Cardiopatia em pessoas com chagas é perigoso?

3 respostas
Cardiopatia em pessoas com chagas é perigoso?
A maioria dos pacientes com Doença de Chagas desenvolve a forma indeterminada, ou seja, sem alterações importantes eletrocardiográficas e clínicas contudo 20% dos pacientes podem apresentar três consequências agravantes, isto é, arritmias cardíacas, insuficiência do coração e embolia ( tromboembolismo).Para você conhecer melhor sua doença, é muito importante que você consulte seu médico cardiologista.

A doença de Chagas pode causar alterações elétricas ou mecânicas no coração, além de problemas gastrintestinais como megaesôfago e megacólon. As alterações cardíacas podem ser desde problemas elétricos simples e sem necessidade de tratamento, até bloqueios de ramo completos com dissincronia, insuficiência cardíaca (coração grande) ou morte súbita por arritmias. Sugiro agendar consulta com um cardiologista para melhor avaliação do caso e de necessidade de tratamento específico. Atenciosamente,
Olá!

A doença de Chagas tem um espectro clínico variado. Alguns pacientes possuem formas muito graves (como arritmias que aumentam o risco de morte súbita, coágulos no coração que podem levar a AVC, insuficiência cardíaca...) e outros apresentam-se com alterações pequenas e sem necessidade de tratamento específico (como alterações inespecíficas no eletrocardiograma).

É muito importante que você procure um cardiologista para descobrir qual a forma de cardiopatia chagásica que você tem e fazer o acompanhamento regular para flagrar as alterações de forma precoce e conduzi-las da melhor forma.

Espero ter ajudado!