Cirurgia de cisto pilonidal: Cirurgia fechada há mais chance do cisto voltar ou não há nenhum estudo

3 respostas
Cirurgia de cisto pilonidal: Cirurgia fechada há mais chance do cisto voltar ou não há nenhum estudo concreto sobre o caso?
Por que muitos médicos preferem cirurgia aberta e tiram tanta carne do paciente, o deixando de cama por muitos meses?
A cirurgia aberta será mais segura pois traz uma cicatrização sem riscos. A cirurgia apesar de ficar aberta não deixa a pessoa incapacitada por meses e após algumas semanas com os cuidados locais adequados poderá retornar ao trabalho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Inicialmente, ambas técnicas cirúrgicas - aberta e fechada - apresentam risco de recorrência da doença. Considerando-se ambas, ao redor de 6,9 por cento. Entretanto, os casos com fechamento primário do ferimento operatório apresentam uma taxa de recorrência da doença significativamente maior - 8,7 por cento - quando comparados com os casos onde o ferimento operatório permaneceu aberto ou foi submetido à marsupialização - 5,3 por cento. Alguns artigos científicos revelam que pacientes tratados pela técnica fechada retornam mais rapidamente ao trabalho do que aqueles em que o ferimento foi deixado aberto, porém, outros constataram que esse retorno foi mais breve com o emprego de marsupialização do ferimento.
Há um ligeiro aumento do risco do cisto voltar na técnica fechada, o que da com que muitos cirurgiões optem pela técnica aberta. A quantidade de tecido que será manipulado, vai depender do tamanho do cisto e do processo inflamatório que gerou. Em geral, quando não há mais processo inflamatório, é realizado apenas abertura do trajeto, curetagem do local do cisto e retirada dos pêlos. Um outro fator importante na diminuição da chance de retorno da doença é manter a ferida sem pêlos até completa cicatrização.

Especialistas

Natália Misson

Natália Misson

Coloproctologista

Belo Horizonte

Matheus Ribeiro da Fonseca

Matheus Ribeiro da Fonseca

Cirurgião geral

Palmeiras de Goias

Gustavo Ambrosi Evangelista

Gustavo Ambrosi Evangelista

Coloproctologista

Belo Horizonte

Amanda Ferrante

Amanda Ferrante

Coloproctologista

Osasco

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 278 perguntas sobre Cisto pilonidal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.