Coloquei tem um mês tenho risco de engravidar no primeiro mês com Diu?

1 respostas
Coloquei tem um mês tenho risco de engravidar no primeiro mês com Diu?
Bom dia,
Mirena® (levonorgestrel) é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. Essa forma em T, tem como objetivo ajustar o sistema de liberação ao formato do útero.
O sistema libera levonorgestrel em seu corpo em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas, prevenindo a gravidez através do controle do desenvolvimento da camada de revestimento do útero, chamada de endométrio, de forma que esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez. Promove também o espessamento do muco normal, de forma que o espermatozoide encontre dificuldade para entrar no útero e fertilizar o óvulo. O Mirena também afeta o movimento do espermatozoide dentro do útero.
Este método contraceptivo apresenta um índice de falha de aproximadamente 0,2% no primeiro ano, ou seja, 2 mulheres a cada 1000 ficaram grávidas com o seu uso no primeiro ano e cerca de 7 mulheres a cada 1000 no final de 5 anos de uso.
Após sua inserção para permitir um descanso ao corpo, é aconselhável aguardar cerca de 24 horas após a inserção antes de ter relação sexual. Porém, logo após a inserção, o Mirena já previne a gravidez.
É aconselhado também que após sua inserção, para que o método seja considerado eficiente que a paciente procure seu ginecologista para avaliação através do ultrassom transvaginal se o dispositivo se encontra normalmente inserido. Deve ser verificado em 4 a 12 semanas após a inserção e depois regularmente, pelo menos uma vez por ano. Além disso, o médico deve ser consultado em qualquer uma das seguintes ocorrências:
- se não sentir mais os fios de remoção na vagina;
- se sentir a extremidade do sistema no seu corpo;
- suspeita de gravidez;
- dor abdominal persistente, febre ou corrimento vaginal incomum;
- a usuária ou o parceiro sentir dor ou desconforto durante relação sexual;
- alterações repentinas no período menstrual (por exemplo, após um período de sangramento reduzido ou ausência de sangramento ocorrer sangramento persistente, dor ou sangramento intenso);
- outros problemas clínicos, tais como dores de cabeça do tipo enxaqueca ou com frequência e intensidade fora do habitual, problemas repentinos da visão, pele amarelada (icterícia) ou pressão sanguínea elevada.
Não esquecer de agendar uma consulta de rotina com seu médico ginecologista para acompanhamento e esclarecimento de eventuais dúvidas.
Espero ter esclarecido seu questionamento e em caso de demais dúvidas me ponho a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!