Comecei a tomar o Escitalopram, hoje já faz 20 dias, e o meu médico disse para diminuir o Rivotril
9
respostas
Comecei a tomar o Escitalopram, hoje já faz 20 dias, e o meu médico disse para diminuir o Rivotril que tomo depois dos 20 dias para 0,5 MG, porém estou com medo de ficar ansioso, estressado e desanimado o que eu faço?
Olá! Ansiedade e estresse tem bases na dinâmicas de vida. As mudanças químicas acontecem tanto com mudanças de substâncias sintéticas(medicamentos) como com a mudança na percepção, dessensibilização de traumas... Tratar da mente é fundamental (mesmo com terapia medicamentosa) e uma das terapias com mais resultados hoje em todo mundo chama-se Terapia EMDR.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, procurei um bom Psicólogo cognitiva comportamental e hipnoterapeuta. Paz e bem!
Olá! O escitalopram demora um tempo entre 2 semana até 2 meses para que seu efeito possa ser sentido pelo paciente. Durante esse período de adaptação pode haver uma piora nos sintomas ansiosos e por isso comumente associamos um benzodiazepínico (no caso o clonazepam) para reduzir os sintomas de ansiedade nessa primeira fase.
Se você já tiver obtido uma resposta com o escitaloram nesses 20 dias, a redução do clonazepam para 0,5mg não lhe trará prejuízos. Mas se ainda se sentir muito ansioso, a dose atual pode ser mantida.
Obs1: nunca deixe de conversar com seu médico sobre as dúvidas medicamentosas. Ela sempre será a melhor pessoa para te explicar o que fazer.
Obs2: o clonazepam é tarja perta porque vicia, além de ser muito comum um efeito de tolerância, levando a aumento da doses por “não fazer mais o mesmo efeito”. Seu uso deve ser sempre pelo menor tempo e doses possíveis a fim de evitar o uso abusivo, em outras palavras, o vício na medicação.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Se você já tiver obtido uma resposta com o escitaloram nesses 20 dias, a redução do clonazepam para 0,5mg não lhe trará prejuízos. Mas se ainda se sentir muito ansioso, a dose atual pode ser mantida.
Obs1: nunca deixe de conversar com seu médico sobre as dúvidas medicamentosas. Ela sempre será a melhor pessoa para te explicar o que fazer.
Obs2: o clonazepam é tarja perta porque vicia, além de ser muito comum um efeito de tolerância, levando a aumento da doses por “não fazer mais o mesmo efeito”. Seu uso deve ser sempre pelo menor tempo e doses possíveis a fim de evitar o uso abusivo, em outras palavras, o vício na medicação.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Ola , boa noite , o escitalopram é uma medicação usada para ansiedade e depressão , sempre que possível tentamos reduzir médicacoes"tarja preta" pela risco que ajudar dependência química , na minha opinião você deveria seguir a orientação de sua psiquiatra e caso tenha alguma dificuldade conversar com ele para ajustar a medicação , grande abraço.
Olá! O escitalopram é um antidepressivo usado no tratamento de transtornos depressivo e ansioso. Precisa aguardar mais que 20 dias para a eficácia dele. Já o Rivotril, benzodiazepínico, "tarja preta", também tem função de tratar ansiedade. Se você está sob orientação do seu médico na redução do Rivotril, isso é bom. Mas os remédios muitas das vezes não dão conta de reverter todos o sintomas descritos por você. Você faz psicoterapia? Se não, é importante combinar tratamento médico com psicoterápico para você ter mais qualidade de vida.
Abraço!
Abraço!
Olá! Você deve seguir a orientação do seu psiquiatra. Esses 20 dias do escitalopram já são suficientes para você começar a sentir o efeito antidepressivo e que também diminui a ansiedade, assim você já deve reduzir o rivotril (que é tarja preta). Você ainda vai sentir um pouco de ansiedade, mas mais leve e você vai conseguir enfrenta-la. Sebtir ansiedade é desagradável, mas não é perigoso e ela sempre passa. Se ainda assim estiver difícil de enfrentar, busca uma psicóloga da abordagem da terapia cognitivo comportamental, que ajyda muito.
Olá!
Nenhum mal psíquico é curado apenas com medicamentos! Nenhuma ferramenta química é capaz de resolver os conflitos internos que são a causa deste mal.
Procure um psicólogo ou profissional que trabalhe nesta área para que você tenha, de fato, alguma chance de melhora! Abraço!
Nenhum mal psíquico é curado apenas com medicamentos! Nenhuma ferramenta química é capaz de resolver os conflitos internos que são a causa deste mal.
Procure um psicólogo ou profissional que trabalhe nesta área para que você tenha, de fato, alguma chance de melhora! Abraço!
Olá! Entendo sua preocupação e acho que ela é muito importante, contudo gostaria de direcionar sua atenção para outra questão muito importante. A retirada do rivotril é um processo desejado, pois ele é um medicamento muito bom, mas para objetivos a curto prazo. Seu médico provavelmente está seguro a respeito de começar a diminuir seu uso, pelas razões que alguns colegas já indicaram aqui. Contudo, ansiedade ou outros sintomas, são sinais de aspectos da sua vida que talvez precisem ser analisados. Na abordagem analítico-comportamental, ajudamos o cliente a entender como ele pensa e sente ao compreender como ele interage com seu ambiente (físico e social) e, a partir disso, criamos juntos estratégias para modificar o ambiente e tornar sua vida mais significativa. Quase sempre os desgradáveis sentimentos não são vilões, mas indícios de que algo na interação com seu mundo não está bem. Por exemplo, uma pessoa com transtorno de ansiedade talvez não perceba que sua dificuldade de "dizer não para as demandas que lhe são impostas e de não conseguir dizer o que deseja" tem papel fundamental na sua sintomatologia atual. Mais do que isso, ela está deixando de viver a vida que quer viver. Por isso, mais do que ajudar a lidar melhor com os sintomas, focamos em construir os comportamentos que te fará ter uma vida mais significativa. A ansiedade, nessa persectiva, pode ser uma impulsionadora para que você se entenda e se desenvolva enquanto pessoa, se bem trabalhada. Gosto de uma citação do Nietzsche em que ele diz: "é preciso ter o caos dentro de si para dar origem a uma estrela dançante". Por isso, entendo sua preocupação e receio em sentir essas emoções (é natural, também me sinto assim), mas me preocupo que tal atitude possa te impedir de buscar entender essa variáveis mais amplas e construir uma vida mais valorosa, para VOCÊ. É o mesmo que uma pessoa com diabetes ficar preocupada apenas com o uso da insulina, quando ela precisa principalmente modificar seu estilo de vida. Qualquer dúvida que eu possa tirar, estou à disposição! Forte abraço!
Ê importante qie você retorne ao seu médico para ele avaliar melhor essa questão.e fazer um reajuste na medicação caso seja necessário.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu filho tem TDAH e um atraso cognitivo e vai completar 7 anos. Ele trata em uma instituição com TCC, psicopedagogia, fonoaudióloga e psiquiatra. Ele está tomando o daforin 10 gotas e não estou percebendo melhoras. Ele é muito ansioso e chega a ser compulsivo.com comida, e começou a algum tempo apresentar…
- Estou como responsável da pastoral da Liturgia, mas não consigo ficar normal, estou sempre nervosa e com as mãos geladas,será que tenho que fazer algum desbloqueio emocional, pois minha vida desde a infância não foi normal igual de outras pessoas, tenho muitos traumas e já tive ansiedade e depressão.
- Eu bocejo pra respirar todos os dias, e quando não consigo bocejar eu fico com falta de ar e não consigo dormir pode ser da ansiedade ?
- Lido com Transtorno de ansiedade, depressão e pânico. Como complemento, devo procurar um psicanalista ou um psicólogo? Já fazia acompanhamento com um psiquiatra.
- Tenho observado que ultimamente a minha ansiedade está acabando meus olhos, ficando turvos, principalmente em situações sociais, será que isso é normal pra quem sofre de tag e mesmo em uso de antidepressivos?
- Ola, comecei hj o jejum intermitente. Consegui ficar 14 horas em jejum, estava cm bastante tontura. Quebrei o jejum com proteína, porém mesmo depois que comi fiquei com mal estar e ansiedade aflorada o resto do dia. Sou diagnosticada cm tag e pânico. Jejum atrapalha nesse quesito?
- Sofro de ansiedade, mas não tenho episódios de depressão. Tomo Vortioxetina 10mg e a medicação me causa sintomas de muito medo, medo de tudo. Tudo que vou fazer vira um martírio, pois me sinto insegura e apavorada. Quando eu parei a medicação por 1 mês os sintomas de medo sumiram, mas a ansiedade voltou…
- Eu tomei um remédio de ansiedade apenas uma vez e estou com o estômago embrulhado além de sentir um leve aumento da ansiedade. É normal?
- Eu sou hipocondríaca faz um tempo. Tô com umas dores no pescoço, ombro e cabeça faz três semanas, além de espasmos nos músculos e olho tremendo. Já fui na médica, ela disse que meus músculos estão tensos e pediu para eu evitar estresse, tô tomando remédio para as dores, e hoje até que não doeu muito,…
- Quanto tempo dura os efeitos terríveis da ausência da Paroxetina? Tomei por 15 dias, agitação e muita ansiedade
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1125 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.