Comecei a toma escitalopram 10 MG diminuiu o alibido e dificuldade pra ejacular. É normal?.ou passa

2 respostas
Comecei a toma escitalopram 10 MG diminuiu o alibido e dificuldade pra ejacular. É normal?.ou passa com o tempo do tratamento?
Em 80% das pessoas, medicações do grupo do escitalopram (inibidores seletivos de recaptura de serotonina) levam a efeitos colaterais sexuais, em maior ou menor grau. Dificuldade de orgasmo é o mais comum, mas algumas pessoas referem diminuição da libido. Estes efeitos podem melhorar com o tempo de uso, numa parte das pessoas, mas não em todas. Em alguns casos, o acréscimo de bupropiona pode aliviar os efeitos colaterais sexuais, mas isto deve ser feito com cuidado, porque a bupropiona também é um antidepressivo e pode ter seus próprios efeitos colaterais. Noutros casos, quando não ocorre melhora desses efeitos colaterais após alguns meses, opta-se por troca de medicação. Existem algumas opções (poucas) de medicamentos, para os mesmos transtornos tratados pelo escitalopram, e que não afetam a sexualidade. Fale com seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, bom dia.
A disfunção sexual é um efeito colateral comum dos antidepressivos, incluindo o escitalopram. A diminuição da libido e a dificuldade em ejacular são sintomas relatados por alguns pacientes que estão em tratamento com esse medicamento. Esses efeitos podem ocorrer logo no início do tratamento e, em alguns casos, podem persistir mesmo após a descontinuação do uso do escitalopram.

No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa pode reagir de forma diferente aos medicamentos, e nem todos os pacientes experimentam esses efeitos colaterais. Além disso, a disfunção sexual induzida por antidepressivos pode apresentar remissão espontânea dentro de seis meses em aproximadamente 30% dos casos.

Se você está preocupado com esses efeitos colaterais, é recomendado que você converse com o medico. Eles poderão avaliar sua situação individualmente e discutir opções de tratamento ou ajustes na dose do medicamento, se necessário. É importante não interromper o uso do escitalopram sem orientação médica.

Lembre-se de que o médico é a melhor pessoa para responder às suas dúvidas e fornecer orientações específicas para o seu caso.
Estou a disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2155 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.