Cada vez que tomo zolpidem me ataca crise de enxaqueca no segundo dia. Paro de tomar e a enxaqueca p

2 respostas
Cada vez que tomo zolpidem me ataca crise de enxaqueca no segundo dia. Paro de tomar e a enxaqueca para.
Pq ser que isso acontece?
Cefaléia (dor de cabeça) está listada na bula como uma reação comum desse medicamento. Entre em contato com seu médico para avaliar outras opções de acordo com a sua necessidade (se é uma insônia primária, secundária, aguda, crônica).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A relação entre o uso de zolpidem e crises de enxaqueca não é muito comum, mas pode ocorrer devido a diversos fatores que envolvem como o medicamento afeta o organismo. Aqui estão algumas possíveis explicações:

1. Alterações no ciclo do sono

• O zolpidem atua como um hipnótico, modulando receptores GABA para induzir o sono. Entretanto, em algumas pessoas, ele pode alterar a qualidade do sono ou o equilíbrio entre as fases do sono (como o sono REM).
• Essas alterações podem ser um gatilho para enxaquecas, especialmente em pessoas predispostas, já que o sono de má qualidade ou interrompido é um fator clássico para crises de enxaqueca.

2. Efeitos secundários do zolpidem

• Embora raro, cefaleia é um efeito colateral descrito do zolpidem. Em algumas pessoas, isso pode evoluir para uma enxaqueca devido à sensibilidade individual.
• O medicamento também pode causar vasodilatação cerebral, que é um dos mecanismos associados ao desencadeamento de enxaquecas.

3. Interação com neurotransmissores

• O zolpidem interfere no sistema GABA, que é inibitório, mas também pode afetar indiretamente outros sistemas, como serotonina e dopamina. Alterações nesses neurotransmissores têm um papel importante no desencadeamento de enxaquecas.

4. Sensibilidade individual

• Algumas pessoas têm maior sensibilidade a medicamentos. O zolpidem pode estar desencadeando uma resposta inflamatória ou vascular específica que resulta na crise.

5. Efeito rebote ou privação de sono induzida

• Após o uso do zolpidem, algumas pessoas relatam um “efeito rebote”, que pode resultar em sono superficial ou interrompido na noite seguinte. Essa privação parcial pode ser o gatilho para a enxaqueca.

Minhas sugestões :

1. Relatar ao médico: Informe ao seu médico sobre a relação temporal entre o uso do zolpidem e as crises de enxaqueca. É possível que outro hipnótico ou abordagem para insônia seja mais indicado no seu caso.
2. Explorar alternativas para o sono:
• Terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I).
• Técnicas de relaxamento ou meditação antes de dormir.
• Ajustes no ambiente e rotina do sono.
3. Controlar fatores de risco: Tente evitar outros gatilhos de enxaqueca (estresse, alimentação irregular, exposição a luzes fortes, etc.) quando usar o zolpidem.
4. Evitar uso contínuo do zolpidem: O uso prolongado não é recomendado, pois pode levar a efeitos adversos e dependência.

Se as crises de enxaqueca persistirem, o médico pode realizar uma avaliação mais aprofundada para confirmar se o zolpidem é realmente o causador e recomendar um tratamento mais adequado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 548 perguntas sobre Zolpidem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.