Comecei a ter bloqueios na fala aos 16 anos, depois de uma forte infecção viral que complicou para

11 respostas
Comecei a ter bloqueios na fala aos 16 anos, depois de uma forte infecção viral que complicou para encefalite. Levando em conta a origem causal da minha dificuldade, como seria mais correto classificar o meu problema: gagueira ou afasia não-fluente?
Acredito que seu caso esteja relacionado à afasia, uma vez que a disfluência geralmente ocorre na primeira fase de desenvolvimento da fala; pode ser associada ainda a hereditariedade caso persista após os cinco anos e, eventualmente , na fase adulta pós TCE.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de se expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. A afasia geralmente resulta de distúrbios que não causam lesão progressiva, tal como acidente vascular cerebral, alguns tumores, uma lesão na cabeça ou uma infecção na cabeça, por exemplo. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem.
Então é importante realizar uma consulta com um médico, que poderá identificar o problema através de uma serie de perguntas e exames de diagnóstico por imagem.
Nesses casos a fonoaudiologia pode ajudar muito, mesmo quando iniciada tardiamente.
Olá!
Neste caso, em comum acordo com a resposta anterior, faz-se necessário consultar um neurologista para melhor pesquisar as possibilidades de microlesões encefálicas que possam justificar, ou não, o caso de afasia não fluente.
Contudo, sugiro que você também busque a avaliação fonoaudiológica para avaliação dos processos de fala e linguagem pois, a pesquisa detalhada do transtorno e realização de avaliações precisas com bons ouvidos e olhares de um especialista somado aos resultados de avaliações médicas o ajudará a chegar a um diagnóstico preciso e traçar o plano terapêutico adequado e focado na sua melhora.
Espero poder ter ajudado.
Afasia o paciente tem comprometimento neurológico. Afasia por si só, o paciente geralmente apresenta comprometimento na fluência linguística. Precisa fazer avaliação neurológica e fonoaudiológica para ter uma melhor orientação.
Boa tarde querida!
Somente com anamnese e avaliação da linguagem poderei chegar às conclusão do seu caso. É necessário que também faça uma avaliação neurológica para que eu possa definir seu diagnóstico.
O mais importante é você começar com uma avaliação neurológica, o que eu acredito que você já tenha devido a encefalite é o mais provável é que seja afasia por seu caso estar relacionado ao neurológico. Um forte abraço !
Olá! pessoas com afasias não fluente têm dificuldade para se expressar, achar as palavras, utilizam frases muito curtas e omitem palavras. Ex: poderia dizer "sala filme agora". Pessoas com afasias não fluentes podem ter melhor compreensão da fala de outras pessoas e prejuízo na própria na expressão da fala. Normalmente estão conscientes das suas dificuldades em se comunicar e podem ficar frustrados, tristes e irritados. As afasias não fluentes podem apresentar fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo. Portanto, sugiro que procure um neurologista e uma fonoaudióloga para melhor ajudá-lo. Abs
É necessário a realização de uma avaliação criteriosa para compreender o seu diagnóstico e melhor forma de tratamento. O ideal é procurar um neurologista e um fonoaudiólogo especialista em linguagem.
Em primeiro lugar, é importante se fazer uma avaliação com Neurologista para se verificar possíveis causas . Assim como procurar uma Fonoaudióloga especialista em Gagueira .
Provavelmente não se trata de uma Gagueira, visto que apresenta um quadro de Encefalite. Porém, apenas uma boa avaliação Neurológica e Fonoaudiológica poderá diagnosticar corretamente e assim iniciar a intervenção.
Pelo relato apresentado e da forma de aparecimento do distúrbio de fala ,não deve tratar-se de uma gagueira.As encefalites podem ter como consequência alterações cognitivo -linguisticas,sendo uma delas, as afasias.Somente após a avaliação fonoaudiológica associada a avaliação neurológica saberemos de fato qual tipo de distúrbio de fala você apresenta.