bom, em 2020 eu tive uma pequena crise de ter consciência que eu respiro, eu controlava minha respir

16 respostas
bom, em 2020 eu tive uma pequena crise de ter consciência que eu respiro, eu controlava minha respiração toda hora e não conseguia parar, mas com o tempo eu esqueci isso, mas esse ano, o meu cachorrinho acabou enfrentando um problema, que fez com que eu tivesse um pânico e lembrasse disso denovo, fiquei desde do dia 10 assim, respirando conscientemente e não deixando meu corpo fazer isso normal, porém eu sabia que eu ia passar disso, mas anteontem eu tive uma crise enorme de ansiedade, e agora eu não consigo mais fazer nada que eu costumava fazer sem pensar nisso, sem relaxar, e me distrair, tem sendo horrível, qual clínico eu deveria procurar? :(
Olá! Imagino o quanto esse momento deve estar sendo difícil. As crises de ansiedade trazem intenso desconforto, e a crise de pânico é um momento de ápice da ansiedade, que vem acompanhada de diversos sintomas físicos, sensação de perda de controle, dentre outros. Seria interessante buscar acompanhamento psicológico e psiquiátrico, ambos vão auxiliar a lidar com essas dificuldades. O médico psiquiatra vai poder te auxiliar a partir da medicação, e o psicólogo vai te auxiliar a compreender o que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com essas dificuldades. Sugiro buscar um psicólogo da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), muito eficaz para questões associadas a ansiedade. Espero ter ajudado!

Olá, sinto muito por você ter se sentido assim.
Um ataque de pânico é um período em que a pessoa sente angústia, ansiedade ou medo extremos, geralmente têm início súbito e são acompanhados por sintomas físicos e/ou emocionais. Muitas vezes sentem que estão enlouquecendo e perdendo o controle da situação. É importe observar as situações e os gatilhos que desencadearam seus pensamentos automáticos, como também tentar identificar as emoções e as reações fisiológicas do seu corpo. Quando os sintomas acontecem de maneira recorrente e causam uma preocupação excessiva com ataques futuros e/ou modificações de comportamento para evitar situações que poderiam desencadear um ataque é sinal de você está diante de uma síndrome do pânico dependendo da frequência, intensidade e prejuízo funcional. É interessante observar se esses ataques são uma resposta as quais situações especificas e qual o grau de ansiedade.
Sugiro que procure um profissional de saúde- Psicólogo da terapia Cognitivo Comportamental ou Psiquiatra- caso esses ataques aconteçam de maneira frequente.
Estarei a disposição, se precisar.

Olá!
Infelizmente o que você está sentindo pode ser muito angustiante. E realmente você pode ter essa sensação de medo e de achar que não tem controle de nada, por isso pode estar tentando controlar a sua respiração. Sendo que é algo para você, que parece ter ainda algum controle.
Logo depois, veio suas crises de pânico e que se você tinha algum resquício de sensação de controle, com este "novo" sintoma, não tem mais.
Porém, as sessões de análise podem te ajudar.
Vou tentar te explicar: na psicanálise o sintoma só é a ponta do iceberg. Para que conseguimos atenuar esses seus sintomas, precisamos descobrir a sua causa.
É através da técnica associação livre, que consiste em pedir para que o analisando diga o que vier a mente, que nós analista conseguimos acessar o seu inconsciente, que é a onde está a causa do seu sintoma.
Depois de descoberto a causa, passamos para o processo de ressignificação. Que é te ajudar a dar um novo significado para aquilo que aconteceu.
Espero ter te ajudado. Caso tenha mais dúvidas, estou à sua disposição.
@maisaguimaraes_psi

Olá. Geralmente, a respiração é um processo automático e inconsciente, mas em algumas situações de ansiedade ou estresse, levam à concentração excessiva na respiração, tornando-a consciente e controlada, ocasionando respostas exacerbadas. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser eficaz no tratamento de crises de ansiedade e na aprendizagem de técnicas de relaxamento. É importante procurar a ajuda adequada para lidar com suas preocupações melhorar a qualidade de vida. Sempre à disposição.
Olá! Lamento que você esteja enfrentando isso.

Busque ajuda de um(a) psicólogo(a). Em psicoterapia você irá desenvolver habilidades para lidar com isso, aliviando os seus sintomas.

Espero que você fique bem!
Um forte abraço!
Você está relatando sintomas de pânico, ansiedade, hipervigilância, stress, muita preocupação e desejo de controle da respiração. Uma psicóloga, de preferência da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, pode te ajudar a lidar com sua ansiedade e levar uma vida mais tranquila. Em casos que necessitam de medicação, a psicóloga vai te encaminhar para um médico psiquiatra para avaliação. Mas você também pode buscar outras formas de ser mais tranquila e relaxar, como meditação, atividade física, ioga, etc.
Sugiro você procurar um psiquiatra e uma psicóloga na abordagem TCC para trabalhar o manejo dos sintomas e seus pensamentos.
Olá! Pela descrição de sua pergunta, é possível entender que quando damos atenção a fatores importantes tais como a respiração por vezes esse pode um mecanismo que você encontre para se defender de pensar sobre outras situações que te angustiam, como por exemplo a perda de seu animal de estimação. Uma experiência que pode remeter a diversas outras de sua vida e que te imobilizam. O processo de Luto, muitas vezes, é angustiante de se passar sozinho e principalmente quando essas emoções ficam guardadas consigo e não são conversadas com outras pessoas a respeito. Um profissional psicólogo é um profissional qualificado para te ajudar a entender esses sintomas e também para te auxiliar a passar por esse momento difícil de Luto depois de uma perda tão significativa em sua vida. Fico a disposição com meus serviços, abraços!
Olá! O ano de 2020 foi um ano diferente e difícil, saber que havia uma pandemia e a morte tão visível, muitas pessoas entraram no processo de angústia muito forte, isso pode ter ocorrido com vc e com a doença do seu cachorro os sintomas voltaram. Sugiro buscar auxílio com psicóloga e se necessário ela indica outro profissional. Fico a disposição para o atendimento.
Olá, pela sua descrição parecem situações de muito desconforto e pode ser mesmo importante buscar cuidado para isso. Caso tenha alguma crise novamente pode ser interessante cogitar buscar um pronto atendimento que possa te ajudar com o desconforto do momento da crise. Mas, para além do momento da crise, como isso já aconteceu mais de uma vez e tem tomado o lugar de preocupação e desconforto, pode ser importante iniciar um acompanhamento psicoterápico.
Boa noite! Ê importante procurar também um acompanhamento psicológico. Estou a disposição
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350
Sinto muito ouvir que você está enfrentando essa situação desafiadora. Para lidar com esses e os sintomas relacionados à ansiedade da consciência, você pode considerar procurar ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta. Um psicólogo especializado em terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia de exposição pode ajudar a abordar esses sintomas intrusivos e desenvolver estratégias para gerenciá-los.

Seu médico de cuidados primários também pode ser uma boa pessoa para consultá-lo, pois eles podem ajudar a descartar outras condições médicas que possam estar contribuindo para esses sintomas.

Lembre-se de que é importante procurar ajuda profissional para obter orientação adequada e apoio no manejo desses sintomas. Com o tempo e as técnicas avaliadas, é possível superar esses desafios e recuperar o equilíbrio emocional.
Olá. Psicólogo é o profissional indicado. Abraço.
Olá como vai?
Diante dos sintomas que você está enfrentando, é recomendável procurar um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e apoio especializado. Um psiquiatra ou um psicólogo clínico são profissionais capacitados para ajudar no tratamento de transtornos de ansiedade, como crises de consciência da respiração e ataques de pânico.

Aqui estão algumas opções a considerar:

Psiquiatra: Um psiquiatra é um médico especializado em diagnóstico, tratamento e manejo de transtornos mentais. Eles podem prescrever medicamentos, se necessário, e oferecer orientação sobre tratamentos para transtornos de ansiedade.

Psicólogo clínico: Um psicólogo clínico é um profissional treinado em avaliação psicológica, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais por meio de terapia psicológica. Possui abordagens terapêuticas eficazes para lidar com a ansiedade e os sintomas relacionados.
te desejo um feliz dia!!!
Objetivamente a TCC poderá ajudá-la. É muito importante compreender seus pensamento e a origem deles. Assim será possível compreender o proquê da sua forma de interpretar as situações. Me parece que precisa ressignificar algumas formas de olhar para a vida e as situações. Nosso pensamento nos leva a emoções diversas e consequentemente aos comportamentos. Mas como tudo na vida precisa de cuidado e de consciência do que está de fato prejudicando nossa saúde. Procure um psicólogo que trabalhe com a abordagem TCC, certamente ele ajudará.
arece que você está enfrentando uma situação desafiadora com sintomas de ansiedade relacionados à consciência da respiração. Esse tipo de preocupação excessiva com a respiração pode ser um sintoma de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou até mesmo de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), especialmente quando há um gatilho emocional significativo, como o problema de saúde do seu cachorrinho.

Para lidar com essa situação, é recomendável procurar a ajuda de um psicólogo clínico ou um psiquiatra. Um psicólogo clínico pode realizar uma avaliação detalhada dos seus sintomas, ajudar a entender as causas subjacentes da ansiedade e trabalhar com você para desenvolver estratégias eficazes de manejo do estresse e da ansiedade.

Além disso, um psiquiatra pode ser consultado para avaliar a necessidade de intervenção medicamentosa, especialmente se os sintomas estiverem causando um impacto significativo na sua vida diária.

Estou disponível para oferecer suporte e orientação através de sessões de psicoterapia online. Se você está enfrentando dificuldades para lidar com esses sintomas e gostaria de explorar formas de melhorar sua qualidade de vida e bem-estar emocional, sinta-se à vontade para entrar em contato para agendarmos uma sessão. Estou aqui para te ajudar a encontrar o suporte necessário e desenvolver estratégias para lidar com esses desafios.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!