Comecei a tomar escitalopram de 20mg há 2 dias, o médico pediu p iniciar com 5 hotas e aumentar 1 a

3 respostas
Comecei a tomar escitalopram de 20mg há 2 dias, o médico pediu p iniciar com 5 hotas e aumentar 1 a cada dia. No segundo dia que aumentei para 6, senti uma queimação no corpo, uma agonia, e dor de cabeça. Isso é normal?
Medicações do grupo do escitalopram (inibidores seletivos de recaptura de serotonina, ou ISRS) podem, no começo ou quando se aumenta a dose, levar a dores de cabeça, que em geral podem ser tratadas com medicações analgésicas comuns (peça orientação ao seu psiquiatra) e costumam passar no decorrer de dias a semanas. Quanto à agonia, às vezes pode haver uma piora de sintomas ansiosos, no início ou em aumentos. Mas, "agonia" é um termo muito amplo e não é possível dizer se é sintoma de ansiedade. Quanto à "queimação", fica ainda mais difícil de saber o que é. Fale diretamente com seu psiquiatra e peça explicações a ele, que conhece você pessoalmente e poderá dar as melhores orientações. Enquanto isto, não mude nada em seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo inibidor de recaptação de serotonina pode ser causador destes sintomas no início do tratamento. A Associação Brasileira de Psiquiatria orienta o uso de benzodiazepínicos como clonazepam em pequenas doses durante 15 dias até o organismo se acostumar com o aumento da serotonina. O clonazepam deve ser reduzido progressivamente após 15 dias de uso contínuo da dose plena do escitalopram. Converse com seu médico sobre essa possibilidade.
Bom dia. Qualquer medicamento psiquiátrico (e não-psiquiátrico) pode provocar efeitos colaterais. Reporte os sintomas ao seu médico para que ele possa te orientar. Não o deixe desavisado. Diálogo com seu médico é muito importante para seu tratamento.
Estimo melhoras.
Atenciosamente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2129 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.