Cirurgia de retirada da vesícula + hérnia umbilical em paciente DPOC (65 anos e estável) é considerada

3 respostas
Cirurgia de retirada da vesícula + hérnia umbilical em paciente DPOC (65 anos e estável) é considerada de alto risco? O método é por vídeo laparoscopia?
Pela doença de base do paciente o procedimento acaba tendo seu risco aumentado, para complicações pulmonares principalmente. Uma boa avaliação pré-operatória com um risco cirúrgico/cardiológico bem feito, minimiza as possibilidades de complicação. Em relação ao ato cirúrgico em si, dependendo do grau de DPOC, a laparoscopia pode ser contra indicada. Converse com o pneumologista que o acompanha, associado a uma boa avaliação pelo cirurgião e o anestesiologista, tornam o procedimento mais seguro.

Dpoc é um fator de risco para pacientes que serão submetidos a anestesia geral, com entubação orotraqueal, mais com relação a complicações pulmonares. A cirurgia em si não tem risco aumentado pelo DPOC.
Por se tratar de uma cirurgia rápida, com baixo índice de complicação, desde que o paciente esteja bem compensado clinicamente, é um procedimento de baixo risco, quando feita de forma eletiva, sem estar na crise aguda.
No entanto, é necessário ter uma boa avaliação cardiopulmonar pré-operatória para maior segurança na liberação da cirurgia.
O método de eleição é sempre via laparoscópica.
À disposição!