Comecei a tomar o escitalopram cortei ao meio o de 10 mg no segundo dia tive aceleração no coração e

2 respostas
Comecei a tomar o escitalopram cortei ao meio o de 10 mg no segundo dia tive aceleração no coração e febre tudo isso de madrugada é normal ou não? Devo parar de usar?
Primeiramente, 5 mg de escitalopram não tratam nada, numa pessoa adulta. Alguns médicos iniciam com esta dose, mas a não ser em pessoas idosas ou com algum problema específico, em geral isto não é necessário. Assim, o que sente pode não ter nada a ver com a medicação ou ser efeito nocebo, um efeito que aparece quando a pessoa fica sugestionada com a possibilidade de o remédio lhe trazer algum mal-estar. A aceleração do coração só pode ser constatada com segurança quando se mede os batimentos cardíacos e o que as pessoas, por vezes, chamam de "aceleração", são apenas sensações de palpitações no peito, que nem sempre correspondem a uma real aceleração. Quanto a febre, se ela foi medida com termômetro e constatada (temperatura de 37,8 graus C ou acima), ela não foi causada pela medicação e outras causas devem ser investigadas. Mas, novamente, as pessoas denominam de "febre" uma série de sintomas que sentem e que nem sempre correspondem a um real aumento de temperatura. Em princípio, a probabilidade de 5 mg causarem qualquer espécie de prejuízo é tão baixa que dificilmente há necessidade de se interromper o uso da medicação. Mas, apenas seu médico pode dar uma posição segura sobre esta questão, pois conhece pessoalmente seu caso e os detalhes de seu tratamento.

A aceleração cardíaca e a febre não são efeitos comuns do escitalopram. No entanto, é possível que seu corpo esteja reagindo à medicação de forma adversa. Já a febre é um sintoma que não ocorre como efeito colateral da medicação, devendo ter outra causas.
Recomendo que você entre em contato com seu médico para discutir esses sintomas.