Bom dia! Uma pessoa com transtorno de personalidade antisocial, pode se curar? Mesmo depois de com

16 respostas
Bom dia!
Uma pessoa com transtorno de personalidade antisocial, pode se curar?
Mesmo depois de cometidas atrocidades no passado, ela pode voltar a viver em sociedade normalmente?
Olá!
Cada caso deve ser avaliado com muita cautela. Difícil dizer sem conhecer detalhes. Por exemplo, se é a pessoa que está perguntando, já vejo uma grande possibilidade, pois está interessado e já reconhece que fez coisas que não quer mais repetir e está buscando ajuda. Se está perguntando por outra pessoa... já não é a mesma coisa, não sabemos o quanto esta pessoa está envolvida na sua melhora.
No entanto, de forma geral, é possível com tratamento e acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Costumo dizer que acredito em quem acredita em si mesmo. Mas que acredite de verdade.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Edianez

Boa tarde!!
Não falamos de cura para transtornos mentais, falamos de remissão dos sintomas, pois diferente de uma doença física não podemos garantir que a pessoa nunca mais virá a ter um transtorno de ansiedade ou uma depressão, por exemplo.
No caso de transtornos de personalidade temos um problema adicional, pois por se tratar de algo estrutural, na maioria das vezes a pessoa não reconhece que tem um problema. Como ela sempre se viu "assim" e os sintomas de fato são parte de quem ela é, torna-se difícil perceber o problema. Entretanto, supondo que a pessoa perceba que existe o problema e que busque tratamento, é possível tratar. Assim como é possível que ela viva em sociedade sem cometer novos crimes.
É importante destacar que nem toda pessoa com transtorno de personalidade antissocial cometerá crimes.

Abraços!!
Silvana Thomas
Olá!! Concordo com as colegas acima, só acrescento que não deixe de procurar tratamento médico e psicológico.
Boa sorte!
O Transtorno de Personalidade Antissiocial tem remissão de sintomas, o que significa que o comportamento antissocial pode deixar de acontecer gradualmente com tratamento psiquiátrico e psicológico.
Bom dia! Quando se fala em transtornos mentais, não se fala em cura, essa ideia é mais relacionada a doenças. Com tratamento adequado é possível ter remissão dos sintomas e ter uma vida e convívio em sociedade sim.
Bom dia, segundo a TCC (abordagem da psicologia), não existe cura para os transtornos mentais e sim tratamento!
Olá, tudo bem!
Não definimos cura de um transtorno, exatamente por não termos a garantia de que ele não retorne. Por isso, uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode ser ajudada a resignificar seus pensamentos e comportamentos que prejudicaram a si mesma ou aos outros. Pela Terapia Cognitiva Comportamental -TCC procuramos desenvolver habilidades e competências no controle ou remissão de sintomas através de intervenções que focalize as cognições chaves fazendo a pessoa identificar situações gatilhos que acionam pensamentos que refletem em emoções negativas e comportamentos desadaptativos. Assim, auxiliamos a pessoa a desenvolver comportamentos mais saudáveis para conviver em sociedade.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Boa tarde! Como vai? O Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA) é uma condição mental complexa que envolve padrões duradouros de comportamento, como desrespeito pelos direitos dos outros, impulsividade e falta de empatia. É uma condição difícil de tratar, e embora seja possível trabalhar com indivíduos com TPA para melhorar seu comportamento e habilidades sociais, não é comum falar em "cura" completa. A intervenção geralmente envolve terapia, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que pode ajudar a pessoa a desenvolver estratégias para lidar com impulsividade e comportamento agressivo. No entanto, a melhoria pode ser limitada, e o tratamento pode ser um processo longo e desafiador. É importante entender que as pessoas com TPA podem cometer atos prejudiciais aos outros, e seu comportamento pode ter consequências legais. O tratamento e a reabilitação podem ser úteis, mas a garantia de que uma pessoa com TPA possa voltar a viver em sociedade normalmente depende de vários fatores, incluindo o grau de comprometimento com o tratamento, a extensão dos danos causados no passado e a resposta ao tratamento. É fundamental que a avaliação e o tratamento sejam conduzidos por profissionais de saúde mental qualificados, que podem trabalhar com a pessoa para melhorar seu bem-estar e ajudar a minimizar o risco de comportamento prejudicial no futuro.
Qualquer dúvida pode entrar em contato direto com meu número. Obrigada
Bom dia, tudo bem?
Boa a sua pergunta, para falar a verdade esse transtorno não tem cura, pois não é uma doença. Trata-se apenas de uma estruturação de personalidade. O que é possível através da psicanálise é um prognóstico reservado, uma evolução é possível, desde que entendamos que ela será restrita. O que isso significa em cada caso? Seria necessário conhecer o caso para poder dizer.

Fico a disposição, grande abraço.
Bom dia!! Concordo com todas as opiniões, acrescento que não deixe de procurar tratamento médico e psicológico isso vai ajudar a compreender melhor a personalidade e questões emocionais relacionada.
Oi, excelente pergunta!
Sim, é possível!!
Contudo, é importante trabalhar em análise o que te impede de viver desta forma. Faça terapia.
A vida é muito ampla, muito vasta.
Aguardo seu contato!!
O Transtorno de Personalidade Antissocial é desafiador, mas a recuperação parcial é possível com tratamento adequado, incluindo terapia cognitivo-comportamental. Viver em sociedade normalmente varia, dependendo do indivíduo, do apoio e da gravidade do transtorno. A segurança da sociedade também é crucial, com possíveis restrições legais. A busca por ajuda profissional é essencial, visando melhorar comportamento, qualidade de vida e relações interpessoais. O apoio contínuo é fundamental para evitar recaídas e promover uma reintegração mais saudável na sociedade. Estou disponível para oferecer mais orientação, se necessário.
Não falamos de cura para transtornos mentais, mas sim de remissão total ou parcial dos sintomas. Por se tratar de um transtorno de personalidade, o indivíduo pode compreender os sintomas como sendo 'o jeito dele de ser', o que pode dificultar a adesão ao tratamento psicoterápico. Além disso, não existem medicamentos para tratar diretamente o transtorno, apenas outros sintomas associados. Dessa forma, esse transtorno normalmente tem um curso crônico, mas pode se tornar menos evidente ou remitir à medida que o indivíduo envelhece, especialmente por volta dos 40 anos.
Olá como vai?
O Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA), comumente conhecido como sociopatia ou psicopatia, é uma condição mental complexa caracterizada por padrões persistentes de comportamento desviante, falta de empatia, manipulação e desrespeito pelas normas sociais e pelos direitos dos outros. Pessoas com TPA geralmente têm dificuldade em se relacionar com os outros de maneira saudável e podem estar em maior risco de se envolver em comportamentos criminosos ou prejudiciais.

Em relação à cura do TPA, é importante entender que os transtornos de personalidade são condições crônicas e profundamente enraizadas, e não há uma "cura" definitiva no sentido tradicional. No entanto, isso não significa que as pessoas com TPA sejam incapazes de mudar ou de viver uma vida mais funcional em sociedade.

No entanto, é importante ressaltar que a progressão e os resultados do tratamento podem variar significativamente de pessoa para pessoa, e a mudança real exige um compromisso genuíno com o processo de tratamento por parte da pessoa com TPA. Além disso, o tratamento pode ser mais desafiador para indivíduos que cometeram atrocidades no passado, especialmente se essas ações resultaram em consequências legais ou sociais graves.

Em termos de reintegração na sociedade, o processo pode ser complexo e envolve uma série de fatores, incluindo o apoio da comunidade, serviços de saúde mental, sistemas judiciais e políticas sociais. A recuperação e a reintegração bem-sucedidas geralmente exigem um ambiente de apoio seguro, tratamento contínuo e oportunidades significativas de mudança e crescimento pessoal.

Em resumo, embora não haja uma "cura" definitiva para o Transtorno de Personalidade Antissocial, algumas pessoas com TPA podem aprender a gerenciar seus sintomas e viver vidas mais funcionais com o apoio adequado e o compromisso com o tratamento. No entanto, o processo de mudança é desafiador e não há garantias de sucesso absoluto, especialmente em casos mais graves. Te desejo um feliz dia!!!
A "cura" completa do TPAS é um tema controverso na psiquiatria e psicologia. De maneira geral, o consenso é que, embora possa haver melhorias significativas em alguns comportamentos e sintomas, a "cura" total é rara. A gravidade e a manifestação dos sintomas podem variar, e com o tratamento adequado, algumas pessoas podem aprender a gerenciar seus comportamentos de maneira mais eficaz.
Bom dia!
O transtorno de personalidade antissocial (TPA) é uma condição complexa e desafiadora. A "cura" completa é rara, mas algumas pessoas podem melhorar significativamente com tratamento adequado. O tratamento geralmente inclui psicoterapia e, em alguns casos, medicação para tratar sintomas específicos, como agressividade ou depressão.
Quanto a reintegração na sociedade, isso pode ser possível dependendo de vários fatores, incluindo a gravidade dos comportamentos passados, o nível de motivação da pessoa para mudar, e o suporte que recebe de profissionais de saúde mental e da comunidade. O processo de reintegração pode ser longo e requer um compromisso contínuo com o tratamento e o monitoramento.
É importante considerar que cada caso é único, e as perspectivas de tratamento e reintegração podem variar bastante entre os indivíduos com TPA.
Caso precise estou aqui! Abraços.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!