Começar a fisioterapia após 15 dias retarda muito a recuperação ?estou fazendo alguns exercícios com

6 respostas
Começar a fisioterapia após 15 dias retarda muito a recuperação ?estou fazendo alguns exercícios com movimentos orientados pelo médico até o convênio liberar.
Não sei qual o seu problema/disfunção mas, independentemente, quanto antes iniciar a fisioterapia melhor. Durante esse período, tente se manter funcional e realizar suas atividades de vida diária de acordo com suas possibilidades e segurança e tente manter as orientações propostas pelo médico. Estratégias autogerenciais domiciliares pra redução da dor e edema também podem ser realizadas como elevação do membro, automassagem, crioterapia ou termoterapia, além da medicação que lhe foi prescrita. Consulte um fisioterapeuta ou seu médico para alinhar qual a sua necessidade e como pode realizar essa conduta de autogerenciamento de acordo com seu caso e sua fase de recuperação até conseguir iniciar os atendimentos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá ;
Aconselho você procurar um fisioterapeuta de sua confiança para realizar uma avaliação e traçar o melhor tratamento.
A paralisia facial de Bell ocorre quando há a lesão do nervo facial, habitualmente uma inflamação por uma infecção viral. O nervo facial é responsável pelos movimentos de expressão facial, pela sensação de gosto nos 2/3 anteriores da lingua, pela secreção de saliva e das lágrimas, assim como pela invervação do tímpano. Assim, quando ocorre lesão deste nervo, uma ou várias destas funções ficarão afectadas.
A paralisia de Bell afeta a face do indivíduo e pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade, é uma lesão neuronal periférica no nervo facial e ocorre quando esse nervo tem uma parte do seu trajeto obstruído em algum nível. É considerada de causa idiopática. Sabe-se que a paralisia de Bell é o enfraquecimento repentino ou paralisia dos músculos em um lado da face, podendo acometer pessoas de diversas idades e gêneros, assim sendo, é imprescindível que haja o acompanhamento de um fisioterapeuta para o tratamento e avanços de melhora.
A atuação da fisioterapia é um dos principais tratamentos para pacientes com PB, pois a intervenção fisioterapêutica utiliza como tratamento diversos meios, fazendo com que o paciente evolua de forma mais rápida, sendo elas: eletroestimulação, cinesioterapia, terapia manual , FNP, laserterapia e crioterapia, destaca-se que durante os exercícios é estimulado no paciente um controle de mímica facial e alongamento da musculatura, sendo fundamental que ele realize exercícios com biofeedback.

Abraços
Que bom que o seu médico já passou alguns exercícios para você ir fazendo, pois quanto antes começar, melhor o prognóstico. Não acho que 15 dias seja tardio, pelo contrário, você iniciou no tempo certo. Porém, é fundamental passar em consulta com o fisioterapeuta, que irá avaliar quais os músculos e em que grau cada um deles foi acometido, para traçar o melhor plano de tratamento. Abraço.
Bom, a resposta é que depende. Se você tiver passado por uma cirurgia ortopédica, por exemplo, o ideal é que você inicie com o tratamento fisioterapêutico desde o pós operatório imediato no hospital, mas já tem outras condições em que pode variar o tempo recomendado. De qualquer forma, 15 dias não é um período muito tardio, então siga os exercícios recomendados para não ficar totalmente em repouso antes de iniciar o tratamento com o fisioterapeuta. Abraços
Paralisia de Bell tem ótimos resultados com tratamento fisiotereutico.
É melhor fazer a fisioterapia após 15 dias do diagnóstico do que não fazer.
Grande parte do tratamento depende mesmo do paciente, porém não recomendado fazer sozinho, precisa ser supervisionado.
A fisioterapia possui recursos para melhor eficiência do tratamento como laserterapia, eletroterapia e termoterapia.
O ideal é usar medicação adequada logo no primeiro dia e iniciar a Fisioterapia o mais rápido possível. Após 15 dias, não é tarde não, mas não deixe passar muito disso para evitar sequelas. Sou especialista em Fisioterapia Neurofuncional e Paralisia Facial. Trabalho há 5 anos com Paralisia Facial Periférica, saiba o que NÃO se deve fazer: o uso do gelo, de eletroterapia e de exercícios de força, não devem ser feitos nunca.
A Fisioterapia precisa ser baseada em evidências e existem artigos científicos atuais sobre esse assunto. Tenha certeza se o tratamento que está sendo feito é o adequado, para evitar sequelas.

Especialistas

Lincoln Menezes de Azevedo

Lincoln Menezes de Azevedo

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Angelo Figueiredo

Angelo Figueiredo

Fisioterapeuta

Fortaleza

Jéssica Ribeiro

Jéssica Ribeiro

Fisioterapeuta

Brasília

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Caroline Moraes de Oliveira

Caroline Moraes de Oliveira

Fisioterapeuta

Osasco

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Paralisia de bell
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.