Comecei a ter tiques nervosos no pescoço após parar de fazer kungfu (era um treino bem intenso e cansativo)

8 respostas
Comecei a ter tiques nervosos no pescoço após parar de fazer kungfu (era um treino bem intenso e cansativo) e me dedicar só na escola /técnico, além de ter passado por alguns problemas quando mais nova.
Os tics podem ser uma resposta do corpo por eu ter parado o treino q seria uma válvula de escape?
Antes de tudo busque um bom médico para avaliação física. Descartados ou não problemas físicos, seria interessante buscar uma psicoterapia para entender sua agressividade que teria no kung fu um escape, porém ainda o habita. Outro aspecto seria a possibilidade de se tiques serem somatizações de informações sobre si mesmo que você não está conseguindo elaborar entrar em contato. Assim uma boa escuta, acolhimento e apontamentos podem lhe gerar uma série de benefícios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Os tiques são movimentos ou sons efetuados ou emitidos involuntariamente. Para ser caracterizado tique o movimento deve ocorrer diversas vezes por dia, quase todos os dias por um período pelo menos de três meses.
Alguns teóricos sugerem que o tique surge como automatismos nervosos como forma de aliviar a tensão e depois desaparecem espontaneamente.
A sugestão é consultar um médico para avaliar esta condição física e descartar quaisquer possibilidades. Caso haja continuidade dos movimentos é necessário uma avaliação com um profissional psiquiatra e iniciar o processo de psicoterapia.
Um abraço e até mais.
Seria necessário uma melhor análise para entender o porque destes tiques, tanto do sistema nervoso quando do aspecto psicológico.
É importante pensar se estes tiques vem em momentos específicos, se há alguma característica comum nos momentos de tique, duração, frequência, etc.
Poderia ser importante procurar um médico para investigar se há causas fisiológicas, e um psicólogo para investigar se há causas psicológicas.

Espero ter ajudado!
Tiques são manifestações psicossomáticas...e de origem emocional que reflete no organismo...
Procure um psicólogo clínico experiente e sinta se a vontade para falar tudo que sente e teme sentir
Se o psicólogo perceber a necessidade de medicação...encaminhará para o medico...não perca tempo querendo entender o que anda acontecendo com vc...a psicoterapia vai propiciar esse entendimento
É difícil fazer uma relação entre os tics e o que você chama de válvula de escape apenas com o que você relatou. No entanto, tal hipótese merece ser levada a sério e melhor compreendida em um processo psicoterápico. Seria muito útil entender como você chegou a ela, por exemplo. Assim como que pressão é essa que precisa escapar. Sendo assim, recomendo que procure um psicologo e comece a sua psicoterapia.
No caso relatado, os tiques podem ter relação com a interrupção da atividade física, sim, especialmente em razão da alta intensidade da atividade relatada. Porém, apenas identificar que os tiques iniciaram após a interrupção das atividades não será suficiente para que a ocorrência do tique interrompa. Você deve, também, identificar qual afeto estava sendo colocado na atividade física e que agora passou a ser colocado no tique. Para tal, e também para identificar a origem deste afeto, é necessário a ajuda de um profissional da psicologia.
Desejo melhoras,
Guilherme.
Recomendo uma avaliação clínica com um médico de sua confiança para afastar qualquer causa orgânica.

Seria interessante buscar um Psicólogo para entender se existe uma relação psico emocional com o surgimento dos tiques.

Abraços
As investigações de ordem físicas devem começar por um médico, no seu caso um neurologista, descartado a hipótese orgânica, recomendo buscar um Psicologo .
A Psicoterapia buscará ajudar qual foi o sentimento, a sensação que era liberada enquanto lutava.
Espero tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Especialistas

Bruno Diego Teixeira Alves

Bruno Diego Teixeira Alves

Psicólogo

Franca

Karen Castro

Karen Castro

Psicólogo

Araucária

Diego Peixoto de Souza

Diego Peixoto de Souza

Psiquiatra

Belo Horizonte

Regina Rozenbaum

Regina Rozenbaum

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Victor Lessa

Victor Lessa

Psiquiatra

Maceió

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Tiques
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.