Busco ajuda. Preciso fazer terapia e sei que existem várias linhas. Mas não as conheço. Quero um tratamento

16 respostas
Busco ajuda. Preciso fazer terapia e sei que existem várias linhas. Mas não as conheço. Quero um tratamento incisivo, dizendo o que estou fazendo de errado, como posso melhorar na pratica e que me provoque a mudanças. Alguém pode me esclarecer e sugerir o que fazer? Me indicaram psicanálise. Grata
Sim, existem várias linhas e como a colega Renata mencionou, o que as diferencia são exatamente os caminhos que o terapeuta percorrerá para acessar a sua queixa, deste modo, não existe "certo ou errado" e sim caminhos diferentes que chegarão ao mesmo resultado. Sugiro que neste momento de escolha, você pense em algo que vá de encontro com suas necessidades e principalmente que você se identifique. A abordagem Cognitivo Comportamental é focada no problema atual do paciente e para acessarmos as dificuldades relatadas utilizamos como base, os pensamentos, emoções e comportamentos que o paciente apresenta diante de uma determinada situação. Apesar de estruturada e focada, as sessões são colaborativas [você participa ativamente das estratégias, práticas e decisões],psicoeducativas[te ensina as técnicas], feedbacks, apresenta resultados com comparativos anteriores para que o paciente visualize a evolução do processo terapêutico e tem duração pré-determinada.Boa sorte!

Se você procura uma abordagem que dê feedback e direcionamentos, oriento que procure terapia cognitivo-comportamental pois trata-se de técnica focada na resolução de problemas. São sessões estruturas e número de sessões estabelecidos conforme a sua demanda. Estou a disposição para maiores esclarecimentos. Cordial e Atenciosamente, Tatiane Paula Souza Psicóloga Especialista em Psicopatologia (Saúde Mental) e Dependência Química.
Se você procura mudanças permanentes, realmente a psicanálise é um bom caminho. Mas não espere que o analista vá dizer o que você está fazendo de errado e o que deve fazer. Na realidade estas respostas você mesma vai encontrar durante e pela análise. Não desista da felicidade, procure ajuda.
Oi!
Você precisará pesquisar sobre as diferentes abordagens e escolher uma. Não hesite em fazer isso, pois tem muita informação que é divulgada e acho que as pessoas precisam ter maior conhecimento sobre isso.
A minha abordagem é a "Gestalt-Terapia", ela é da corrente humanista (chamamos de terceira força na psicologia). É uma abordagem bem dinâmica e experiencial.
Abraços e boa sorte!
Olá, penso ser importante ressaltar duas questões: (1) a Psicoterapia, como um conceito amplo, engloba um universo heterogêneo de intervenções psicológicas, variáveis quanto à duração do tratamento (de curto prazo VERSUS de longo prazo), quanto à indicação (ex.: terapias psicodinâmicas para se trabalhar questões de personalidade), quanto à estrutura da terapia (e este parece ser um ponto significativo para você, com base no seu breve relato, pois as terapias mais estruturadas, como as TCCs, costumam ser também mais diretivas, com as sessões contendo temáticas e objetivos mais claros, PORÉM mesmo nessas terapias provavelmente você terá um papel bastante ativo na identificação e resolução das suas dificuldades!); e (2) que é o PRINCIPAL: mais importante do que a técnica específica da psicoterapia, a qualidade da relação terapêutica que se estabelecerá entre você e o profissional será o mais determinante para a sua resposta ao tratamento, para a promoção de mudanças em sua vida psíquica!
A Psicanálise é uma abordagem mais profunda da mente! Não é diretiva nem responde suas questões. Não trata sintomas apenas os revela.Sua prática pode ajudar no conhecimento do próprio funcionamento mental e, à partir daí você pode encontrar os caminhos que achar melhor. Recomendo fortemente!
Bom!
Comforme os colegas já citaram diversas abordagens acima
E concordo que ambas são eficientes, porém a abordagem comportamental cognitiva tem mostrado resultados muito rápido principalmente em casos de transtorno de ansiedade, depressão etc.
Ressalto que independente da queixa a técnica de fato é focada, mas independente da técnica a identificação paciente e terapeuta é de extrema importância.
Abraços,
Maria Tanea
Questionar-se, refletir sobre as decisões e sobre si mesma, saber quando pedir ajuda em momentos complexos e difíceis, tornar-se mais autônoma: são os objetivos de muitas linhas da psicologia.
A grosso modo, a psicologia tem esse fim: tentar fazer com que o sofrimento psíquico possa ser expressado e elaborado e o indivíduo seja mais livre e autônomo.

Converse com algum psicólogo(a), se não gostar vá em outro até se sentir confortável - experimente. Alguns psicólogos e linhas tentarão lhe conduzir até você poder seguir em frente; alguns de mais, outros de menos. A psicologia só não pode ser apenas adaptativa, criar dependência.

A psicanálise é uma experiência a parte: o estranhamento será inevitável, conhecer sobre si mesma, às vezes não é fácil. Rememorar a sua história, os pequenos detalhes esquecidos esclarecerão muitas coisas em sua vida, sua trajetória lhe situará no mundo.
O papel da terapia não é lhe dizer o que faz de errado. Se você já reconhece o que lhe incomoda, isto pode representar um objetivo para um acompanhento psicoterapico. A terapia cognitivo comportamental e mais rápida porque trabalha com objetivos. Durante o processo você aprenderá reconhecer seus pensamentos e sentimentos que estão relacionados a estes comportamentos que considera inadequados. Através de técnicas como a resolução de problemas, treino de habilidades sociais e outras poderá encontrar uma nova forma de se comportar, assim pensar e se sentir melhor.
Sintomas são acicates que a natureza usa para que possamos evoluir. Nós crescemos de dentro para fora. Quando termina o "prazo de validade" para vivermos com um determinado sistema de crenças, ele precisa ser revisto e refeito, isto é precisamos eduzir, isto é "tirar de dentro",uma nova natureza para com ela darmos conta das atuais demandas da vida. A nova iniciação através de análises de sonhos tem sido de grande eficiência na condução desse processo, pois o nosso princípio diretor espiritual (self), formulador dos sonhos, nos mostra novos rumos e novas crenças.
A psicanálise pode lhe ajudar sim. Entretanto como já foi citado por outros colegas, não espere que o analista vá lhe dizer que fazer. O tratamento analítico irá no direcionamento de responsabilização de suas escolhas e não de orientação e aconselhamento.
O processo terapêutico de uma psicanálise é altamente individual e difícil de ser descrito se não por alguém que o experimenta. Havendo o desejo, por parte do paciente, de saber mais sobre si e encarar também aquilo a que não consegue dar resposta, toda questão é válida e todas as angústias podem ser ouvidas pelo psicanalista e passarem de serem apenas uma reclamação ou um sofrimento sem nome para se incluírem na trama subjetiva de cada um.
Mais importante de qual linha você deva procurar, é a relação que você estabelecerá com seu psicólogo que ajudará em todo o seu processo de terapia, se não houver uma relação sincera, transparente dos dois lados, independente da abordagem, o tratamento fica comprometido. Procure uma indicação, marque alguns primeiros atendimentos com profissionais diferentes (no geral não são cobrados esses primeiros atendimentos), assim você ficará confortável. Assim que encontrar essa relação você saberá na hora, será um profissional que você consiga contar seus sofrimentos e dificuldades sem medo ou grandes resistências!
A psicanálise trabalha justamente fazendo com que, você, sujeito apareça. Mostre seu funcionamento e o que leva a fazer o que não quer, e não fazer o que quer. Quem saberá o que é melhor para vc? Não seria vc mesma. Isso é possível através da SUA fala, e não dá fala do outro dizendo o que fazer. A direção do tratamento psicanalítico é levar o sujeito a perceber sua responsabilidade em suas escolhas e sua vida. O outro nunca saberá suas verdades, só vc mesma saberá. Agora, é uma escolha sua também se quer fazer essas descobertas. Um abraço!
A psicanálise não tem como meta julgar nem adequar o sujeito a uma suposta normalidade. Então, não tem como o psicanalista dizer o que você faz de certo ou errado. A ideia é que a pessoa que está sofrendo possa em análise se deparar com as razões que a levam a viver (e muitas vezes a repetir) isso que ela queixa, inclusive pelo questionamento acerca de como ela mesma contribui para isso. O propósito da psicanálise é possibilitar que o sujeito entre em contato com o que ele de fato é, com aquilo que ele deseja e que ao se confrontar com isso ele mesmo consiga achar um meio de equacionar a questão que o levou à análise. Trata-se de uma proposta libertadora porque não deposita no outro (o analista) a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso do trabalho terapêutico. Como se trata de um processo, isso tudo é construído ao longo das sessões, ou seja, não é preciso que o paciente saiba nada sobre a psicanálise de antemão. O que lhe cabe é implicar-se no processo e ver o que lhe faz sentido.
Boa tarde,
Se você procura aconselhamento e diretrizes para sua vida a psicanálise não é a técnica indicada. Ela acredita que cada indivíduo é único e, portanto, tenta compreendê-lo na sua singularidade. Mas se você procurar se entender, compreender seus medos, ansiedades, desejos e limitações. Assim como, desfazer-se de comportamentos destrutivos que você não entende porque insiste neles, a psicanálise será de ótima ajuda.