Bom dia, trabalho, com uma criança diagnostica com autismo. Ultimamente suas ações estereotipadas es

3 respostas
Bom dia, trabalho, com uma criança diagnostica com autismo. Ultimamente suas ações estereotipadas estão aumentando, e vendo formigas a subir pelo seu corpo. Existe uma relação em estado de psicose?
Precisa avaliar o ambiente da criança, mudanças em rotina, ambiente são causas bem comuns de aumento das estereotipias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! De fato, a probabilidade de aparecimento de sintomas psicóticos em pacientes autistas é muito maior do que na população geral. Para ser mais exato, de acordo com a literatura, 34.8% das pessoas com autismo apresentam sintomas psicóticos.

É importante a avaliação por um especialista qualificado para separar uma coisa da outra e instituir o tratamento mais adequado, uma vez que estados psicóticos sustentados estão associados à degeneração da função mental ao longo do tempo. Por isso, recomendo cuidado e atenção com a criança nesse sentido!

Referências:
- Chisholm K, Lin A, Abu-Akel A, Wood SJ. The association between autism and schizophrenia spectrum disorders: a review of eight alternate models of co-occurrence. Neurosci Biobehav R. (2015) 55:173–83. 10.1016/j.neubiorev.2015.04.012
Olá,o quadro de autismo traz como uma das principais características as estereotipias. Além disso podem aparecer alterações de sensopercepção como a que você descreve. Além disso, tendem a ser crianças com mais dificuldades a mudanças da rotina e terem uma maior sensibilidade, principalmente auditiva.
Importante destacar que por ser uma alteração do neurodesenvolvimento aumenta-se a chance de terem outros tipos de transtornos mentais, entre eles condições relacionadas a psicose. Na dúvida, não deixe de buscar um psiquiatra infantil para avaliar e ter a propedêutica apropriada. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Especialistas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Anelise Christmann

Anelise Christmann

Nutricionista

São Leopoldo

Fernanda Alonso e Santos

Fernanda Alonso e Santos

Terapeuta ocupacional

Curitiba

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.