Com quanto tempo de medicação antidepressiva a concentração e a atenção deve melhorar?

9 respostas
Com quanto tempo de medicação antidepressiva a concentração e a atenção deve melhorar?
Usualmente 15...20 dias. Há naturalmente um período de adaptação. As causas, porém, devem ser tratadas com psicoterapia também.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A maioria das medicações antidepressivas demoram cerca de 15 dias pra fazer efeito. Algumas delas aumentam o nível de ansiedade nos primeiros dias do tratamento.
A resposta de cada organismo à medicação antidepressiva é variável, mas a maioria das pessoas começa a sentir os efeitos dos antidepressivos a partir de 10 a 15 dias do início do tratamento. Mas pode demorar de 4 a 6 semanas para o remédio atingir seu efeito total; por isso é tão importante ter paciência, tomar o remédio certinho e receber o acompanhamento do seu médico, que vai avaliar os efeitos e a dosagem correta para cada paciente. A psicoterapia também pode te ajudar a lidar com os sintomas que ainda persistem
A resposta à medicação depende de fatores individuais da pessoa, e aos poucos os déficits cognitivos podem ser minimizados. Muitas vezes a dificuldade de concentração está relacionada a desmotivação pelas atividades, ou seja, é um sintoma secundário a depressão. Sempre vale ressaltar a importância da psicoterapia no tratamento da depressão.
Isso depende muito de organismo para organismo. Geralmente, pede-se um mês para adaptação do remédio. Porém, caso queira melhorar o quanto antes os sintomas, procure uma terapia. Ela ajudará bastante na melhoria dos seus sintomas.
apesar de ter variáveis, mas de 20 a 30 dias é o tempo estimado.
Minha sugestão é que além da medicação também faca uma terapia em paralelo, tenho certeza que vai ter muito bons resultados.
Normalmente a medicaçao responde individualmente. Cada individuo responde de forma diferente. Realmente com a depressão altera a memoria, mas tratando de forma continua, a depressão e prolongada e a persistência da medicação e psicoterapia e de extrema importância para seu resultado. Ficar atenta em relação a memória, se isto já ocorria anteriormente a depressão seria nescessario a avaliação neuropsicológica para sua duvida.
É preciso investigar se a desatenção é comorbidade paralela com história anterior a depressão ou se ficou prejudicada com os sintomas depressivos. Também é comum o prejuízo da concentração por diminuição da atenção estamos estados de ansiedade e depressão.
Sugiro realizar o psicodiagnóstico.
Cuide-se e aproveite melhor seus potenciais.
Olá, boa tarde. Esses medicamentos costumam fazer efeito por volta de 15 a 20 dias, depende da particularidade de cada corpo. Pois, cada um tem um tempo de adaptação.
Esses sintomas também pedem um atendimento psicológico pra o melhor resultado.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.