Com qual tipo de profissional seria melhor para fazer um acompanhamento quanto ao meu possível transtorno

9 respostas
Com qual tipo de profissional seria melhor para fazer um acompanhamento quanto ao meu possível transtorno de gênero?
Ola! O desconforto gerado quando a pessoa nasce com um sexo com o qual não se identifica, por exemplo: nasceu mulher, mas se sente do gênero masculino e vice-versa, pode gerar diversas questões relacionadas à: auto-estima, auto-imagem corporal, ansiedade, depressão, problemas sociais, dentre outros.

No tratamento psicoterapico, a pessoa poderá ser acompanhada nas suas angustias/duvidas/necessidades, e conforme for, até de uma equipe multidisciplinar.

Vale lembrar que, os acessos aos tratamentos médicos, geralmente passam pelo acompanhamento psicológico. Sugiro a procura de um profissional de saúde mental inicialmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, concordo com meus colegas.
Em relação a iniciar um acompanhamento, seja com um psicólogo ou psicanalista, o importante é que vc se sinta a vontade para falar de suas questões com esse profissional; marque algumas entrevistas, com dois ou três. O mais importante e que inicie um tratamento para poder lidar melhor com algumas questões.
Um abraço
Olá.Sugiro que procure a ajuda de um psicólogo. Este profissional poderá auxilia-lo a melhor compreender o que você chama de "transtorno de gênero". Poderá contribuir para que você se perceba e passe a se aceitar como verdadeiramente é. A partir daí muito do desconforto se elimina, tornando mais fácil a convivência com seus pares. Tente e seja feliz.
Obs. não existe mais o termo trastorno de gênero, e sim disforia de gênero. O normal é você procurar um sexólogo. Esse com certeza pode contribuir para que você compreenda melhor as causas e o tipo de ajuda psicoterapêutica.
Olá. Sugiro que procuro um profissional de psicologia que você confie e sinta segurança em compartilhar seus receios, angustia e prazeres. O tratamento psicoterápico irá lhe auxiliar na aceitação própria e no enfrentamento das peculiaridades que entorna essa característica, como o preconceito, bullyng, aceitação da família e agressividade. Espero que seja bem acolhido. Um grande abraço.
Concordo com alguns colegas quanto à procura por apoio psicológico. Todavia, a disforia de gênero, por ser um tema muito complexo, especificamente relacionado à sexualidade do indivíduo; deverá ser acompanhado por um profissional que esteja familiarizado com o tema. Nesse sentido, o profissional indicado deverá ser um sexólogo ou psicólogo atualizado e engajado no estudo da sexualidade humana.
Concordo com a colega acima! Importante procurar um profissional na área da sexualidade e de preferencia que já tenha experiencia com casos de disforia de Gênero!É um assunto complexo e delicado que envolvem muitas questões! Tenho me dedicado nesse estudo de forma profunda e tenho ajudado meus pacientes quanto a aceitação e enfrentamento, trabalhando aspectos relevantes da vida de cada um! Juntamente com a equipe parceira que envolve endocrinologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e cirurgião plastico .Nao desista, enfrente! Os caminhos irão aparecer!Boa sorte!
Olá, Concordo com os colegas acima. O psicólogo é o profissional mais indicado para acompanhar inicialmente questões de gênero. Apesar de certas analises só poderem ser aprofundadas através do encontro e de um contato pessoal acredito que pela forma que você colocou esse seu questionamento como "transtorno de gênero" além de uma confusão em se situar frente a isso nos esbarramos em questões morais suas e em um sentimento de culpa. Esse profissional deve te acompanhar nessa busca para um melhor esclarecimento e também para a aceitação da sua sexualidade. Acredito que o processo psicanalítico seria o mais indicado pois desde o seu primórdio buscou quebrar essas barreiras morais e tratar da culpa. Freud foi um precursor no entendimento da sexualidade como multipla e fez uma leitura muito precisa de como uma visão moralista da sexualidade serviria para manter uma homeostase da sociedade mas que era responsável produção de sérios adoecimentos psíquicos.
A orientação é que procure um psicólogo que o ajudará a elaborar melhor sua busca sobre o tema transexualidade

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.