Caso um suposto melanoma seja extraído para biópsia em um determinado local do corpo (virilha), o mesmo

3 respostas
Caso um suposto melanoma seja extraído para biópsia em um determinado local do corpo (virilha), o mesmo pode retornar ao mesmo local ou surgir em outro lugar? Ou uma vez extraído não?
Dependendo como foi feita excisão cirúrgica o melanoma pode recidivar no local da biópsia. É importantíssimo realizar acompanhamento médico com o dermatologista, que avaliará a biópsia de acordo com a escala de Breslow e a margem dada, se necessita realizar uma outra cirurgia ou o estadiamento do tumor. Se a biópsia foi realizada com margens amplas, provavelmente não necessitará de um novo procedimento.
O melanoma pode enviar metástases para outros locais do corpo, como sistema nervoso central, aparecer em outros locais da pele em indivíduos predispostos ou recidivar no local da biópsia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para esclarecer mais ainda a questão, que já foi respondida anteriormente, é importante lembrar que a pele é composta de 3 camadas. A epiderme (0,7mm em média), a derme (5 mm em média) e subcutâneo (5 a 50 mm em média). Na epiderme estão as células de revestimento (queratinócitos) e de pigmento (melanócitos). É nestes que se dá um tipo de tumor chamado melanoma. Entre a epiderme e a derme existe uma estrutura chamada lâmina basal, que as separa. Tumores da epiderme, que ultrapassem 1 mm de espessura podem invadir a derme e entrar na corrente circulatória, que está bem perto. Por esse motivo, a remoção inicial, sempre que possível, deve ser excisional (com margem extra de tecido não comprometido). O exame microscópico desse material é que vai dizer se foi removido integralmente ou não. Se não foi, será necessário operar para ampliar as margens e, se for o caso, pesquisar gânglios que estejam próximos. O médico especializado nesse assunto poderá orientar corretamente.
Diante de uma lesão pigmentada suspeita, o primeiro passo é a biópsia excisional (retirada completa da lesão) e avaliação do material pelo médico patologista. O próximo passo será dado em função do resultado que o patologista fornecer. Existem 3 fatores, relacionados ao tumor primário, que vão determinar se o melanoma é grave ou não. O primeiro deles é a espessura da lesão (Breslow) que é dada em milímetros. Outra característica importante é a presença ou ausência de ULCERAÇÃO (também dado pelo patologista) e mais recentemente o índice mitótico foi incorporado ao estadiamento do melanoma cutâneo. Com esses dados na mão, iremos planejar o tratamento (já adianto que é cirúrgico). Pode ser necessário apenas a ampliação das margens de segurança ( a extensão da margem depende do Breslow) ou pode ser necessário a ampliação das margens com biópsia do linfonodo sentinela que é um exame que avalia se o melanoma disseminou para os linfonodos (popularmente conhecido como gânglios ou ingua).

Especialistas

Layara de Assis

Layara de Assis

Dermatologista

Ipatinga

Rafaela De Castro Silva

Rafaela De Castro Silva

Dermatologista

Barbacena

Isabelly Queiroz

Isabelly Queiroz

Dermatologista

Teresina

Mariana Fernandes

Mariana Fernandes

Dermatologista

São Paulo

Maria Clara Miranda

Maria Clara Miranda

Dermatologista

Fortaleza

Adriana Cuglianna

Adriana Cuglianna

Dermatologista

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Câncer de pele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.