Com quanto tempo de medicação antidepressiva a concentração e a atenção deve melhorar?

9 respostas
Com quanto tempo de medicação antidepressiva a concentração e a atenção deve melhorar?
Usualmente 15...20 dias. Há naturalmente um período de adaptação. As causas, porém, devem ser tratadas com psicoterapia também.

A maioria das medicações antidepressivas demoram cerca de 15 dias pra fazer efeito. Algumas delas aumentam o nível de ansiedade nos primeiros dias do tratamento.
A resposta de cada organismo à medicação antidepressiva é variável, mas a maioria das pessoas começa a sentir os efeitos dos antidepressivos a partir de 10 a 15 dias do início do tratamento. Mas pode demorar de 4 a 6 semanas para o remédio atingir seu efeito total; por isso é tão importante ter paciência, tomar o remédio certinho e receber o acompanhamento do seu médico, que vai avaliar os efeitos e a dosagem correta para cada paciente. A psicoterapia também pode te ajudar a lidar com os sintomas que ainda persistem
A resposta à medicação depende de fatores individuais da pessoa, e aos poucos os déficits cognitivos podem ser minimizados. Muitas vezes a dificuldade de concentração está relacionada a desmotivação pelas atividades, ou seja, é um sintoma secundário a depressão. Sempre vale ressaltar a importância da psicoterapia no tratamento da depressão.
Isso depende muito de organismo para organismo. Geralmente, pede-se um mês para adaptação do remédio. Porém, caso queira melhorar o quanto antes os sintomas, procure uma terapia. Ela ajudará bastante na melhoria dos seus sintomas.
apesar de ter variáveis, mas de 20 a 30 dias é o tempo estimado.
Minha sugestão é que além da medicação também faca uma terapia em paralelo, tenho certeza que vai ter muito bons resultados.
Normalmente a medicaçao responde individualmente. Cada individuo responde de forma diferente. Realmente com a depressão altera a memoria, mas tratando de forma continua, a depressão e prolongada e a persistência da medicação e psicoterapia e de extrema importância para seu resultado. Ficar atenta em relação a memória, se isto já ocorria anteriormente a depressão seria nescessario a avaliação neuropsicológica para sua duvida.
É preciso investigar se a desatenção é comorbidade paralela com história anterior a depressão ou se ficou prejudicada com os sintomas depressivos. Também é comum o prejuízo da concentração por diminuição da atenção estamos estados de ansiedade e depressão.
Sugiro realizar o psicodiagnóstico.
Cuide-se e aproveite melhor seus potenciais.
Olá, boa tarde. Esses medicamentos costumam fazer efeito por volta de 15 a 20 dias, depende da particularidade de cada corpo. Pois, cada um tem um tempo de adaptação.
Esses sintomas também pedem um atendimento psicológico pra o melhor resultado.