Caso uma pessoa tome o Alprazolam por vários anos e sinta que o mesmo interferiu em sua capacidade d

4 respostas
Caso uma pessoa tome o Alprazolam por vários anos e sinta que o mesmo interferiu em sua capacidade de memorização, se ela interromper o uso do medicamento, esse efeito poderá ser revertido?
Sim. Mas, não pare de tomar sem orientação médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso desse tipo de medicamento (benzodiazepínico) por anos pode levar a dependência física. Isso é muito sério, uma vez que se você parar de uma hora para outra ou até ao tentar reduzir a dose sem orientação, poderá ter sintomas de abstinência que vão desde insônia, tremor, até convulsões nos casos mais graves (doses altas, há muitos anos).
Se deseja retirar essa medicação é necessário fazer um desmame. Jamais pare o remédio por conta e sem orientação médica pois deve ser feito aos poucos e em dosagens recomendadas. Como causa dependencia quimica, talvez seja necessário, além do acompanhamento médico, uma psicoterapia para lidar com os sintomas de abstinencia. Quanto ao retorno da memória alguns estudos dizem que mesmo após a retirada a sequela de perda de memória permanece.
Olá! Todos os sintomas que você sentir com o uso da medicação devem ser informados ao seu médico. Assim, ele poderá avaliar se o impacto na memória é por causa do medicamento e o que deverá fazer para minimizar o efeito, como por exemplo substituir a medicação, acrescentar outro medicamento. Somente o médico poderá retirar o remédio, nunca faça sem a orientação dele. É importante mencionar que, os remédios ajudam nos sintomas, mas você pode, por meio da terapia controlar sua ansiedade chegando ao ponto de ficar sem a medicação. Por isso é importante junto com o tratamento psiquiátrico realizar o tratamento psicológico.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.