Cardiologista.Faz 4 meses que fiz cateterismo,colocando um stent.Me sinto super bem,mas estão aparecendo

3 respostas
Cardiologista.Faz 4 meses que fiz cateterismo,colocando um stent.Me sinto super bem,mas estão aparecendo ronchas no meu corpo.Ontem tive um contratempo(raiva)e hoje tem uma roncha grande na minha perna.Uma coisa tem a ver com outra ou é por causa do AAS e Clopidogrel que estou tomando?
O AAS e o clopidogrel são medicações anti-plaquetárias, ou seja, exercem seus efeitos através da inibição das plaquetas. Possuem importante papel após o implante de stents, evitando que ocorra trombose e obstrução da artéria no local onde se implantou o stent. Como essas medicações inibem as plaquetas, podem aumentar um pouco o risco de sangramentose a mancha roxa que apareceu na sua perna provavelmente deve ser um pequeno hematoma ou equimose provocado por trauma e o uso dessas medicações pode ter favorecido o seu surgimento, porém não representa maiores problemas. O mais importante é pesar o risco de pequenas complicações como essa com o enorme benefício do uso dessas medicações na presenção da trmbose de stent, que é um evento de gravidade infinitamente maior. Portanto é imprescindível que se mantenha o uso das duas medicações pelo tempo recomendado pelo cardiologista, geralmente por um ano com os stents farmacológicos, e após esse período o AAS deve ser usado indefinidamente.

Olá! Essas "ronchas" são hematomas provavelmente relacionados a pequenos traumas e que foram facilitados pelo uso das medicações AAS e Clopidogrel, pois elas "afinam o sangue" e estão muito bem indicadas no seu caso, após implante de stent. Em hipótese alguma, suspenda essas medicações sem consultar o seu cardiologista antes. Elas são muito importantes para manter seu stent funcionando normalmente. Fica com Deus.
Bom dia minha amiga. Primeiramente, é um prazer poder te ajudar com essa dúvida.
A medicação AAS e Clopidogrel que estas usando realmente podem causar essas manchas. É um achado muito frequente, mas que não tem maiores problemas para sua saúde.
É importante manter o uso das medicações, que "afinam o sangue", pois elas lhe protegem de um infarto ou dos stents fecharem.
Qualquer dúvida ou necessidade de retirar a medicação, deve ser informado imediatamente ao seu médico.
Estou à disposição.
Grande abraço!