Bom dia! Ultimamente, tenho percebido uma exaustão depois de socializar com alguém, seja essa pessoa

61 respostas
Bom dia! Ultimamente, tenho percebido uma exaustão depois de socializar com alguém, seja essa pessoa um amigo ou minha família. Após a interação preciso de um tempo sozinha pra me recompor. Gosto muito de ler, assistir séries/filmes, escutar música e até mesmo estudar, mas tem vezes que não consigo fazer nada disso, então coloco algo que já vi na televisão e me afundo nas timelines infinitas. Depois de socializar com alguém, até mesmo só de ver a pessoa, preciso de 2 ou 3 dias pra me recuperar. Já é o terceiro dia que não vou pra escola, sinto que fico mais confortável estudando de casa do que com várias pessoas ao meu redor, tenho a sensação que estão me julgando. Isso é normal? Devo procurar algum médico?
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como está?
Parece que existem alguns pontos interessantes para serem elaborados e falados em uma terapia com algum(a) psicólogo(a), interessante pensar aí quando começou a sentir essa exaustão de socializar com pessoas, independente de quem seja, como que é sua interação, como é a interação dessas pessoas, quais assuntos conversam, locais que estão. Parece que algo se repete nesse cansaço que só o conteúdo mais familiar que conhece alivia um pouco essa exaustão, será que está cansada de algumas coisas que tinha antes?
Essa sensação pode ser dita em uma terapia também, quando você começou a percebê-la, de quais formas e com quem, por que julgariam você? É interessante procurar um(a) psicólogo(a) e poder falar mais sobre essas sensações que já te exauriram, julgamentos, cansaços, barulhos, excessos de informações para você lidar.
Espero ter ajudado, até mais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá obrigada por nós procurar e falar a respeito dos seus sentimentos.
Acredito que vc esteja precisando de ajuda de um espaço para poder conversar sobre essas sensações e aflições .
Através da Psicoterapia vc poderá compreender melhor os motivos de tais sentimentos.
Caso queira conversar estou c horários disponíveis.
Obrigada.
Fabiana Cruz Destro
Psicoterapia Psicanalitica.
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Bom dia. A sociabilidade envolve questões de auto estima, comunicação, empatia, sensibilidade. Através de interações você pode ter muitos gatilhos de autoconhecimento despertados, como os que você tem vivenciado. Sugiro fazer psicoterapia. Na abordagem junguiana tenho foco nos sentimentos e auto conhecimento profundo. A disposição.
 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá. Considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um lugar de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, investigar em que momento da sua vida essas sensações e sentimentos ao socializar surgiram, como você se vê, como enxerga as outras pessoas e a sua relação com elas, se houveram mudanças nesse ou em outros setores da vida. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sentir-se exausto(a) após interações sociais pode indicar mais do que uma simples introversão, especialmente se essa exaustão afeta significativamente sua rotina diária, como você descreveu. A necessidade de dias para se recuperar de interações sociais e o desconforto em ambientes com muitas pessoas podem ser sinais de ansiedade social ou outro desafio relacionado à saúde mental.

Não é incomum preferir atividades solitárias ou sentir-se melhor estudando em casa, mas quando isso leva a evitar situações sociais rotineiras a ponto de impactar negativamente sua vida, é importante considerar buscar ajuda. Sentir-se como se estivesse sendo constantemente julgado(a) por outros e evitar a escola são sinais claros de que você poderia se beneficiar do apoio de um profissional.

Procurar um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos e comportamentos. Existem tratamentos eficazes, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que podem ajudar você. O importante é saber que pedir ajuda é um passo positivo e que há recursos disponíveis para apoiá-lo nesse processo.

 Silvia Coutinho
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, pelo seu relato seria interessante procurar um acompanhamento psicológico. Esse efeito de exaustão que você nomeou ao estar com as pessoas, bem como esse tempo para se recompor , se recuperar , apontam para questões suas ao socializar que demandam uma atenção. Como você está se sentindo impactado com esses encontros, notando esses efeitos em sua vida, bem como percebendo o receio de julgamento, parece que existem pontos de impasse que merecem ser trabalhados com um profissional. Se cuide!
 Franciany Morikawa
Psicanalista
Vila Velha
Tomar o primeiro passo para compreender o que sente é algo que exige muita coragem. Este momento que você se guarda, sempre foi assim? Ou em algum momento você mudou suas preferências? As vezes devemos aceitar que somos desta maneira e parar de deixar que as opniões de terceiros nos influenciem. Muitas pessoas tem uma preferência em manter-se distante, apenas por uma questão de personalidade introvertida. Ame seu processo. Você é especial do seu jeito próprio de ser.
 Ana Paula Paiva Santos
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá! Primeiramente, acho importante frisar que é completamente normal sentir cansaço após interações sociais. Cada pessoa possui um certo nível de tolerância pra cada tipo de interação, principalmente as mais intensas e com muitas pessoas. Não necessariamente isso significa uma patologia. O que vai determinar se é algo patológico ou não é o impacto que isso vem causando na sua vida pessoal, acadêmica etc., se isso lhe traz prejuízos significativos. Se vem impactando a sua vida diária ou causando desconforto significativo, recomendo que você considere conversar com um profissional de saúde mental que tenha experiência com essas questões. Me coloco à disposição!
 Tatiana Pitthan
Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Natural e saudável ter momentos de quietude para se reenergizar. Diante da vida corrida, cheia de tarefas, regras, estudos, trabalho, outras atividades e uso de redes sociais, muitos não conseguem ter momentos sozinhos, nem de pausas para descansar, ler, ver bons filmes e até não fazer nada. A questão é buscar entender se está tendendo a evitar o convívio social e se daí vem essa sensação de cansaço e de ter que ficar longe de pessoas por 2 a 3 dias, faltar a escola e achar que está sendo julgada. Importante buscar apoio profissional para falar mais sobre o que está acontecendo e podermos compreender o que a está levando a se sentir assim. Fique à vontade para agendar uma sessão de psicanálise.
 Eduardo Guimarães
Psicanalista
São Paulo
Difícil dizer se isso é normal ou patológico, mas parece que está claro seu incômodo com essa situação - e isso é o mais importante. O incômodo ou o sofrimento pode nos servir de termômetro de como estamos. Sendo assim, sim, procure um profissional para poder cuidar de si mesma.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Como tu não referes nada específico que te atinge nas interações sociais, apenas o efeito de cansaço, chamou atenção teu recolhimento onde tu olhas filmes, séries, timelines… ali tu olhas sem ser vista e sem ser olhada de volta, mas no social é o olhar do outro que recai em ti, ali, de alguma forma é vista. Para examinar o que te inquieta nestes encontros com o olhar do outro, seria bastante indicado investigar pela psicanálise. Um tratamento psicológico pode ajudar bastante .
 Renata Franco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, boa tarde
Conversando podemos nos aproximar do que te incomoda, ou preocupa. Será que socialmente vc pode experienciar a possibilidade de ser vc mesma, de se sentir autêntica, ou vc se sente forçada a desempenhar papéis que te exaurem?
se quiser entre em contato para conversarmos!
 Juliana Arango
Psicanalista
Niterói
É necessário falar diretamente com alguém. Fico a disposição.
Abs
 Patrícia Sardinha
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Em primeiro lugar é importante apontar que nenhuma socialização é natural para o ser humano pois interagir com pessoas é entrar em um campo de mal-entendidos e equívocos. Isso posto, acrescento que cada pessoa sente esse impacto de uma ou mais formas específicas, ou seja, qual é o tipo de cansaço de você sente? Podemos nos perguntar o que se espera de um encontro social e também da solidão, que às vezes recupera e às vezes afunda. Uma questão que pode abrir para um entendimento mais amplo da vida. Estou à disposição!
 Isabela Zeggiato Passos
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Você relatou coisas que venho escutado com muita frequência, principalmente após a pandemia e de pessoas mais jovens, é importante sim que você procure ajuda profissional para entender os motivos desses sentimentos que estão te gerando sofrimento. Mas, a principio, penso o quanto essas questões podem estar relacionadas com um uso excessivo de telas, virtualidade, redes sociais, que acabam gerando uma maior dificuldade em relações sociais. Afinal, nas redes sociais somos diretamente avaliados pela foto ou vídeo que postamos, além de termos acesso somente a recortes bem feitos da vida do outro, ai fica difícil de olharmos para as nossas partes que não são tão bem feitas assim.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Paulo Costa
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Olá!
Pelo o que descreve, considero importante procurar a orientação de um profissional. Antes de se chegar a uma resposta, se é normal ou não, você traz uma questão que te incomoda, e isso é importante. É importante poder (se) escutar (n)isso, e destinar esse incomodo a um profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Natália Guimarães
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Desde quando você está se sentindo assim? Que tipo de julgamento você teme dos outros? O que você está descrevendo é um estado de muito sofrimento. O fato de ter compartilhado essa questão aqui mostra que você está buscando ajuda e isso já é um passo muito importante. Acredito que uma escuta mais aprofundada poderá te ajudar a entender e tratar suas questões. Espero ter ajudado, abraços!
Dra. Maria das Graças Silva
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Ola, sintomas de exaustão num convívio social parece indicar que você estava fazendo um enorme esforço por estar ali, como se tivesse que acompanhar o outro no percurso dele, sem a troca que também te "alimentaria" emocionalmente. Longe de fazer um diagnostico, mas possível dizer que alguns quadros de ansiedade e até depressão ou "depressão branca" apresentam sintomas parecidos. A vida social ou apenas o convívio social se torna algo trabalhoso e não um lazer. É como se você fosse um personagem que estaria ali atuando, e isso pode ser exaustivo. Uma situação mais grave pode estar por detrás de tudo isso, que produz inibição e limitação do seu desenvolvimento e qualidade de vida. Não é normal, pois somos seres sociais e precisamos dos outros para tudo na nossa vida. Tratamento é psicoterapêutico. Busque um bom profissional e cuide de seu mundo psíquico
 Felipe Firenze
Psicanalista
Rio de Janeiro
Considere buscar um apoio profissional para um melhor entendimento das suas necessidades emocionais, e aprender estratégias para lidar com essas situações de maneira mais tranquila. Um psicólogo ou psicanalista por exemplo, poderão oferecer um suporte e orientação personalizada para lhe ajudar a gerenciar esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de equilibrar sua vida social com suas necessidades individuais.
 Paulo Bonzanini
Psicanalista
Santo André
O que você está descrevendo pode ser indicativo de uma condição conhecida como "introversão", que é uma característica de personalidade na qual as pessoas se sentem mais energizadas e revigoradas quando estão sozinhas ou em ambientes tranquilos, e podem se sentir esgotadas após interações sociais prolongadas.

É importante entender que a introversão não é uma doença ou um problema médico, mas sim uma variação natural na forma como as pessoas respondem ao mundo ao seu redor. Muitas pessoas introvertidas se sentem da mesma maneira que você descreve após interações sociais e precisam de tempo sozinhas para se recarregar.

No entanto, se esses sentimentos estão interferindo significativamente em sua vida diária, como na sua capacidade de frequentar a escola regularmente ou se engajar em atividades que você normalmente gosta, pode ser útil buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicanalista, um psicólogo ou psiquiatra.

Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor seus padrões de comportamento e sentimentos, oferecer estratégias para gerenciar o estresse e a ansiedade relacionados à socialização e fornecer apoio emocional durante períodos de dificuldade.

Além disso, vale a pena explorar técnicas de auto-cuidado que podem ajudá-lo a lidar com o estresse e a exaustão emocional, como a prática de mindfulness, exercícios de relaxamento, estabelecimento de limites saudáveis com os outros e priorização do tempo para si mesmo.

Lembrando que é normal preferir momentos de solidão e tranquilidade, e não há nada de errado nisso. O importante é encontrar um equilíbrio que funcione para você e buscar apoio profissional se sentir que está lutando para lidar com esses sentimentos.




 Beatriz Miranda
Psicanalista
Niterói
Olá, como vai você? Sobre seu relato, é normal sentir-se exausta após interações sociais, especialmente se você valoriza tempo sozinha. Como psicanalista, não posso fazer um diagnóstico específico sem uma avaliação completa, ouvindo você. No entanto, com base nas informações fornecidas, parece que você pode estar experimentando sintomas de ansiedade social e possivelmente até mesmo um tipo de introversão mais pronunciada. Estes são padrões comuns que podem ser explorados em terapia para entender melhor suas origens e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável. Se passar por esses momentos sem energia, pode ser útil procurar ajuda profissional para entender melhor e desenvolver estratégias para lidar com isso. Lembre-se de cuidar de si mesma e buscar apoio quando necessário. Saiba que estou por aqui! Se cuide! Bjs
 Julia Myara
Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, antes de tudo é importante não se culpabilizar, uma vez que a sensação de esgotamento após interações sociais acionar um desejo de isolamento e uma necessidade de recuperação pessoal é algo que algumas pessoas experimentam. É possível que você seja uma pessoa mais introvertida, que se sinta drenada de energia em situações sociais intensas.

Ainda assim, se sentir-se excessivamente angustiada ou incapacitada a participar de atividades cotidianas, como ir à escola, é recomendável buscar ajuda de um profissional de saúde mental para desse modo, avaliar essa angustia e desenvolver ferramentas para lidar com ela.
Olá! Acredito que valha a pena investigar com um profissional da área estes teus sentimentos, angustias e isolamento. Comece uma terapia, ela irá te ajudar a ajustar sua rotina e trazer uma harmonia no seu dia a dia para que se sinta bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Ness Liendo
Psicanalista
Belo Horizonte
Olá! Agradeço por compartilhar sua experiência conosco. É compreensível sentir-se exausta após interações sociais e precisar de um tempo sozinha para se recompor. Cada pessoa tem suas próprias necessidades de recarga energética, e algumas podem precisar de mais tempo e espaço do que outras.

No entanto, se essa exaustão está afetando significativamente sua vida diária, como sua capacidade de frequentar a escola regularmente, é importante considerar buscar apoio profissional. O que você está descrevendo pode ser sintomático de uma condição chamada ansiedade social ou até mesmo introversão extrema, e um terapeuta pode ajudá-la a entender melhor e gerenciar esses sentimentos.

Não se preocupe em se sentir julgada por buscar ajuda. Cuidar da sua saúde mental é uma forma de autocuidado importante e demonstra força e autocompaixão. Um terapeuta pode oferecer estratégias e recursos para ajudá-la a se sentir mais confortável em situações sociais e a encontrar um equilíbrio que funcione melhor para você.

Lembre-se de que você não está sozinha e há suporte disponível para você. Não hesite em procurar ajuda se sentir que isso poderia beneficiá-la. Estamos aqui para apoiá-la em sua jornada de saúde mental.
 Solange Sousa
Psicanalista
Guarulhos
O que você está descrevendo pode ser sintomas de um fenômeno conhecido como "exaustão social" ou "fadiga social". Essa condição ocorre quando interações sociais consomem uma quantidade significativa de energia mental e emocional, deixando a pessoa cansada e sobrecarregada.

Embora seja comum sentir-se cansado após interações sociais intensas, se esses sintomas estiverem interferindo significativamente em sua vida diária, é importante considerar procurar ajuda médica ou psicológica. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor suas experiências e fornecer estratégias para lidar com a exaustão social.

Além disso, pode ser útil explorar técnicas de autocuidado para recarregar suas energias após interações sociais, como reservar um tempo para atividades relaxantes e solitárias que você gosta, praticar mindfulness ou meditação, estabelecer limites claros com os outros sobre suas necessidades de espaço pessoal e descanso, e aprender a dizer não quando necessário.

Lembre-se de que é importante respeitar seus próprios limites e necessidades emocionais. Não há nada de errado em precisar de tempo sozinho para se recuperar após interações sociais, e cuidar de si mesmo é uma parte essencial do bem-estar mental e emocional. Se sentir que essa exaustão está causando um impacto significativo em sua vida, não hesite em procurar apoio profissional. Estou aqui para oferecer suporte e orientação ao longo desse processo.
Dr. Rubens Torres
Psicanalista
Hortolândia
Pelo seu relato é bom procura um profissional.
A Psicanalise vai te ajudar a entender porque deste comportamento
A psicanálise busca acessar conteúdos reprimidos ou inconscientes que podem estar contribuindo para sintomas psicológicos, padrões de comportamento disfuncionais ou conflitos internos. Essa abordagem visa trazer à luz os desejos, impulsos, traumas e fantasias inconscientes que podem estar influenciando o sofrimento emocional
 Lucas Jerzy Portela
Psicanalista
Salvador
por que você quer procurar "um médico"...? - por que não, ao invés disso, iniciar sua psicanálise com um psicanalista...?
 Cristiane Barbosa
Psicanalista
Mogi
Olá, espero que esteja bem.
A questão é que estamos passando por uma transformação na forma como sentimos e vemos o mundo.
Este fenômeno contemporâneo vem sendo decorrente de toda a tecnologia que temos à disposição e com uma acentuação pós-Covid, no sentido de que tivemos que lidar com o medo e se adaptar. A pandemia modificou significativamente a interação social.
Quando mudam os parâmetros que nos orientam sobre como estar no mundo, muda também a forma com que sentimos no corpo as sensações entre psique e corpo.
O medo que isso causa pode fazer com que as pessoas acreditem que sentir emoções é patológico (mas nem tudo é patológico) e sintam a necessidade de buscar informações, no entanto, é previsível que as pessoas busquem informações para tentar entender questões existenciais.
Ir ao médico verificar em como está a sua saúde física é muito importante, mas possa ser que não seja suficiente para você compreender a forma com que você este sentido estas mudanças que estamos passando no mundo contemporâneo e buscar auxílio profissional é interessante.
 Mariana Klinke
Psicanalista
São Paulo
Olá! Você parece estar passando por um momento de grande angústia. O ideal é que você tenha um espaço seguro para falar sobre o que sente quando interage com as pessoas e como é que esse cansaço se manifesta. Também é interessante sua preocupação com o julgamento que sente vir dos seus colegas. O espaço da sessão de terapia é um bom lugar para entender seus sentimentos e buscar novos caminhos para viver melhor. Se precisar de apoio nessa jornada, estou aqui. Receba meu carinho e um abraço.
 Ana Maria Preuss
Psicanalista, Psicólogo
Londrina
A principio, pelo pequeno relato que você fez, considero que, não é necessário um médico. Medicamentos tratam sintomas e não a causa, então sempre há o risco de dependência e de retorno dos sintomas. Você trouxe dados dos sintomas, gostaria de ouvir mais sobre quando teve inicio? Que tipo de sofrimento está causando? Em um processo analítico você poderá acessar conteúdos inconscientes, que se repetem em sua historia, sem que você perceba e que podem gerar inibições, sintomas e angustias. Trazer à consciência é só o inicio do trabalho Psicanalítico.
É compreensível sentir-se exausto após interações sociais, especialmente se você é uma pessoa mais introvertida ou sensível ao ambiente social. A necessidade de tempo sozinho para se recompor é comum e não necessariamente um sinal de algo preocupante. No entanto, o fato de estar impactando sua vida a ponto de faltar à escola e sentir-se constantemente julgado pode ser um indicativo de algo mais profundo, como ansiedade social ou estresse.

Aqui estão algumas sugestões:

1. *Autocuidado: Continue reservando tempo para si mesmo e fazendo atividades que você gosta e que te relaxam.

2. Limites: Estabeleça limites claros sobre quando e com quem você socializa. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de exaustão.

3. Técnicas de Relaxamento: Pratique técnicas de relaxamento, como meditação ou exercícios de respiração, para ajudar a gerenciar o estresse.

4. Apoio Profissional: Considerando o impacto em sua rotina e sentimentos, pode ser útil buscar apoio de um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a explorar essas sensações e desenvolver estratégias para lidar melhor com elas.

5. Conversa Aberta: Se possível, converse com alguém de confiança sobre como você está se sentindo. Às vezes, compartilhar pode aliviar parte do peso.

Se você perceber que esses sentimentos persistem ou pioram, definitivamente vale a pena procurar ajuda profissional. Eles podem oferecer uma avaliação mais detalhada e suporte adequado para sua situação.

Fico a disposição.
 Marília Almeida
Psicanalista
Goiânia
Olá, tudo bem?
Existem várias questões que podem ser trabalhadas e construídas em análise. É muito importante poder entender o que tudo isso significa pra você, qual é realmente o seu incômodo, se existe algo para além disso.
Enfim, uma escuta especializada pode te auxiliar na compreensão dessas questões.
Olá, sinto muito que você esteja passando por isso. Procurar a ajuda de um profissional da Psicologia pode te ajudar a entender de onde vem esses sintomas que você se queixa. Quais situações e palavras sustentam esses sintomas? Falar mais e melhor sobre o que você sente é fundamental para que você possa se reposicionar frente ao que você se queixa. Estou à disposição. Forte abraço!
O que você está descrevendo pode ser uma experiência comum para muitas pessoas, especialmente aquelas que se identificam como mais introvertidas ou sensíveis a estímulos sociais. No entanto, quando essa exaustão social se torna tão intensa que interfere na sua vida diária, como faltar à escola, e gera sentimentos de desconforto e julgamento, pode ser um sinal de algo que merece atenção.

Possíveis Causas
Introversão e Sensibilidade Social: Pessoas introvertidas tendem a precisar de mais tempo sozinhas para se recompor após interações sociais, e isso é perfeitamente normal. No entanto, se essa necessidade de recuperação se torna excessiva e interfere na sua rotina, pode ser importante explorar mais profundamente o que está acontecendo.

Ansiedade Social: A sensação de estar sendo julgada constantemente ao redor de outras pessoas pode estar relacionada à ansiedade social. A ansiedade social pode fazer com que você se sinta desconfortável em situações sociais, levando ao desejo de evitá-las e ao isolamento. Esse ciclo de ansiedade e evitação pode aumentar a exaustão emocional.

Sobrecarga Emocional: Às vezes, estamos passando por momentos de sobrecarga emocional, seja devido ao estresse, problemas pessoais, ou mudanças na vida, e isso pode nos deixar mais sensíveis às interações sociais. Esse desgaste pode se manifestar como exaustão após socializar.

Depressão ou Outros Transtornos Emocionais: A exaustão constante, a falta de interesse em atividades que antes você gostava e o isolamento social também podem ser sinais de depressão ou outros transtornos emocionais. Se esses sentimentos persistirem, é importante considerar a possibilidade de um transtorno subjacente.

O Que Fazer
Procure Apoio Profissional: Se você está se sentindo sobrecarregada e percebe que esses sentimentos estão afetando sua vida diária, como faltar à escola, pode ser útil buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Um profissional pode ajudá-la a explorar o que está acontecendo emocionalmente e oferecer ferramentas para lidar com essas sensações.

Crie um Equilíbrio: Tente encontrar um equilíbrio entre as atividades sociais e o tempo sozinha. Pode ser útil planejar momentos de recuperação após interações sociais, mas sem permitir que o isolamento se torne uma resposta automática a essas situações.

Práticas de Autocuidado: Incorporar práticas de autocuidado na sua rotina pode ajudar a aliviar a exaustão emocional. Atividades como meditação, exercícios de respiração ou escrever sobre seus sentimentos podem ajudá-la a processar suas emoções de maneira mais saudável.

Fale Sobre Seus Sentimentos: Se sentir confortável, converse com alguém de confiança sobre o que você está passando. Compartilhar suas preocupações com um amigo, familiar ou conselheiro escolar pode trazer alívio e apoio.

Conclusão
O que você está sentindo é válido e merece atenção. Se essas sensações de exaustão social e isolamento estão afetando sua qualidade de vida, buscar ajuda profissional pode ser uma maneira eficaz de entender e gerenciar o que está acontecendo. Lembre-se de que você não está sozinha e que é possível encontrar maneiras de se sentir melhor e mais equilibrada em suas interações sociais e vida cotidiana.

Valentina
Psicanalista, Neurocientista e Terapeuta Sexual e de Relacionamentos Amorosos
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Monica Prado
Psicanalista
Maringá
Não deveria ser tão exaustivo interações com outras pessoas, já que somos seres que se constituem psiquicamente nessas relações. Por isso é bastante importante que vc, caso seja do seu desejo, possa falar sobre isso para compreender o que lhe acontece.
 Anna Heller Moraes Mendes
Psicanalista
Rio de Janeiro
olá!
concordo com alguns colegas.
há bastante material interessante no seu texto que pode ser abordado em um bom processo de analise.
aos poucos, falando dessas angustias e desse cansaço, falando de si, algum sentido possivel aparecerá.
é falando que se costuram nossa histórias, é falando que damos sentindo ao sentir.
mergulhe em si, acredita no processo.
 Margareth Figueiredo
Psicanalista
Indaiatuba
Bom dia!

O que você está sentindo é algo que muitas pessoas experimentam, especialmente quem tem um perfil mais introspectivo ou sensível às interações sociais. Sentir-se exausto após socializar pode ser um indicativo de que seu cérebro e seu corpo estão precisando de mais momentos de recarga e tranquilidade. Isso é bastante comum em pessoas que precisam de um tempo de privacidade para reorganizar suas emoções e pensamentos após estímulos intensos.

Por outro lado, essa exaustão constante, combinada com a sensação de julgamento e a dificuldade em realizar atividades que antes lhe traziam prazer, pode ser um sinal de que há algo mais acontecendo. Talvez ansiedade social ou até uma sobrecarga emocional relacionada ao ambiente ou às demandas diárias.

Estudar em casa pode trazer conforto momentâneo, mas evite que o isolamento se torne a única forma de lidar com essas sensações. A sensação de julgamento, por exemplo, pode ser trabalhada, porque geralmente é mais sobre como percebemos as situações do que sobre o que as pessoas realmente pensam.

Procurar um médico ou terapeuta pode ser um ótimo passo. Eles podem ajudá-la a entender melhores essas sensações, diferenciar entre algo passageiro e uma questão que merece maior atenção, e oferecer ferramentas práticas para lidar com essas situações. É importante cuidar de si e não ignorar esses sinais.

Enquanto isso, tente observar seu ritmo sem se cobrar demais. Práticas como meditação, journaling (escrita reflexiva) ou até pausas conscientes no dia ajudam a processar emoções e trazer mais leveza. Se precisar de apoio ou instruções específicas, esteja aqui para ajudá-lo. Você merece sentir-se bem e equilibrado!

Com carinho,
Margareth Florescimento Parental
 Elisabeth Marques
Psicanalista, Terapeuta complementar
Santos
Boa noite!!
O que você está sentindo pode ser comum para pessoas mais introspectivas ou sensíveis a interações sociais, como indivíduos com traços de personalidade mais voltados à introversão ou com uma tendência a se sobrecarregar emocionalmente em ambientes sociais. No entanto, quando essa exaustão afeta sua rotina, como faltar à escola ou evitar atividades importantes, pode ser um sinal de algo mais, como ansiedade social, estresse ou até mesmo sinais de burnout emocional.

Procurar ajuda profissional, como um terapeuta, pode ajudá-la a entender melhor essas sensações, aprender a gerenciar sua energia social e evitar que isso interfira em sua vida. Você não está sozinha, e com apoio é possível encontrar equilíbrio. Se achar necessário, também pode conversar com um médico para descartar causas físicas, como fadiga crônica ou outras condições. Estou a disposição
Dra. Nagila Quezia  Barbosa Silva
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Obrigado por compartilhar como tem se sentido. Esse cansaço após socializar, a necessidade de isolamento para se recompor e a sensação de julgamento podem ser sinais de algo que merece um olhar mais atento. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo e forma de se relacionar, mas quando isso começa a interferir no dia a dia, como faltar à escola ou evitar atividades que você gosta, é um sinal de que vale a pena procurar ajuda. Procurar um psicólogo ou psicanalista pode ser um grande passo. Um profissional pode te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo, trabalhar essas ideias e encontrar maneiras de lidar com elas. É um espaço onde você poderá falar livremente sobre suas experiências, sem julgamentos, e encontrar caminhos que façam sentido para você. Espero que essa resposta tenha de auxiliado a pensar melhor sobre esse assunto.
 Alice Ferraz
Psicanalista
Rio de Janeiro
Bom dia! O que você descreve pode ser compreendido como um movimento de busca por proteção psíquica frente a situações que geram desconforto emocional ou mental. Sentir-se exausto após socializar, precisar de um tempo para se recompor e buscar refúgio em atividades solitárias pode ser uma forma de lidar com sobrecargas internas. No entanto, quando isso interfere significativamente no seu cotidiano, como não ir à escola ou evitar interações sociais por receio de julgamento, pode ser um sinal de que algo mais profundo está em jogo. Na psicanálise, investigamos essas experiências e emoções para compreender suas origens. Pode ser que estejam ligadas a conflitos internos, inseguranças ou outras vivências que impactam como você se percebe e se relaciona com o mundo. Não se trata de julgar o que é "normal", mas de entender o que esses sentimentos significam para você e como eles influenciam sua vida. Recomendo que procure o apoio de um profissional e caso queira, estou à disposição.
 Michele  Kimura
Psicanalista
Curitiba
ÉÉ importante identificar se algo mudou drasticamente, por exemplo, antigamente você era mais sociável? O que acha que aconteceu para preferir ficar sozinha? Isso te faz mal? É importante entender principalmente quais sentimentos essa atual versão lhe causa, se causa algo negativo, seria interessante procurar algum profissional para lhe ajudar a entender melhor seus sentimentos e mudanças. Estou à disposição!
 Rafael Cobra
Psicanalista
Rio de Janeiro
Não é nem um pouco normal, inclusive é extremamente perigoso. Você precisa procurar um psicanalista (me coloco a disposição).
 Rosana Britva
Psicanalista
São Paulo
Olá! Percebo que você tem vivenciado um grande cansaço após interações sociais, e é compreensível que isso te leve a buscar mais tempo sozinha. Algumas pessoas precisam de períodos maiores de recuperação depois de socializar, mas quando essa exaustão começa a impactar sua rotina, como faltar à escola e evitar atividades que antes te traziam prazer, pode ser importante olhar mais de perto para isso. A psicanálise pode te ajudar a entender melhor o que está por trás desse desgaste e desse sentimento de julgamento que te acompanha. Se quiser conversar sobre isso em um espaço de acolhimento e escuta, estou à disposição para te ajudar nesse processo.
O contato social gera bastante desgaste, por isso é importante nos conhecermos melhor, procure um psicanalista parar compreender melhor essa relação de troca entre você e as pessoas que você se relaciona.
 Patricia Rodrigues
Psicanalista
Caraguatatuba
Ola boa tarde, é necessário sessões de psicanalise, para acessar bloqueios que estão guardados no inconsciente, até sonhos são respostas ou a falta deles... tudo é analisado... te convido para uma sessão. att Psicanalista Patricia Rodrigues
Dra. Ivana Mussel
Psicanalista
Santa Luzia
Você deve procurar ajuda profissional para tratar sua saúde mental quando sentir que seu sofrimento psíquico está afetando sua qualidade de vida, suas relações ou sua capacidade de lidar com o cotidiano.
Dra. Paula Marinho
Psicanalista
Niterói
Bom dia! É possível que esteja iniciando um processo depressivo. Inicie uma terapia o mais breve possível. Um abraço.
Bom dia. Essas questões sociais são frequentes na idade escolar, porém, sem apoio elas se tornam fardos defíceis de carregar. Uma terapia que investigue a origem das suas emoções e sentimentos seria muito útil para você a liberdade para ter relações e interações como você gosta. Fico à disposição para uma conversa online. Abraço
 Marcelo Marques
Psicanalista
Rio de Janeiro
O que você descreve parece ser um quadro de ordem psíquica, para o qual é indicado um acompanhamento terapêutico.

Nos dias atuais, é comum que as pessoas despendam mais tempo do que gostariam nas redes sociais. Utilizar redes sociais e assistir televisão não são um problema em si mesmo. O alerta deve ser ligado quando sentimos que estas atividades se tornam um meio de fuga, ou uma compulsão que nos polariza e dificulta o exercício de outras atividades ou interesses.

Quanto às interações sociais, é o caso de se investigar se há algo de atípico nesse cansaço. Em um processo de análise, você poderá tanto descobrir as razões do seu esgotamento social e desmontar o seu mecanismo de repetição, quanto pode descobrir que está tudo bem ser uma pessoa mais introspectiva e não tão dada a eventos sociais. Talvez, por exemplo, aprendendo a colocar limites às demandas externas, você comece a perceber que não precisa ser tão cansativo socializar quando e nas condições que você delimitar.

A sensação de estar sendo julgada é uma questão importante a ser trabalhada em análise, e que pode render significativas modificações nas suas relações com os outros.

O psicanalista não irá te dar conselhos ou te dizer o que fazer, mas sim, irá te ajudar a entender seus processos e a descobrir maneiras novas e mais leves de lidar com as situações que te incomodam.

Estou à disposição para iniciarmos o seu processo terapêutico. No meu perfil você encontrará os meus contatos.

Um abraço
Olá,

Se você se sente desconfortável com esta situação, sugiro que procure um/a profisional para te ajudar. A questão de se sentir julgada na presença de outros pode ser explorada e mais conhecida por você.
 Henara Ferreira
Psicanalista
Porto Alegre
Sim, você deve procurar ajuda.
 Betânia Tassis
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Rio de Janeiro
Bom dia! O que você está sentindo é muito válido e mais comum do que parece, embora cada história tenha sua singularidade. Vamos organizar isso em partes, de forma segura e sem pressa:

1. Exaustão Social: Um Sinal, Não Um Defeito

A sensação de exaustão após socializar pode ser indício de várias possibilidades — e nenhuma delas precisa ser rotulada como “errada” de imediato. Pode ter relação com:
• Altos níveis de empatia: captar demais o clima emocional do ambiente.
• Sensibilidade sensorial ou emocional: sons, olhares, gestos e interações drenam sua energia.
• Necessidade de processamento interno: você “digere” o que vive internamente e precisa de silêncio para isso.

Isso se intensifica se você tem uma estrutura mais introspectiva ou reflexiva — algo que em testes como o MBTI aparece em perfis como INFP, INFJ, ISFP, por exemplo.

2. O Fato de Precisar de Dias Pra Se Recuperar

Isso indica que seu sistema de regulação emocional está sobrecarregado. Seu corpo e mente estão tentando se proteger — talvez até de um acúmulo anterior de estresse social ou emocional.

Esse cansaço não é “preguiça” ou “drama”. É um pedido de recalibração interna.

3. Quando Você Fica “Travada” e Vai para as Timelines

Isso revela um ponto importante: você tem prazer em atividades significativas (como ler, estudar, ouvir música), mas há momentos em que entra num estado de desligamento. Isso pode ser um mecanismo automático para lidar com a sobrecarga. Não é errado, mas pode ser um alerta de que seu sistema está no modo “evitar para sobreviver”, não no modo “viver com autonomia”.

4. O Medo de Julgamento na Escola

Sentir-se julgada pode vir de experiências passadas, inseguranças internas ou de um ambiente de fato hostil. É importante avaliar se esse medo é:
• Interno (insegurança, autocrítica elevada)
• Externo (pessoas que reforçam esse medo com olhares, falas, exclusões)

Esse medo constante é um fator que alimenta a exaustão. O sistema emocional fica em “alerta de ameaça” o tempo todo.

5. O Que Isso Indica? É Normal?

É compreensível, não é frescura, não é loucura, mas sim um sinal de que algo em sua organização emocional e social precisa de cuidado.

“Normal” não significa “fácil” ou “bom”. Muitos vivem isso em silêncio. O importante é não naturalizar o sofrimento como algo que “deveria ser assim”.

6. Devo Procurar Um Médico ou Profissional?

Sim, buscar um psicólogo (preferencialmente com experiência em ansiedade social, regulação emocional e orientação vocacional) pode te ajudar a:
• Mapear os gatilhos do esgotamento
• Fortalecer seu senso de segurança interna
• Criar estratégias de enfrentamento mais leves e consistentes

Você não precisa esperar piorar para buscar apoio. O que você sente já merece escuta e acolhimento agora.

Microação Pra Hoje
Experimente escrever uma carta (sem intenção de enviar) para você mesma, com o título:
“O que eu gostaria de poder dizer sem medo de ser julgada.”

Isso ajuda a nomear o que está preso, aliviar a mente e começar um movimento interno de reconexão.

É fundamental lembrar que falar sobre isso já é, por si só, um gesto de coragem e cuidado. O que você sente importa — e abrir espaço para nomear essas sensações é o primeiro passo para compreendê-las com mais gentileza e profundidade. Não se trata de encaixar sua experiência em um rótulo, mas de se permitir ser escutada de um jeito que talvez nunca tenha acontecido antes.

Eu sou Betânia Tassis, psicóloga clínica, especialista em terapia sistêmica, saúde mental e sexualidade. Trabalho há mais de 20 anos ajudando pessoas a reconhecerem suas potências mesmo nos momentos mais difíceis. Acredito profundamente que falar desses temas abertamente — como exaustão social, medo do julgamento e o silêncio interno que às vezes nos paralisa — não só nos fortalece, como também cria caminhos para que outras pessoas se identifiquem, busquem apoio e saibam que não estão sozinhas. Quando a gente se permite se escutar com verdade, começa também a encontrar formas mais saudáveis e possíveis de viver o próprio mundo com mais autonomia, leveza e sentido.
Dr. Bruno Guimarães Tannus
Psicanalista, Médico de família
Curitiba
Olá, bom dia!
Não parece normal a situação que você relatou, mas também não são sintomas indicativos de doença. Sendo assim, num primeiro momento, eu não lhe indicaria procurar atendimento médico. Acredito que uma avaliação com psicanalista seria mais apropriada inicialmente.
 Daniel  Castilhos
Psicanalista, Psicopedagogo
Porto Alegre
É importante procurar um profissional para descobrir a origem desse padrão (vida social x vida privada). Algumas pessoas apresentam características subjetivas em que estar com alguém é como ser sugada, parece que o contato retira a energia. Uma forma de repor a energia perdida é se reencontrar com seu próprio eu. Fazer terapia pode ajudar nessa construção e entendimento.
 Viviane Custodio
Terapeuta complementar, Psicanalista
Belo Horizonte
O que você descreve pode estar relacionado a um quadro de ansiedade social, depressão ou até à alta sensibilidade, em que o contato social consome muita energia emocional e exige um tempo maior de recuperação. Quando esse padrão começa a interferir nos estudos, no convívio ou na qualidade de vida, é um sinal importante para buscar apoio especializado. Procurar um psicólogo e, se necessário, um psiquiatra pode ajudar a compreender melhor a origem do cansaço e desenvolver estratégias para lidar com ele.

Você já fez o teste de Alta Sensibilidade? Sou especialista nesse tema e foi, inclusive, a minha tese de mestrado.

Sou Viviane Custódio, psicóloga online há mais de 20 anos. Atendo em português e espanhol, com foco em pessoas altamente sensíveis, ansiedade, depressão, trauma e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Ofereço um espaço personalizado, acolhedor e profissional para fortalecer o equilíbrio emocional e ajudar a manejar situações de ansiedade e exaustão social. Conheça mais no meu perfil e em @vivianecustodio.psi.
Sentir-se exausto após interações sociais não é frescura. Às vezes, o contato constante com o outro consome mais energia emocional do que parece. Se esse cansaço começa a afastar você da rotina ou dos estudos, é um sinal de que algo precisa de cuidado. A terapia pode ajudar a compreender o porquê desse esgotamento e a recuperar o equilíbrio entre estar com os outros e cuidar de si.
O que você descreve é algo que muitas pessoas vivem, mas nem sempre conseguem nomear.
A exaustão após o contato social pode ser sinal de uma sobrecarga emocional, não necessariamente física, mas ligada ao esforço de estar com o outro, de sustentar conversas, expressões, expectativas e até o medo do julgamento.
Na psicanálise, olhamos para esses sinais como manifestações de um conflito interno: pode haver uma grande necessidade de acolhimento e pertencimento, mas também um medo de se expor e ser ferido. Essa oscilação entre “querer estar junto” e “precisar se isolar” costuma indicar um sofrimento psíquico que merece ser escutado com cuidado.
O fato de você perceber isso e se questionar já mostra um importante movimento de autoconhecimento.
Buscar ajuda, seja de um psicanalista ou de outro profissional da saúde mental, pode te ajudar a compreender de onde vem esse esgotamento, e a encontrar formas mais leves de se relacionar consigo e com os outros. Às vezes, o corpo e a mente só estão pedindo pausa, silêncio e escuta.
 Andriele Barbosa
Psicanalista, Psicólogo
Florianópolis
Olá, muita gente sente essa “fadiga social”, especialmente pessoas mais sensíveis, ansiosas ou que carregam longos períodos de esgotamento, e isso não significa que você não gosta das pessoas — apenas que seu corpo precisa de mais tempo para se recompor e que talvez exista um sofrimento silencioso drenando sua energia.
 Andrea  Nathan
Psicanalista
São Paulo
Há pessoas mais introspectivas, e isso não é um problema. Porém se vc deixa de ir para a escola por não querer encontrar as pessoas isso mostra que já um prejuízo funcional à sua vida. Melhor procurar terapia.
Dra. Aparecida Collepiccolo
Psicólogo, Sexólogo, Psicanalista
Jundiaí
O que você descreve pode acontecer em períodos de sobrecarga emocional, ansiedade social, esgotamento mental ou quando estamos mais sensíveis ao julgamento do outro. Precisar de um tempo sozinha após socializar não é, por si só, um problema — o ponto de atenção é quando isso começa a interferir na rotina, como evitar a escola e sentir desconforto constante perto das pessoas.

Buscar um psicólogo é indicado para entender o que está por trás desse cansaço, dessa sensação de julgamento e da dificuldade de estar em ambientes sociais. Não é preciso procurar um médico de imediato, a menos que haja outros sintomas físicos importantes. Um acompanhamento psicológico pode te ajudar a se compreender melhor e encontrar formas mais leves de lidar com isso.
Isso pode acontecer, mas quando começa a te afastar da escola e da convivência, é um sinal de atenção. O cansaço após socializar, a necessidade de isolamento e a sensação de estar sendo julgada podem estar ligados a ansiedade, sobrecarga emocional ou esgotamento.

Não significa que “há algo errado com você”, mas vale sim procurar ajuda. Uma terapia pode ajudar muito a entender o que está acontecendo, e, se necessário, um médico (psiquiatra) pode avaliar se há algo mais influenciando.

Buscar ajuda é cuidado, não fraqueza

Especialistas

Fernanda Lima Britto Oliveira

Fernanda Lima Britto Oliveira

Psicólogo

São Luís

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Norma Brezinski Liporoni

Norma Brezinski Liporoni

Psicólogo

Brasília

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.