Comecei a tomar o escitalopram há quase 2 anos e nestas últimas semanas tenho falhado várias vezes.

2 respostas
Comecei a tomar o escitalopram há quase 2 anos e nestas últimas semanas tenho falhado várias vezes. Deixei de tomar durante tres dias e depois voltei a tomar, por vezes tomava às 15h da tarde e outras vezes tomava de manhã. E agora estes dias tenho sentido sintomas que tinha antes de começar a tomar o escitalopram. Isso é normal? Ele vai voltar a fazer efeito?
O uso de uma medicação controlada como o Escitalopram, deve ser usado de forma continua, diariamente, para fazer um efeito. Como estava fazendo uso de forma inadequada é esperado que os sintomas retorne, e muitas vezes retornam mais fortes, e agora para amenizar os sintomas atuais devem ser esperado por cerca de 14 dias para ter uma eficácia.

Olá. É compreensível que você esteja preocupado com a eficácia do escitalopram, especialmente depois de um período em que a medicação não foi tomada de forma consistente. Aqui estão alguns pontos a considerar:

1. **Importância da Consistência**
- **Regularidade**: O escitalopram e outros antidepressivos geralmente precisam ser tomados de maneira consistente para manter seus níveis estáveis no organismo e, assim, oferecer o máximo benefício. Alterar o horário de tomada ou interromper o uso pode reduzir a eficácia do medicamento e causar a volta dos sintomas.

2. **Efeitos da Interrupção**
- **Sintomas de Retirada**: A interrupção do escitalopram por vários dias pode levar ao retorno ou agravamento dos sintomas que você tinha antes de começar o tratamento, mas também pode levar a sintomas específicos associados à falta que seu corpo está sentindo da medicação. Este último é conhecido como síndrome de retirada de antidepressivos.
- **Tempo de Ajuste**: Pode levar algum tempo para que o medicamento comece a fazer efeito novamente após a retomada do tratamento. Normalmente, você pode começar a notar melhorias dentro de algumas semanas, mas isso pode variar.

Converse com uma Psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400