Coloquei o DIU no dia 06/03, tive relação sexual dia 14/03 sem preservativo, não esperei o tempo de

3 respostas
Coloquei o DIU no dia 06/03, tive relação sexual dia 14/03 sem preservativo, não esperei o tempo de 1 mês e também não USG corro o risco de engravidar? Será que devo tomar pilula emergencial?
Olá. Se você colocou o DIU de cobre, você estará protegida imediatamente após a inserção, independente do período do ciclo menstrual em que foi colocado, desde que exista evidência de que o DIU esteja dentro da cavidade endometrial e acima do orifício interno do colo uterino.
Se você colocou o DIU Mirena menstruada e até o sétimo dia do ciclo menstrual, você estará protegida imediatamente, desde que exista evidência de que o DIU esteja dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Se você colocou após o sétimo dia do ciclo menstrual, você deverá aguardar 7 dias para ter relação sexual.
A evidência do posicionamento do DIU é feita pelo ultrassom.
Sem saber o posicionamento do DIU pelo ultrassom, não pode-se afirmar que está protegida contra a gravidez.
A pilula do dia seguinte serve para retardar ou evitar a ovulação. Se você já ovulou, a pílula do dia seguinte não irá lhe proteger.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá muito obrigado por essa excelente pergunta, como você teve relação sexual desprotegida de métodos de barreira dentro do período que deveria aguardar para realiza o ultrassom, e desse modo verificar se o mesmo encontra-se bem posicionado ou não, existe sim a chance de ocorrer uma gravidez não programada, por isso aconselho uso de método de emergência que seria a pílula do dia seguinte, mas sob orientação médica. E posteriormente aguardar e realizar um ultrassom para verificar a real posição do DIU. Procure sempre um especialista capacitado a lhe orientar.
A eficácia de qualquer método contraceptivo depende do uso correto do mesmo. Em relação ao Diu dois fatores são importantes: a inserção na fase adequada do ciclo menstrual e o posicionamento adequado do mesmo dentro da cavidade uterina. Com relação a inserção, se você não estava fazendo uso de nenhum método contraceptivo, o ideal é que ele seja inserido no segundo ou terceiro dia da menstruação, e se você já estiver usando outro método de forma adequada, ele pode ser inserido a qualquer momento. No que diz respeito ao posicionamento na cavidade uterina, o ideal é que seja feito um ultrassom após a inserção. Sendo assim converse com o seu médico para que ele possa orienta-la da melhor forma possível.

Especialistas

Daniela Mezzomo

Daniela Mezzomo

Ginecologista

Blumenau

Agendar uma visita
Tania Tripode

Tania Tripode

Ginecologista

Mogi das Cruzes

Agendar uma visita
Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2313 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.