trará prejuízos. Mas se ainda se sentir muito ansioso, a dose atual pode ser mantida.
Obs1: nunca deixe de conversar com seu médico sobre as dúvidas medicamentosas. Ela sempre será a melhor pessoa para te explicar o que fazer.
Obs2: o clonazepam é tarja perta porque vicia, além de ser muito comum um efeito de tolerância, levando a aumento da doses por “não fazer mais o mesmo efeito”. Seu uso deve ser sempre pelo menor tempo e doses possíveis a fim de evitar o uso abusivo, em outras palavras, o vício na medicação.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Ola , boa noite , o escitalopram é uma medicação usada para ansiedade e depressão , sempre que possível tentamos reduzir médicacoes"tarja preta" pela risco que ajudar dependência química , na minha opinião você deveria seguir a orientação de sua psiquiatra e caso tenha alguma dificuldade conversar com ele para ajustar a medicação , grande abraço.
Olá! O escitalopram é um antidepressivo usado no tratamento de transtornos depressivo e ansioso. Precisa aguardar mais que 20 dias para a eficácia dele. Já o Rivotril, benzodiazepínico, "tarja preta", também tem função de tratar ansiedade. Se você está sob orientação do seu médico na redução do Rivotril, isso é bom. Mas os remédios muitas das vezes não dão conta de reverter todos o sintomas descritos por você. Você faz psicoterapia? Se não, é importante combinar tratamento médico com psicoterápico para você ter mais qualidade de vida.

Abraço!
Olá! Você deve seguir a orientação do seu psiquiatra. Esses 20 dias do escitalopram já são suficientes para você começar a sentir o efeito antidepressivo e que também diminui a ansiedade, assim você já deve reduzir o rivotril (que é tarja preta). Você ainda vai sentir um pouco de ansiedade, mas mais leve e você vai conseguir enfrenta-la. Sebtir ansiedade é desagradável, mas não é perigoso e ela sempre passa. Se ainda assim estiver difícil de enfrentar, busca uma psicóloga da abordagem da terapia cognitivo comportamental, que ajyda muito.
Olá!
Nenhum mal psíquico é curado apenas com medicamentos! Nenhuma ferramenta química é capaz de resolver os conflitos internos que são a causa deste mal.
Procure um psicólogo ou profissional que trabalhe nesta área para que você tenha, de fato, alguma chance de melhora! Abraço!
Olá! Entendo sua preocupação e acho que ela é muito importante, contudo gostaria de direcionar sua atenção para outra questão muito importante. A retirada do rivotril é um processo desejado, pois ele é um medicamento muito bom, mas para objetivos a curto prazo. Seu médico provavelmente está seguro a respeito de começar a diminuir seu uso, pelas razões que alguns colegas já indicaram aqui. Contudo, ansiedade ou outros sintomas, são sinais de aspectos da sua vida que talvez precisem ser analisados. Na abordagem analítico-comportamental, ajudamos o cliente a entender como ele pensa e sente ao compreender como ele interage com seu ambiente (físico e social) e, a partir disso, criamos juntos estratégias para modificar o ambiente e tornar sua vida mais significativa. Quase sempre os desgradáveis sentimentos não são vilões, mas indícios de que algo na interação com seu mundo não está bem. Por exemplo, uma pessoa com transtorno de ansiedade talvez não perceba que sua dificuldade de "dizer não para as demandas que lhe são impostas e de não conseguir dizer o que deseja" tem papel fundamental na sua sintomatologia atual. Mais do que isso, ela está deixando de viver a vida que quer viver. Por isso, mais do que ajudar a lidar melhor com os sintomas, focamos em construir os comportamentos que te fará ter uma vida mais significativa. A ansiedade, nessa persectiva, pode ser uma impulsionadora para que você se entenda e se desenvolva enquanto pessoa, se bem trabalhada. Gosto de uma citação do Nietzsche em que ele diz: "é preciso ter o caos dentro de si para dar origem a uma estrela dançante". Por isso, entendo sua preocupação e receio em sentir essas emoções (é natural, também me sinto assim), mas me preocupo que tal atitude possa te impedir de buscar entender essa variáveis mais amplas e construir uma vida mais valorosa, para VOCÊ. É o mesmo que uma pessoa com diabetes ficar preocupada apenas com o uso da insulina, quando ela precisa principalmente modificar seu estilo de vida. Qualquer dúvida que eu possa tirar, estou à disposição! Forte abraço!
Ê importante qie você retorne ao seu médico para ele avaliar melhor essa questão.e fazer um reajuste na medicação caso seja necessário.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.