Cirurgia aberta vesícula , depois é normal ficar quantos dias sem defecar até voltar ao normal?

2 respostas
Cirurgia aberta vesícula , depois é normal ficar quantos dias sem defecar até voltar ao normal?
Boa tarde. Após uma cirurgia, mesmo que não haja manipulação do intestino, é frequente que o paciente demore em torno de 5 a 7 para restabelecer o ritmo intestinal habitual. Isso se deve à alteração da rotina, da alimentação, ao desconforto abdominal, entre outros fatores. Se houver incômodo gerado pela situação, sugiro consultar seu médico para avaliar qual conduta deve ser tomada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O curso pós-operatório de uma colecistectomia convencional segue alguns aspectos inerentes ao próprio procedimento. Entretanto devemos observar certos aspectos individuais ou relacionados aos medicamentos utilizados como analgésicos prescritos pelo cirurgião. No primeiro caso a demora do retorno da função intestinal está relacionado a própria frequência evacuatória de cada paciente devendo ressaltar que aqueles que apresentam uma irregularidade prévia poderão apresentar um retorno mais lento do que aqueles que evacuam regularmente. Pacientes mais idosos, diabéticos ou que possuam problemas vasculares costumam demorar um pouco mais do que os pacientes que não tenham essas características visto que o tempo e essas patologias são fatores que prejudicam o bom funcionamento intestinal. Em relação ao procedimento em si, qualquer procedimento cirúrgico na cavidade abdominal pode levar à interrupção da função evacuatória e o uso concomitante no pós-operatório de medicamentos que sabidamente causam uma diminuição da atividade peristáltica como anti-espasmódicos e opiáceos ( analgésicos ) podem também retardar o funcionamento e a simples suspensão das drogas faz com que haja regularização. O tempo de jejum e o tipo de dieta utilizado na reintrodução da alimentação também são fatores importantes já que a demora em iniciar a dieta e a oferta de poucos resíduos faz com que haja demora na formação do bolo fecal que é o principal estímulo para desencadear a evacuação. Um aspecto característico após a colecistectomia é que não é incomum que no pós-operatório quando do retorno da função intestinal, o paciente mantenha um quadro de diarréia que pode durar algumas semanas até a adaptação do organismo à nova condição da ausência da vesícula. Esses aspectos devem ser observados e comentado com o seu médico assistente nas consultas de revisão que são de suma importância de serem realizadas pois assim ele poderá dar segmento ao tratamento iniciado com a cirurgia e onde serão realizadas as alterações na dieta e prescrição dos medicamentos realizada no momento da alta hospitalar.

Especialistas

Marcelo Cerdan Torres

Marcelo Cerdan Torres

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Marnay Helbo de Carvalho

Marnay Helbo de Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Uberlândia

Agendar uma visita
Carlos Eduardo Pizani

Carlos Eduardo Pizani

Cirurgião do aparelho digestivo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Guilherme Zupo Teixeira

Guilherme Zupo Teixeira

Coloproctologista, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1065 perguntas sobre Colecistectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.