com é feito o exame de vectoeletronistagmografia?

3 respostas
com é feito o exame de vectoeletronistagmografia?
Prezado/a paciente-internauta,

Os testes vestibulares com vectoeletronistagmografia, pesquisa de pares, rastreio pendular e observação do padrão do nistagmo (que são movimentos involuntários dos olhos) são um conjunto de exames que visam, essencialmente avaliar alterações no sistema vestibular, confirmando ou descartando o diagnóstico de labirintopatia. Isso se dará através da observação do padrão nistágmico, que, dependendo da causa da tonteira, se manifestaram de uma forma ou de outra.

O teste deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos 6 horas e sem uso de medicações labirínticas e cafeína (e seus derivados) por período de 5 dias. Coloca-se eletrodos na face (e no caso da vecto computadorizada, uma viseira), devendo o paciente cooperar não se movimentando e nem contraindo a face. A duração varia de 7 a 15 minutos e eventualmente, tonteira, náuseas e desconfortos podem ocorrer.

Idosos devem estar acompanhados. Em geral, após o exame, podendo retomar as atividades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O exame é feito com a intenção de avaliar as funções vestibulares, assim como os pares cranianos. A avaliação começa por uma anamnese dos sintomas e queixas do paciente, é avaliado as funções de equilibrio estatico e dinamico através de algumas exercicios e manobras feitas pelo fonoaudiologo, logo após coloca-se eletrodos na face do paciente para serem avaliados os movimentos oculares e seus nistagmos com e sem estimulos visuais e por fim é feito a prova calorica onde estimula-se o labirinto através de ar quente e frio e registra-se em gráficos no computador. O exame demora em torno de 40 a 60 minutos.
Prezado o exame do labirinto (vectoeletronistagmografia) é um exame relativamente simples.
Com ele se avalia a função vestibular e se a disfunção é de origem periférica ou central.
Exige uma preparação prévia, com um jejum de 4 a 6 horas e não tomar cafeína e alguns medicamentos.
São colocados eletrodos na face para captar os movimentos oculares (nistiagmo) no início se avalia a função oculomotora e depois é feito a prova calórica, onde avaliamos os dois ouvidos isoladamente.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 73 perguntas sobre Exame da labirintite (Vectoeletronistagmografia)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.