Comecei a ter bloqueios na fala aos 16 anos, depois de uma forte infecção viral que complicou para

11 respostas
Comecei a ter bloqueios na fala aos 16 anos, depois de uma forte infecção viral que complicou para encefalite. Levando em conta a origem causal da minha dificuldade, como seria mais correto classificar o meu problema: gagueira ou afasia não-fluente?
Acredito que seu caso esteja relacionado à afasia, uma vez que a disfluência geralmente ocorre na primeira fase de desenvolvimento da fala; pode ser associada ainda a hereditariedade caso persista após os cinco anos e, eventualmente , na fase adulta pós TCE.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de se expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. A afasia geralmente resulta de distúrbios que não causam lesão progressiva, tal como acidente vascular cerebral, alguns tumores, uma lesão na cabeça ou uma infecção na cabeça, por exemplo. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem.
Então é importante realizar uma consulta com um médico, que poderá identificar o problema através de uma serie de perguntas e exames de diagnóstico por imagem.
Nesses casos a fonoaudiologia pode ajudar muito, mesmo quando iniciada tardiamente.
Olá!
Neste caso, em comum acordo com a resposta anterior, faz-se necessário consultar um neurologista para melhor pesquisar as possibilidades de microlesões encefálicas que possam justificar, ou não, o caso de afasia não fluente.
Contudo, sugiro que você também busque a avaliação fonoaudiológica para avaliação dos processos de fala e linguagem pois, a pesquisa detalhada do transtorno e realização de avaliações precisas com bons ouvidos e olhares de um especialista somado aos resultados de avaliações médicas o ajudará a chegar a um diagnóstico preciso e traçar o plano terapêutico adequado e focado na sua melhora.
Espero poder ter ajudado.
Afasia o paciente tem comprometimento neurológico. Afasia por si só, o paciente geralmente apresenta comprometimento na fluência linguística. Precisa fazer avaliação neurológica e fonoaudiológica para ter uma melhor orientação.
Boa tarde querida!
Somente com anamnese e avaliação da linguagem poderei chegar às conclusão do seu caso. É necessário que também faça uma avaliação neurológica para que eu possa definir seu diagnóstico.
O mais importante é você começar com uma avaliação neurológica, o que eu acredito que você já tenha devido a encefalite é o mais provável é que seja afasia por seu caso estar relacionado ao neurológico. Um forte abraço !
Olá! pessoas com afasias não fluente têm dificuldade para se expressar, achar as palavras, utilizam frases muito curtas e omitem palavras. Ex: poderia dizer "sala filme agora". Pessoas com afasias não fluentes podem ter melhor compreensão da fala de outras pessoas e prejuízo na própria na expressão da fala. Normalmente estão conscientes das suas dificuldades em se comunicar e podem ficar frustrados, tristes e irritados. As afasias não fluentes podem apresentar fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo. Portanto, sugiro que procure um neurologista e uma fonoaudióloga para melhor ajudá-lo. Abs
É necessário a realização de uma avaliação criteriosa para compreender o seu diagnóstico e melhor forma de tratamento. O ideal é procurar um neurologista e um fonoaudiólogo especialista em linguagem.
Em primeiro lugar, é importante se fazer uma avaliação com Neurologista para se verificar possíveis causas . Assim como procurar uma Fonoaudióloga especialista em Gagueira .
Provavelmente não se trata de uma Gagueira, visto que apresenta um quadro de Encefalite. Porém, apenas uma boa avaliação Neurológica e Fonoaudiológica poderá diagnosticar corretamente e assim iniciar a intervenção.
Pelo relato apresentado e da forma de aparecimento do distúrbio de fala ,não deve tratar-se de uma gagueira.As encefalites podem ter como consequência alterações cognitivo -linguisticas,sendo uma delas, as afasias.Somente após a avaliação fonoaudiológica associada a avaliação neurológica saberemos de fato qual tipo de distúrbio de fala você apresenta.

Especialistas

Angélica Natsumi Nakamura

Angélica Natsumi Nakamura

Fonoaudiólogo

São Paulo

Fabiane Genaro

Fabiane Genaro

Fonoaudiólogo

Casimiro de Abreu

Luiza Lya Nery

Luiza Lya Nery

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Patrícia Jorge

Patrícia Jorge

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Fabiana Martins Ribeiro

Fabiana Martins Ribeiro

Fonoaudiólogo

Niterói

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Afasia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.