Caso um paciente apresenta derrame articular no joelho qual o melhor tratamento fisioterapêutico?

3 respostas
Caso um paciente apresenta derrame articular no joelho qual o melhor tratamento fisioterapêutico?
O derrame articular tem diversas causas, desde lesão meniscal, lesao ligamentar, artrose, gota, etc. O ideal é procurar um especialista em joelho credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (entre no site da SBCJ, lá existe uma lista com os nomes por estado)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de pensar em fisioterapia precisamos descobrir qual é a causa do derrame articular. Um menisco ou ligamento rompidos, por exemplo, precisam normalmente de tratamento cirúrgico. Um derrame articular devido a uma doença reumática, por exemplo, precisa de tratamento reumatológico adequado e, em certos caso, é até contra-indicado a fisioterapia. Procure um ortopedista especialista em joelho para fazer primeiro o diagnóstico da causa do derrame articular e, então, ver se a fisioterapia será indicada, ok?
Conforme dito acima, as causas do derrame precisam realmente ser investigadas, uma vez que não é uma doença, mas um sintoma. Uma vez definido o diagnóstico, o tratamento da fisioterapia vai depender se este derrame está em formação (quadro inflamatório ainda ativo) ou se trata-se de um derrame residual. Em ambos os casos, para drenar o líquido intraarticular, existem técnicas como enfaixamento compressivo com ataduras elásticas e uso de correntes elétricas do tipo polarizadas. Caso o derrame ainda esteja em formação ou com novas formações recorrentes, medidas antiinflamatórias como o gelo e laser podem ser indicadas. Fora isso, precisa-se evitar estresses articulares que induzam mais formação de edema. Caso tenha dor atrás do joelho, também existe a possibilidade deste liquido ter se encistado na região poplítea (cisto de Baker), que pode causar muita dor, mas pode ser abordado de maneira relativamente rápida e fácil com uma espécie de massagem de baixo para cima no local.

Especialistas

Marcos Henrique Alves Resende

Marcos Henrique Alves Resende

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Ortopedista - traumatologista

Sete Lagoas

Marcelo D'Amado

Marcelo D'Amado

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Lesões do joelho: meniscos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.