Bom dia, tive herpes zoster dia 10.10.2020 fiz o tratamento com 7 dias a base de aciclovir a 11 dias

2 respostas
Bom dia, tive herpes zoster dia 10.10.2020 fiz o tratamento com 7 dias a base de aciclovir a 11 dias atraz, já sarou as feridas mas continua a dor na cabeça e alfinetadas mesmo tomando analgesicos, o que devo fazer ? Posso passar alguma pomada para aliviar as alfinetadas e a dormencia ? Tenho 54 anos não sou alergico, um pouco nervoso por estar dentro de casa devido a está crise, e antidepressivos leves, o que posso tomar ?Obrigado.
Bom dia. Após um quadro de herpes zoster, é comum a ocorrência de dor onde previamente apareciam vesículas, quadro conhecido como neuralgia pós-herpética. Ressalto que nem todas as pessoas que apresentaram herpes zoster irão desenvolver este quadro, porém é mais comum em pacientes mais idosos, nos que apresentaram dor importante na fase aguda (erupção das vesículas) e maior extensão das vesículas. Como é uma dor relacionada a comprometimento nervoso ("dor neuropática"), o tratamento inicial é feito utilizando medicações específicas para tratamento de dor neuropática, podendo ainda ser associadas medicações tópicas. Existem ainda outras opções específicas para casos refratários às medidas anteriores, porém isso tudo deve ser conversado e deliberado após consulta médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Alguns pacientes que apresentaram um quadro de herpes zoster, podem desenvolver persistir com dor local, mesmo após o herpes zoster ter sido curado. Essa condição é chamada de neuralgia pós-herpética. Isso acontece, pois o Herpes Zoster provoca lesões nos nervos, e as cicatrizes dessas lesões produzem dor.

A neuralgia pós-herpética é uma condição que provoca muito desconforto e impacta de forma significante a qualidade de vida dos doentes. Porém há disponíveis tratamentos, tanto com medicações quanto com procedimentos, que podem ajudar a melhorar significativamente a dor. Recomendo que você procure um médico com experiência no tratamento de dores, para que ele possa estabelecer com você a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre o tratamento da Neuralgia pós herpética, venha assistir um webinar que montei para pacientes, junto com alguns colegas que também têm grande experiência na doença. Esse webinar se chama: "Dor após herpes-zoster: como tratar". Você pode acessá-lo através do meu perfil da doctoralia. Basta clicar na minha foto aqui do lado!

Espero ter lhe ajudado!

Especialistas

Vando Sousa

Vando Sousa

Dermatologista

Sobral

Michel Mentges

Michel Mentges

Dermatologista

Jaraguá Do Sul

Fernanda Carvalho da Rocha Lima

Fernanda Carvalho da Rocha Lima

Dermatologista

Goiânia

Ivan Curtiss Silviano Brandao

Ivan Curtiss Silviano Brandao

Dermatologista

Belo Horizonte

Juliana Alves Tepedino

Juliana Alves Tepedino

Generalista

Niterói

Priscila Colavite Papassidero

Priscila Colavite Papassidero

Especialista em dor, Neurologista

Ribeirão Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 962 perguntas sobre Herpes zoster
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.