Caros tenho 30 anos,sou professor e estudante de pós-doutorado. Recebi diagnóstico de TOC por psiquiatra.

2 respostas
Caros tenho 30 anos,sou professor e estudante de pós-doutorado. Recebi diagnóstico de TOC por psiquiatra. Foi-me sugerido tratar com fluoxetina OU paroxetina, além de TCC. Estas medicações podem comprometer minhas atividades acadêmicas? Elas afetam o raciocínio lógico? Posso cometer erros absurdos?
Caro paciente,
A fluoxetina e a paroxetina não costumam afetar as habilidades cognitivas de quem as toma. Ao contrário, tais habilidades podem até serem aprimoradas, uma vez que o controle da ansiedade (geralmente exacerbada no TOC, por exemplo) tende a melhorar a capacidade de concentração, gerando, assim, uma melhora no rendimento de atividades acadêmicas/laborativas.
Procure sempre conversar com seu médico sobre seus anseios e expectativas referentes ao tratamento. Isso vai ajudar a te deixar mais tranquilo e seguro.

Cordialmente,
Dr. Daniel Cavalcante

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esta pergunta nos remete a dúvida do que esperar destas medicações e do tratamento. Para tanto, devemos nos perguntar, primeiro, qual é o prejuízo de função trazida pela própria doença na sua vida. Por exemplo: se você perde 30min do seu dia organizando as provas dos seus alunos em ordenações que não significam nada, podemos prever que, com o sucesso do tratamento, você ganhará 30min do seu dia com outras atividades que se convertam em ganho funcional, seja lá qual for a função que você queira priorizar (social, trabalho, lazer, etc). Em segundo lugar devemos nos perguntar se existem efeitos colaterais muito comuns ou comuns esperados por estas medicações e, felizmente, não há prejuízo cognitivo/intelectual entre queixas típicas de ambas as medicações. Por ultimo devemos lembrar que, frequentemente, doenças de características crônicas como o TOC existem sintomas que você nem imagina serem parte da doença e que você assumiu como "da sua personalidade" que vão melhorar...Então boa sorte!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1332 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.