Cloridrato dr Sertralina.tira a libido??rdmestou tbem tenso inaonia .dores dr cabeca ao acordar. Tom

2 respostas
Cloridrato de Sertralina pode tirar a libido? Aumento de tensão, insonia e dores de cabeca ao acordar tb podem ser do medicamento?
A sertralina frequentemente diminui a capacidade de orgasmo e, em algumas pessoas, pode diminuir a libido. Entretanto, diminuição de libido em pessoas que usam sertralina, uma droga usada basicamente no tratamento de depressões e transtornos de ansiedade, pode ser resultante também destes transtornos. "Tensão" é um termo vago e, assim, não é possível dizer se tem relação com o uso da medicação, mas se por tensão quer dizer ansiedade, o remédio costuma diminuir a ansiedade e não aumentá-la e, se for tensão muscular, também não se espera que cause. Algumas pessoas reportam dificuldades de sono, mas nem todas e, se for devida à medicação, costuma melhorar ao longo do uso. Porém, insônia pode ter muitas causas diferentes e, mesmo que esteja tomando a medicação, não é possível, sem conhecer os detalhes de seu caso, saber se é devida à medicação. No início do tratamento, em algumas pessoas, pode ocorrer dor de cabeça, que costuma melhorar e desaparecer nos primeiros dias ou semanas de tratamento. Fale com seu médico que, conhecendo os detalhes de seu caso, estará em boas condições de investigar se o que sente se relaciona à medicação ou tem outra origem e, assim, dar as melhores orientações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a sertralina, que é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo alterações na libido, tensão, insônia e dores de cabeça. Vamos explorar cada um desses efeitos:

Diminuição da Libido: É um efeito colateral relativamente comum entre os ISRSs, incluindo a sertralina. Algumas pessoas podem experimentar uma redução no desejo sexual ou dificuldades em atingir o orgasmo.


Aumento de Tensão: Algumas pessoas relatam sentir-se mais tensas ou ansiosas ao iniciar o tratamento com sertralina. Isso pode ser temporário e geralmente melhora à medida que o corpo se ajusta ao medicamento.


Insônia: A sertralina pode causar insônia ou distúrbios do sono em algumas pessoas, especialmente quando iniciam o tratamento ou aumentam a dosagem. Tomar o medicamento pela manhã, em vez de à noite, pode ajudar a minimizar este efeito.


Dores de Cabeça: Dores de cabeça são um efeito colateral comum e podem ocorrer especialmente no início do tratamento. Elas geralmente diminuem com o tempo.

O que Fazer:

Monitoramento: É importante monitorar esses efeitos colaterais e ver se eles diminuem com o tempo. Muitas vezes, os efeitos colaterais são mais intensos nas primeiras semanas de tratamento e podem diminuir à medida que o corpo se ajusta.


Consulta Médica: Se os efeitos colaterais persistirem ou forem difíceis de gerenciar, é importante discutir isso com seu médico. Eles podem ajustar a dose ou considerar outras opções de tratamento.


Ajustes de Estilo de Vida: Práticas de higiene do sono, técnicas de relaxamento e exercícios regulares podem ajudar a mitigar alguns desses efeitos colaterais, como insônia e tensão.

Sempre é importante manter uma comunicação aberta com seu médico sobre como você está se sentindo durante o tratamento para garantir que você está recebendo o suporte adequado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.