Coloquei o Diu Mirena ha 50 dias. E fiz um ultrasom endovaginal que constatou que o Diu está mal posicionado,

3 respostas
Coloquei o Diu Mirena ha 50 dias. E fiz um ultrasom endovaginal que constatou que o Diu está mal posicionado, e encontra-se no Corpo Endocervical.
Meu ginecologista afirma que o Diu não perde a eficácia estando mal posicionado, como consta no ultrasom, mas eu não me sinto segura com essa informação. Procede a informação?
Muito obrigado pela sua pergunta, casos como o seu podem ocorrer com certa frequencia, o mal posicionamento do DIU Mirena pode ocorrer sim, não perdendo em nada da sua eficácia contraceptiva, sendo assim pode ficar tranquila com relação à eficácia desse método, mas caso deseje que ele seja recolocado, isso pode ser feito sim com o auxílio de uma procedimento cirúrgico chamado histeroscopia. Lembrando que o mal posicionamento do DIU pode ocasionar dores na relação sexual, aumento do nível de dor da cólica e alguns sangramentos indesejados. De qualquer forma procure sempre um bom especialista para lhe auxiliar em uma tomada de decisão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Com certeza ele esta fazendo o melhor por você.
O Mirena surgiu inicialmente para ficar no colo uterino. Como o principal efeito do Mirena é o efeito de barreira, espessando o muco endocervical e impedindo a entrada do espermatozoide no útero, o DIU hormonal no colo uterino tem o seu efeito garantido contra a gravidez.
É diferente do DIU de cobre que sempre tem que estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino.
No entanto, o DIU hormonal no colo uterino aumenta o risco de dor pélvica, cólicas menstruais, escapes menstruais, dor na relação sexual e expulsão completa do DIU. Assim, a melhor posição do Mirena é dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino.
Esse DIU pode ser reposicionado ou um novo DIU pode ser inserido.
O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,2%). Você tem 90% de chance de ter uma adaptação ao DIU.
Olá !
A localização habitual do DIU é no fundo do útero mas, por vezes, ele pode não se acomodar nesta região. Se a paciente não tiver sintomas e a parte inferior do DIU estiver acima do orifício interno do colo, o DIU pode ser mantido, e pode ser ou recolocado através de histeroscopia um procedimento em que coloca uma câmera pelo colo e com auxílio de um instrumento coloca o DIU no lugar ou podem ser feitas ultrassonografias seriadas para verificar a posição do DIU pois ele pode naturalmente ir para o fundo, ficar no mesmo lugar, ou descer pelo colo. De toda forma é necessario que a ultrassonografia tenha localizado bem o DIU para auxiliar na tomada de decisão e que ela seja feita junto com você. O DIU não perde a eficácia contraceptiva nessas ocasiões porém pode causar cólicas e sangramentos.

Especialistas

Miucha Rios O. Zucchi

Miucha Rios O. Zucchi

Ginecologista, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Ginecologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Campinas

Agendar uma visita
Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2314 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.