Coloquei o diu de cobre, é normal sentir essa dor por quanto tempo?

3 respostas
Coloquei o diu de cobre, é normal sentir essa dor por quanto tempo?
Olá. Como foi a inserção do DIU? Foi fácil e tranquila?
A dor pode ser normal. No primeiro mês as dores podem ser mais frequentes e a menstruação pode ficar irregular. Você pode controlar as dores com anti-inflamatórios. Use as medicações prescritas pelo seu médico.
O DIU de cobre tem como efeito colateral aumento do volume menstrual e das cólicas menstruais.
O DIU de cobre é um excelente método de anticoncepção com risco de falha de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0.5%).
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Olá muito obrigado pela sua pergunta, essa queixa é muito frequente mesmo, pois a maioria das pacientes realmente cursam com alguma piora na cólica durante as primeiras semanas da inserção do DIU de cobre, mas a tendência é que essa queixa irá melhorar ao longo do tempo de uso diminuindo bem em torno de 5 a 6 semanas de uso, caso contrário, converse com um especialista.
Todo DIU independentemente de cobre ou hormonal (Mirena) tem um período de adaptação que precisa ser respeitado (até 6 meses da inserção). Nesse tempo, dores mais intensas e irregularidade menstrual são comuns. Passado o período de adaptação, a tendência é a normalização. MAS as pacientes precisam estar cientes que o DIU de cobre costuma aumentar cólicas menstruais e também o fluxo de sangue nas menstruações durante todo seu período de validade (10 anos). Este modelo de DIU não é recomendado para mulheres que costumam ter cólicas menstruais moderadas/intensas ou fluxo menstrual que dura em torno de 7 dias ou mais por mês (pois o DIU de cobre acentua um pouco tudo isso). Essas mulheres são candidatas ao DIU Mirena. Se vc tem pouca ou nenhuma cólica menstrual e sangra de 3 a 5 dias por mês mas menstruações, aí sim é candidata ao DIU de cobre. Outra coisa: dores incapacitantes logo após a inserção podem indicar mau posicionamento do DIU. Boa sorte!