Colangiocarcinoma realmente tem cura definitiva ou somente paliativa?

3 respostas
Colangiocarcinoma realmente tem cura definitiva ou somente paliativa?
O colangiocarcinoma, assim como outros tumores, se diagnosticados em fase inicial, podem ser passível de cura sim, habitualmente se for possível ser removido cirurgicamente. Infelizmente boa parte dos diagnosticos ja acontecem em fase mais avançada, o que impede um tratamento curativo cirúrgico e o tratamento acaba tendo por finalidade controlar o crescimento da lesão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O colangiocarcinoma é realmente uma doença grave. Sempre que possível, o tratamento deve ser cirúrgico muitas vezes com a necessidade de resseção de parte do fígado, intestino e pâncreas. Ou seja, é uma cirurgia agressiva. Quanto mais precocemente é diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isto, um especialista experiente deverá ser consultado o mais precocemente possível.
Os colangiocarcinomas são duráveis assim como outros tumores digestivos quando localizados, isto é quando estão limitados somente ao ducto biliar, principalmente se retirado por meio de cirurgia. O maior problema é que muitos são diagnosticados em estadiamentos avançados quando a cura se torna impossível. São divididos em intra hepáticos (quando se formam no tecido biliar dentro do figado), Peri pilares (ducto biliar proximal) e distais (ducto biliar distal). Tanto os intra hepáticos que podem ser retirados por meio de hepatectomia quanto os dos tais que podem ser retirados por duodenopancreatectomia são geralmente mais duráveis apesar de mais raros. Os Peri hilares também são de difícil extirpacao cirúrgica pela localização anatômica, mas também podem ser curados por meio de cirurgia complexa que envolve em geral uma hepatectomia associada a reconstrução da via biliar.

Especialistas

Kelly Borges Araujo

Kelly Borges Araujo

Oncologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Rodrigo Mariano

Rodrigo Mariano

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Lucas Fernandes Andrade

Lucas Fernandes Andrade

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Belo Horizonte

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Felipe Malafaia

Felipe Malafaia

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Colangiocarcinoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.