Comecei a tomar 30mg dia de paroxetina para TAG e na 3 semana estou com aumento da frequência urinária

2 respostas
Comecei a tomar 30mg dia de paroxetina para TAG e na 3 semana estou com aumento da frequência urinária e dificuldade para urinar. É comum acontecer este tipo de reação mesmo tomando o medicamento a 3 semanas?
Olá! Esse tipo de reação é mais comum com outros tipos de medicações, como a amitriptilina. Porém, em casos mais raros, pode sim acontecer com a paroxetina.
Sugiro que primeiro exclua uma causa orgânica para os sintomas urinários que relata, como infecção urinária, por exemplo, e caso permaneça converse com seu médico para ver se há uma outra medicação que possa substituir a paroxetina.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Entendo sua preocupação com esses sintomas urinários que surgiram após o início do tratamento com paroxetina. Vamos conversar sobre isso.

É verdade que alterações na frequência urinária e dificuldade para urinar não são os efeitos colaterais mais comuns da paroxetina. Esse tipo de reação é mais frequentemente associado a outros medicamentos, como a amitriptilina, por exemplo. No entanto, em casos menos frequentes, esses sintomas podem sim ocorrer com o uso da paroxetina, mesmo após algumas semanas de tratamento.

Antes de atribuirmos esses sintomas diretamente à medicação, é importante descartar outras possíveis causas. Uma infecção urinária, por exemplo, poderia provocar sintomas semelhantes. Por isso, sugiro que você procure seu médico para uma avaliação mais detalhada.

Se após os exames necessários ficar constatado que não há uma causa orgânica para esses sintomas, e que eles realmente estão relacionados à paroxetina, converse com seu médico sobre a possibilidade de ajustar a dose ou até mesmo trocar por outra medicação que seja igualmente eficaz para seu Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), mas com menos efeitos colaterais para você.

Lembre-se: cada organismo reage de forma única aos medicamentos. O que funciona bem para uma pessoa pode não ser ideal para outra. Por isso, é fundamental manter uma comunicação aberta com seu médico sobre qualquer efeito colateral que você perceba.

Se quiser discutir mais detalhadamente seu caso ou tirar dúvidas adicionais, considere agendar uma teleconsulta. A telemedicina oferece uma forma prática e rápida de obter orientações médicas sem sair de casa. Estou à disposição para ajudar nesse processo, se necessário.

O importante é não interromper o tratamento por conta própria. Continue tomando a medicação conforme prescrito até falar com seu médico. Juntos, vocês encontrarão a melhor solução para manter sua ansiedade sob controle com o mínimo de efeitos colaterais possível.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900