Com quem devo tratar trauma de divorcio ainda mais tendo filha pequena?

13 respostas
Com quem devo tratar trauma de divorcio ainda mais tendo filha pequena?
Olá bom dia. Aconselho a procurar um profissional especializado em Família. Existe uma especialização nessa área, Psicoterapeuta de Família. Então esse profissional lhe dará uma orientação mais completa. Existe também um livro cientifico mas que pode ser lido por um leigo que é baseado em uma pesquisa de 25 anos nos ESA sobre o assunto. (Filhos do Divórcio, autora, Judith Wallerstein) É um livro excelente e pode ajuda-lá a entender a importância de uma Psicoterapia não só aos cônjuges separados, mas, e principalmente aos filhos.

A disposição
Sayonara Machado

Todo fim de um relacionamento, tenha sido namoro ou um casamento, precisa de atravessar um tempo de luto. Para além disso, o tratamento psicanalítico pode ser de grande importância, visto que através dele você poderá rever sua história e aquilo que se repete ao longo dela. A medida em que for avançando em suas questões, poderá em outro momento, não só superar aquilo que designa como trauma, mas poderá fazer escolhas diferentes das que formam feitas até então.
Oriento procurar uma Psicologa especializada em terapia familiar e separaçao conjugal.
O divórcio é uma experiência que para algumas pessoas pode ser muito sofrida.
Se você perceber que está com dificuldade em lidar com as mudanças, sentimentos e novas adaptações desencadeadas por esse momento, o ideal é que você procure atendimento psicológico.
O fato de você contar que tem filha pequena na pergunta demonstra o cuidado e preocupação que você tem com ela, e o receio de ela se afetar negativamente pela situação.
Durante o processo terapêutico será possível que você cuide dessa ferida e se sinta mais segura em relação a como lidar com sua filha diante dessa situação.
Estou disponível para qualquer outra dúvida que surgir.
Atenciosamente,
Luciana Atallah Mehero
Psicóloga Clínica
Já escutaram-na? Trauma é um conceito específico E se dá em diferentes situações, sobretudo nas que não são faladas, simbolizadas. Se a mãe se separa do pai imaginamos que seja por uma razão dizível? se não foi talvez seja interessante construir, a partir do que a criança diz, o que ela acha e depois conduzir para uma verdade, uma variedade passivel dessa criança compreender, se os pais não não conta disso indicaria que vocês marcassem uma entrevista com um psicanálista para um dos pais ou a criança . Pois é importante que a filha tenha um espaço para elaborar isso, mas, não raro, os adultos também.
Nesta situação você deve ter em foco 2 coisas seu bem estar e o bem estar de sua filha, que principalmente por ainda ser pequena e não compreender as decisões dos pais.
É indicado que procure ajuda psicológica, se sentir a vontade com isso. Irá lhe ajudar a explicar a situação a sua filha e ainda a lidar com os seus sentimentos.
Baseada na pesquisa cientifica que produzi, posso afirmar que os enfrentamentos de uma separação são mesmo dolorosos, devem ser elaborados e que estão alocados em três eixos: as emoções, o resgate de sua identidade individual e a manutenção da sua estrutura familiar. Estes aspectos que necessitarão de uma atenção especial, a terapia poderá ajuda-la a superar este momento.
Procure um Psicólogo o mais rápido possível, pois este é o profissional mais adequado para se buscar nestes casos. O mesmo realizará uma avaliação inicial e posteriormente iniciará o tratamento propriamente dito.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes
CRP:08/18317
Uma boa idéia é fazer uma analise.Procure um bom psicologo q seja instrumentado de preferencia pela psicanalise e você tera as respostas q tanto tem procurado.Tenha certeza q os ganhos virão. Um abraço.
Olá,

A psicoterapia pode promover o resgate de seu potencial como pessoa, mãe e mulher, entre outros papéis desempenhados socialmente.
O fato de ter se divorciado formalmente nem sempre significa que emocionalmente conseguiu superar a experiência dolorida.
Como trabalho com a psicoterapia com enfoque nos relacionamentos, penso que seria uma sugestão adequada ao seus questionamentos.
Comigo, Psicóloga. Precisa ressignificar esse trauma.
Olá,
Essa fase de separação acarretam perdas para ambos os lados, e quando isso acontece é importante que tenha uma orientação de como lidar com essas novas situações daqui pra frente, como lidar com sua filha, então indico que busque ajuda de profissional psicologo, para conseguir primeiramente lidar com seus sentimentos, e com sentimentos de sua filha, que em primeira estância é o que importa.
Estou a disposição.
Att,
O divórcio implica uma adaptação, às vezes desejada, às vezes imposta. Para além das dificuldades enfrentadas, não significa necessariamente algo ruim. É muito importante que as suas questões com o seu ex-marido sejam bem elaboradas para que sua filha não seja usada (ainda que inconscientemente) para atingir um ao outro. Ressalto que existe "ex-marido", mas não existe "ex-pai". Essa função é dele e ele deve responder desse lugar para com sua filha. A psicanálise pode ser muito interessante para te auxiliar a atravessar isso que apresenta como um trauma. O que as expectativas e frustrações em relação ao fim dessa relação dizem sobre você? Sobre como você se coloca no mundo? Sobre seu desejo?