carbonato de litio traz risco a longo prazo?

6 respostas
carbonato de litio traz risco a longo prazo?
O uso do carbonato de lítio, medicamento prescrito para os casos de transtorno de personalidade bipolar, deve ser acompanhado pelo médico que o prescreveu, periodicamente.
Com base nas análises clínicas, o médico poderá acompanhar a eficácia do medicamento para a sintomatologia do transtorno, bem como atuar na minimização de reações adversas ocasionais.
Por esta razão, é imprescindível que o paciente consulte regularmente o profissional que fez o diagnóstico e a prescrição.
Grande abraço

O Carbonato de Lítio é uma medicação utilizada especialmente no transtorno bipolar e é necessário o uso prolongado para controle da doença. Desde o início do uso terapêutico, nas últimas 6-7 décadas, vários estudos demonstraram a eficácia e comprovaram que algumas alterações e efeitos colaterais diminuem com o tempo de uso e outros devem ser acompanhadas através de exames e se necessário associação de outras medicações.
Converse com seu médico se apresentar efeitos colaterais, e caso não sinta nenhum e os exames estiverem normais, não se preocupe com o uso prolongado, desde que sempre em acompanhamento regular!
Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
O lítio é um elemento usado especialmente como estabilizador de humor em transtorno afetivo bipolar. Normalmente não há lítio no organismo, a não ser que haja ingestão do mesmo. Pata controlar seu nível no sangue deve-se fazer um exame chamado litemia. Não há medicação que reduza seu nível no organismo.
Sim. Na verdade qualquer medicação psicotrópica, com ação no Sistema Nervoso Central, traz riscos para a sua saúde se seu uso acontecer por tempo prolongado. O Litio pode causar: intoxicação, hipotireoidismo ou disfunção renal ou nefrotoxidade. Por isso o uso do Litio deve ser sempre supervisionado, o nível do remédio deve ser acompanhado em seu sangue através do exame de sangue(litemia) e sob acompanhamento psiquiátrico regular. Abraço e boa sorte!
Os riscos a longo prazo do lítio vem em decorrência do seu mau uso - prescrição inadvertida do médico e ingestão excessiva do mesmo pelo paciente. Pois, o que é dose baixa pra uns é dose alta para outros!! Devido a isso, é imprescindível que haja dosagem laboratorial de lítio no sangue para se achar a chamada "dose ideal" de cada paciente. Há o que costumamos dizer sobre uma "janela terapêutica" do lítio - onde o resultado dessa dosagem DEVE ser mantida entre 0,6 a 1,2 mE/L. O que é isso: é a concentração ideal para não haver prejuízos à saúde do paciente e ter o resultado esperado no tratamento que se propõem. Pois ele é tóxico quando passa de 1,2 mE/L. E ai respondendo mais especificamente sua pergunta: o lítio trará riscos a longo prazo se este esquema acima não for obedecido!! Como? na possibilidade de alterações doenças na tireoide e rins, principalmente. É um excelente medicamento quando bem prescrito e usado. Converse com o psiquiatra que o prescreveu.
~estou de acordo com os colegas
gostaria de acrescentar que o litio ,para quem precisa tomar,um dos melhores protetores de celulas cerebrais
revelado a pouco tempo